quinta-feira, junho 30, 2011

Existe uma Igreja Perseguida!!!!

No mundo inteiro, cristãos são presos, torturados e até mortos por professarem sua fé em Cristo. A Missão Portas Abertas estima que existam mais de 500 pessoas presas por causa de sua fé cristã em países como Peru, China, Vietnã, Irã, Arábia Saudita, Sudão, Egito, Turquia e Colômbia. Imagine como isso se dá na prática.
 A Bíblia ensina que: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (II Tm 3.12) Esse texto me faz pensar: “será que estamos vivendo piedosamente em Cristo?”. Penso isso, porque sei que existe uma igreja perseguida, que sofre por amor a Cristo, que padece perseguição por parte das autoridades dos países onde as igrejas secretamente estão instaladas.
Uma das coisas que me deixa profundamente estupefato, é que quanto os nossos irmãos são torturados e perseguidos mais a fé deles aumenta. É triste e vergonhoso que nós que temos toda a liberdade de culto e de expressão sejamos uma igreja omissa e covarde que não empenha em arvorar a bandeira do evangelho da graça de Cristo como os nossos irmãos da igreja perseguida.
Como eu disse, temos total liberdade de cultuarmos a Deus de todas as formas possíveis. Enquanto que, na maioria desses países citados a cima, os cristãos não podem se reunir como igreja para cultuar a Deus. Muitas vezes, as reuniões são feitas às escondidas, em locais subterrâneos ou de forma muito discreta. Em muitos casos, esses cristãos são perseguidos pela própria família, que os ameaçam de expulsão caso não neguem sua fé. Em alguns países há liberdade religiosa, mas não se pode fazer proselitismo, ou seja, tentar convencer alguém a mudar sua crença. Assim, o evangelismo é proibido. 
Outro fato que me tira o sono, é que temos livre acesso a palavra de Deus e ainda assim a negligenciamos. Temos Bíblias nas mais variadas versões, enquanto que
os nossos irmãos que padecem sob o jugo da perseguição têm acesso apenas a pequenas porções do Sagrado Livro e são raros os que dispõem de uma versão completa do Livro, que é conhecido como, o Livro Proibido! Os irmãos da Igreja Perseguida não podem ler a Bíblia nas ruas, nem sequer portá-la em mãos para não dar pistas que estão indo para um culto cristão. Isso sem contar que ir ao culto pode significar um risco mortal, tanto ao participar, quanto ao ir e retornar para o lar. Mesmo assim, esses valorosos irmãos fazem de tudo para praticar sua fé e anunciá-la para as almas que estão distantes de Deus.
Por trás desse quadro terrivelmente aterrador, irrompe algo que me mostra que o Senhor é soberano, e que Ele é o Senhor da seara, porque em meio a tudo isso a fé dos nossos irmãos floresce em meio aos espinhos da perseguição. Por um lado fico imensamente feliz, mas por outro muito triste e envergonhado por não fazer nem metade do que os nossos irmãos que sofrem fazem. Mais uma vez me pergunto: “vivemos piedosamente em Cristo?”
Temos vários exemplos de mártires que sofreram sob o jugo da perseguição. Enfatizo dois deles, a saber, Richard Wurmbrand e o irmão Yun. O primeiro sofreu sob perseguição nos países da cortina de ferro. Nas palavras dele vejamos um pouco do seu sofrimento: “Crentes eram pendurados em cordas de cabeça para baixo e açoitados tão severamente que seus corpos balançavam de um lado para outro sob a força das pancadas. Eram colocados em refrigeradores (celas refrigerantes), tão frias que se formava uma camada de gelo na parte interna. Eu próprio fui jogado em uma dessas celas, com bem poucas roupas.” (Richard Wurmbrand, em Torturado Por Amor a Cristo).
Na década de 1970, um jovem chamado Yun, que morava na província de Henan, encontrou-se com Jesus Cristo e entregou a Ele sua vida, aceitando-o como seu  Senhor e Salvador, e consequência deste encontro foram perseguições, prisões, torturas etc., mas em momento algum fracassou (Leia mais sobre o Irmão Yun no livro, O Homem do Céu). Esses dois cristãos nos mostram uma fé inabalável em Cristo Jesus. Uma fé que mesmo em meio a mais ferrenha perseguição não esmorece muito pelo contrário, cresce exponencialmente. Tão diferente de nossa fé!! Eles também nos mostram acima de tudo que, existe uma igreja perseguida que cresce a cada dia e pela qual devemos nos colocar na brecha, assim como o profeta Ezequiel (Ez 22.30). Que medíocre e tacanha é a nossa fé, precisamos urgentemente entender o que significa viver piedosamente com Cristo!!
Que Deus nos ajude!!! 
                                                                                                  Joel da Silva Pereira

terça-feira, junho 28, 2011

Apenas Pessoas Comuns!!!

Imaginemos que há uma grande obra para ser realizada! E temos que escolher as pessoas pra realizarem essa obra com afinco e esmero, é claro que iríamos escolher as pessoas mais qualificadas e não poderia ser diferente! Se quiséssemos ter êxito com certeza os melhores seriam arrolados para a obra em questão.
O que me chama a atenção é que hoje nas igrejas há aqueles que se acham supercrentes e tudo mais que o orgulho lhes diz que são, e,  por outro lado existem aqueles que se acham uma negação, um zero a esquerda e que se não se sentem aptos para a obra do Senhor.
Contudo, quando olhamos para Jesus e o evento da escolha dos doze discípulos parece até ocorrer à maior incoerência. Afinal, Ele estava recrutando para a maior e mais importante obra que o mundo já conheceu, salvo o sacrifício, sendo assim deveria ter-se em mente que Ele escolheria os melhores.
Pescadores rudes e indoutos, coletores de impostos que traíram seu próprio povo em troca de regalias junto ao império romano, terroristas fundamentalista e muito provavelmente alguns artesãos e comerciantes. Homens extremamente comuns, com vidas ordinárias e simplórias. O que será que Jesus enxergou neles, uma vez que eram pessoas que viviam a margem da sociedade.
Paulo nos ensina que: “Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo o que é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é...(I Co 1.27-28). Essa verdade que Paulo assevera, estava presente na escolha feita por Cristo. Se essa verdade retumbasse em nossos corações a realidade hoje seria bem diferente. Vemos na Bíblia que no momento de muitas escolhas que Deus fez, muitos dos escolhidos colocavam entraves à sua chamada. Foi assim com Moisés e Jeremias são exemplos clássicos desses entraves à chamada divina por se acharem insignificantes á incumbêmcia que lhes era proposta. 
Você crê em Jesus Cristo e na Sua Palavra? Então preste atenção no que Ele falou:
“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” João 14.12, esse verso ensina que Deus deseja usar a nossa vida para a Sua glória.
Você conhece a história de Dwight L. Moody? Ele era um homem com pouca instrução, rude e que não sabia escrever muito bem. Trabalhava em uma sapataria e um dia o Espírito Santo o convenceu do pecado, da justiça e do juízo, e dessa forma ingressava nas fileiras do exército do evangelho da graça de Cristo, uma alma plenamente devotada a Deus e a sua obra!
Algum tempo depois Moody ouviu dois irmãos conversando no balcão da sapataria. Eles diziam que “o mundo ainda não tinha visto o que Deus era capaz de fazer através de uma pessoa que se consagrasse totalmente a Ele.”
Moody então meditou no que os dois homens estavam conversando e depois de um tempo disse: “Pois eu serei esse homem!”.
E como foi!
Depois do apóstolo Paulo, Moody tem sido conhecido até hoje como o maior evangelista que o mundo conheceu.
Deus se utilizou de pescadores rudes, terroristas fundamentalistas, pessoas que para a sociedade não passavam de nada, de zero à esquerda. E com o passar do tempo Deus ainda contradiz a lógica humana, escolhendo um sapateiro como Moody e fazendo dele um dos gigantes da fé cristã e uma dos maiores evangelistas que o mundo conheceu.
Se Deus pôde usar a vida de um sapateiro, o que impede que ele faça uso de nossa vida para honra e glória do seu Nome? A única que me chega à mente é a nossa falta de fé! Entretanto se Ele nos escolhe, nos dará a fé necessária para realizarmos a obra para a qual ele nos chamou.
Lembre-se que você não foi chamado para ficar na platéia para ficar só sentado e aplaudindo os outros.
Ele nos escolheu para sermos pescadores de homens, sal da terra e luz do mundo!!
Então, não diga que você não é capaz de fazer a obra de Deus, pois Ele sabe disso, antes mesmo de você, mas, mesmo assim você foi escolhido para ir, dar frutos e que esse fruto deve permanecer!!
Assim sendo, a única coisa que podemos fazer é usar as palavras do profeta Isaías e dizer: “Eis-me aqui, envia-me!”
Que Deus nos abençoe e nos ajude a cumprir a sua obra!!!

                                                                                                                      Joel da Silva Pereira 


                                                                                                                                                                 

terça-feira, junho 14, 2011

O Evangelho!!!


João Batista e Jesus Cristo pregavam: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo” (Mt 3.2; 4.17, NVI). Esse texto tão simples, que tantas vezes lemos, me impactou e chamou minha atenção para tudo o que nele se encerra. Essa é a verdadeira, simples e pura mensagem do evangelho. Então, deparei-me com a seguinte pergunta: “Será que o que está sendo propagado nos púlpitos das nossas igrejas é o genuíno evangelho pregado e vivido por João Batista e Jesus Cristo?”.
No seu livro, Com Vergonha do Evangelho, John MacArthur F. Jr, nos relata que: “no século passado, Charles Haddon Spurgeon advertiu que a igreja estava se afastando da pureza do evangelho. Ao invés de proclamar com ousadia as verdades das Sagradas Escrituras, os crentes estavam tornando-a mais aceitável, sendo cuidadosos em não ofender qualquer pessoa.” Em outras palavras, os crentes estavam mais preocupados em agradar ao homem com suas pregações toscas e deturpadas do que em agradar a Deus com uma pregação dura, incisiva que ofenda e denuncie o pecado, propagando assim a verdadeira mensagem do evangelho.
Pregar o evangelho nem sempre é fácil, mas é a tarefa primordial e sumamente importante de todo cristão verdadeiro preocupado com as verdades bíblicas. A mensagem que temos que pregar é ofensiva e carrega em seu cerne um arcabouço de verdades (inferno, morte, danação eterna, pecado, cruz, sangue, diabo, Jesus, graça, arrependimento, salvação, vida eterna, etc.) que aos olhos de muitos pregadores modernos, se pregadas afugentariam as pessoas ao invés de atraí-las para a igreja. Aqui reside um grande e recorrente problema: “não devemos pregar o evangelho esperando atrair os ouvintes para a igreja, mas pelo poder do Espiríto Santo confrontá-los com a sua pecaminosidade e levá-los arrependidos aos pés da cruz de Cristo.” Contudo, com a pregação deturpada do evangelho de Cristo, é mais fácil convencer uma pessoa de que ela é uma vencedora do que uma pecadora condenada à danação eterna. Tudo isso por conta de que o evangelho de Cristo deixou de ser pregado e deu lugar à Filosofia, política, humor, Psicologia, conselhos populares que jamais conseguirão realizar o que só a pregação genuína do evangelho pode realizar, a saber, dar vida a quem está morto em delitos e pecados (Ef 2.1, 5).
Quando voltamos o nosso olhar para os reformadores e os puritanos, vemos que a pregação deles do evangelho era bíblica e conseqüentemente teocêntrica, que revelava o pecado, fería o orgulho humano de forma poderosa e transformava vidas; o que é muito contrário aos dias de hoje (salvo alguns poucos fiéis que ainda cumprem com galhardia a fiel missão de serem arautos de Cristo) onde vemos pregações do tipo fast-food, ou seja, sermões rápidos, informais que cristianizam a auto-ajuda e que servem mais para entreter do que convencer do pecado, enfim, causam um desserviço ao reino de Deus.
Não podemos falar de pregação do genuíno evangelho de Cristo, sem mencionarmos o maior pregador de todos os tempos, afora o próprio Jesus, o apóstolo Paulo.
Paulo acreditava e pregava que o evangelho era (e é) o poder de Deus pra a salvação de todo aquele que cresse (Rm 1.16). Ele viveu essa verdade até findar-se a sua vida. Hoje, vemos um evangelho fragmentado, totalmente deturpado e embotado por um antropocentrismo depravado. O evangelho, que Paulo pregava incluía todas as verdades reveladas acerca de Jesus (Rm 1.1-6; I Co 15.3-11). Assim entendemos que, o evangelho não se limita à conversão e a justificação pela fé, mas abrange todos os outros aspectos da salvação, desde a santificação à glorificação. Com isso devemos lembrar que, quando o evangelho genuíno de Cristo é pregado, sua mensagem é poderosa para transformar vidas quando divinamente aplicada, ou seja, quando o homem deturpa e mutila o evangelho, suas palavras não passam de paleativos tolos, bravatas de pseudos-arautos do evangelho, que com suas pregações tornam as pessoas que lhes seguem duas vezes mais filhos do inferno do que eles próprios, a exemplo dos fariseus e mestres da Lei (Mt 23.15).
Nas palavras do princípe dos pregadores, a saber, Charles Haddon Spurgeon: “quando o evangelho é pregado completa e poderosamente e o Espiríto Santo é enviado dos céus, nossas igrejas não apenas retêm os seus, mas ganham outros convertidos; mas quando desaparece aquilo que constitui a força da igreja – ou seja, ao ser encoberto o evangelho e menosprezada a vida de oração – tudo se transforma em mera aparência e ficção. Por isso, nosso coração fica machucado de tristeza.”   
Se o coração de Spurgeon ficava machucado, como ficava o Deus? E em nossos dias como será que está o coração de Deus com a pregação do Seu evangelho? Que Ele se apiede de nós!!
                                                                                           Joel da Silva Pereira
                                                                                                                                                    

sexta-feira, junho 10, 2011

A Cruz

Jesus derramou seu precioso e imaculado sangue no madeiro maldito, tudo isso por amor à uma humanidade decaída que nada merecia e nem merece. A Bíblia nos ensina que todo aquele que fosse pendurado num madeiro, estaria sob a maldição de Deus (Dt 21.22). Contudo, o que não sabemos, ou melhor, ignoramos, é que o Cordeiro de Deus foi crucificado antes que houvesse mundo.
A cruz é o ponto culminante da inimizade que há entre Deus e o homem. Desde a eternidade, uma cruz tinha sido assegurada e o Salvador nela haveria de ser pregado, para vergonha de todos, contudo para a salvação de muitos.
Aquele que é o símbolo da vitória de Jesus sobre o pecado é tão desconsiderado hoje. Foi na cruz que os nossos pecados foram perdoados e foi lá que o nosso Jesus nos justificou. Todavia este tão glorioso e precioso tema está sumindo dos púlpitos das igrejas atuais.
Ao que nos parece, falar da morte expiatória de Cristo no madeiro tornou-se algo vergonhoso e que deve ser mantido longe do conhecimento dos rebanhos. Talvez, não se pregue tanto a respeito do madeiro maldito porque tenhamos medo de que o povo não aceite a figura do seu Salvador em estado de lastíma, de sofrimento e de abandono que é tão contrastante com a figura do Deus Soberano do universo.
Nos esqueçemos que enquanto sofria e padecia no maldito madeiro Jesus recebia imerecidamente a ira de Deus que deveria recair sobre toda a humanidade e que aprouve a Deus que Ele levasse sobre si toda a nossa iniquidade e por suas pisaduras nos fomos sarados e o castigo e que nos traz a paz estava sobre ele (Is 53).
Nas palavras de John Stott: “Pregar a cruz é pregar a salvação pela graça de Deus somente. Tal mensagem é pedra de tropeço (I Co 1.23) porque é gravemente escandolosa para o orgulho humano; ela, portanto, nos expõe à perseguição.”                   
Contudo, o apóstolo Paulo nos exorta que “... longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu  para o mundo.” (Gl 6.14). Assim, vemos que a cruz não é apenas um símbolo de vergonha ou de repulsa, mas que ela é o símbolo universal da fé cristã. Todavia, muitos cristãos não entendem o significado da cruz e nem o porquê Cristo precisou morrer.  
 Portanto, como desvencilhiar tão importante tema do cristianismo? Sem cruz não há cristianismo! O cristianismo tem como um dos seus pontos principais, a cruz! O que por uma grande maioria é reputado por vergonha e humilhação por um lado, para os verdadeiros cristãos deve ser encarado como um sinal de vitória sobre o pecado por meio Daquele que nela foi pregado e lá morreu, a saber, Jesus, o Cristo de Deus.
Devemos compreender que se Cristo se sujeitou à vergonha indízivel da morte na cruz, sofrendo uma dor tão terrível a qual não podemos imaginar, contudo sabemos que era imerecida, apenas por nos amar e ainda mais por ser um filho obediente que ama o seu Pai mais do que a ele mesmo, dessa forma se sujeitou a essa terrível morte unicamente por amor.
Uma última coisa que devemos ter em mente, é que Jesus foi abandonado no madeiro maldito por amor de uma humanidade que nada merecia exceto o fogo do inferno! Ele exclamou: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” (Mt 27.46), ou seja, Deus abandonou o seu único filho numa maldita cruz para provar o seu imenso amor por nós e para nos perdoar dos nossos muitos pecados, e promete que a nós nunca nos abandonará.
Então, que possamos olhar a cruz de Cristo com um novo olhar, com a certeza em nossos corações que foi nela que Jesus nos comprou e nos concedeu a vida eterna.
“A cruz de Cristo deve ser objeto de nossa glória e que Deus nos livre de nos gloriarmos em algo mais (Gl 6.14)” John Stott.  
                                                                                                                           Joel da Silva Pereira    

quinta-feira, junho 02, 2011

Uma Nova Reforma!!!


Somos bombardeados com diversos tipos de informações acerca dos mais variados temas e assuntos. Hoje, em evidência, encontramos a polêmica da PL 122 que tramita nos corredores da capital federal. Isso tudo tira a nossa visão de algo muito mais importante e que deveria ser o centro de nossa atenção, a saber, o quão estamos distantes das verdades defendidas por Lutero e por todos os reformadores.
Passamos por uma crise espiritual e doutrinária sem igual! Estamos tão distantes da Palavra de Deus, tal como o salmista diz, que o oriente dista do ocidente (Sl 103.12). Nossa geração é uma geração que está perecendo por não buscar o conhecimento das verdades bíblicas. Preocupamos-nos em querer saber de tudo aquilo que nos cercam, mas o quão ignorantes somos acerca das benditas verdades celestias que encontramos nas Sagradas Escrituras.
Em 31/10/1517, Martinho Lutero num ato pleno de amor a Deus afixou nos portais da abadia de Wittenberg, as suas famosas 95 teses que marcaram para sempre a história do cristianismo. Promulgou-se assim a reforma protestante. Foi um marco e deixou um legado digno e fiel de ser seguido, mas que a cada dia tem sido mais e mais esquecido por nós que nos dizemos cristãos protestantes.
Sola scriptura, sola gratia, sola fide, solus Christus e soli Deo gloria. Estes são os cinco solas que sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da vida e prática cristã e que estão a muito esquecidos da maioria dos cristãos protestantes, uma vez que os nossos líderes não pregam e nem ensinam mais isso em nossas igrejas. Então, dessa forma a comunidade cristã está longe dos preceitos e dos ensinos da reforma protestante, e com isso mundanismo que deveria ser combatido sobremaneira está invadindo de forma gradativa as nossas igrejas, e estamos de braços cruzados como meros espectadores assistindo a esse tenebroso capítulo na vida da igreja.
Surge uma pergunta incoviniente: “Onde está o sal da terra e a luz do mundo?”. A igreja foi escolhida para fazer a diferença em um mundo tenebroso que jaz no maligno. Todavia, parece que ela deu braços com o mundo e está bem pior do que ele. A igreja está perdendo o rumo, já está andando errante. Nossos líderes não passam de cegos guiando uma multidão de cegos. Mas, para glória de Deus, ainda existem 7000 que não dobraram seus joelhos diante de baal.
O teológo inglês John Stott disse: “Não pergunte por que a carne estragou, pergunte onde estava o sal!”. O sal não faz está mais fazendo a diferença que deveria. Não prega como deveria, não mais faz discípulos como lhe foi ordenado, nem se preocupa mais com a evangelização daqueles que ainda vivem nas trevas.
Qual seria a reação de Lutero se visse o real estado da igreja? O que ele diria para nós? Como ele reagiria ao ver que quase destruímos o legado que ele e os demais reformadores nos deixaram como herança e que não soubemos, ou melhor, não sabemos honrar.
A igreja nunca esteve tão necessitada de uma reforma espiritual como nos dias de hoje. Deus não requer acalorados programas na igreja e programações frenéticas. Ele deseja somente que seu povo o conheça mais intimamente, diz D. A. Carson. O apóstolo Paulo encontrou a intimidade espiritual em sua própria comunhão com o Pai.
Deus quer que o seu povo se volte para Ele de todo o coração! Ele deseja ter intimidade conosco, assim como tinha com Adão antes da queda.  Só uma reforma espiritual profunda para arrancar a igreja desse ostracismo e desse cristianismo torpe e cruel que ela insiste em professar.
A igreja da atualidade ainda pode alcançar a convicção que Paulo desfrutou seguindo seus princípios de vida e sua busca por uma profunda experiência espiritual. (D. A. Carson).
O que estamos esperando para promovermos essa reforma? Que Deus reviva Lutero e o mande até nós? Não! Essa tarefa cabe a nós povo seu!
Que Deus faça surgir em nossos corações às mesmas palavras que fizeram arder o coração de Santo Agostinho na ocasião de sua conversão: “Tolle. Lege!”. Traduzindo: Toma. Lê! Só um retorno verdadeiro as Escrituras pode colocar a igreja novamente no caminho certo!  


Igreja do Senhor: " Toma. Lê!"                                                                                                                                  
            Joel da Silva Pereira

Bem Vindos!!!!

Este blog nada mais é do que um espaço destinado ao debate dos mais variados assuntos. Aqui se encontrará desde a teologia reformada até os temas mais banais!!!
Nascido da necessidade de expor as minha mais loucas e viajosas idéias acerca de tudo quanto leio, estudo e escuto. Quero com isso poder contribuir para a edificação dos santos e a denuncia categórica do pecado que mantém escravizada a humanidade!!!
Me vejo como apenas mais uma voz que Deus levanta para anunciar as boas novas do evangelho da salvação,e é isso que pretendo fazer nesse espaço.É claro que uma pitada de humor, descontração,mas acima de tudo com muita seriedade porque estaremos falando de Nosso Senhor Jesus Cristo!!!
Que Deus possa nos iluminar nesta imerecida tarefa!!!

Joel da Silva Pereira