sexta-feira, março 30, 2012

"Respeitável Público"


“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” (Sl 122.1).
Essa verdade tem sido deturpada hoje! A maioria das igrejas hoje ao que parece não estão mais cultuando ao Deus Vivo. O convite que o salmista recebeu e com o qual se alegra, não mais ressoa nos corações dos cristãos com o mesmo valor e apreço que havia nas palavras do salmista. A ida à casa do Senhor não é mais um ato de alegria e amor, mas, sim um culto a religião, uma busca de mostrar à sociedade que zela-se também pelo âmbito espiritual em sua vida.
Infelizmente cultuar a Deus nos dias de hoje, tornou-se um negócio, um evento rentável.  As atitudes dos crentes com relação a sua igreja apenas, piora quadro terrível que grassa o meio cristão, este horror se propaga, por intermédio de tele-evangelistas com suas pregações humanistas e triunfalistas elevam o homem a patamares gloriosos fazendo com que este sinta-se “senhor” do próprio Deus. Dessa feita o culto se torna centrado no ego humano e não no Eterno. Sobre isso o grupo Logos canta o seguinte: “Quem ontem era servo, agora acha-se senhor e diz a Deus como Ele tem que ser!” Os cultos de hoje ao que se parece, perderam o foco bíblico. A Bíblia ensina que o nosso culto deve ser racional (Rm 12.1), mas, o que se vê é o emocionalismo barato e a banalização da espiritualidade.
A geração de hoje está em busca da religião show, do status que trazem os “holofotes gospels”! É provável que se troque a saudação cultual em nome de Jesus dos inícios dos cultos por: “Respeitável Público!”. Os cultos estão se tornando megaeventos, onde pregadores cobram somas altíssimas para pregar (não estou aqui dizendo que o obreiro não deva receber pelo seu trabalho, pois, a Bíblia ensina que digno é o obreiro do seu salário) (I Tm 5.18).
Um dos princípios da reforma protestante do século XVI é este: SOLI DEO GLORIA! Contudo, esse princípio foi a muito esquecido. O que mais me espanta é que isso não é algo recente. O “príncipe dos pregadores”, a saber, Charles Spurgeon, enfrentou algo semelhante, sobre o qual falou: “Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice”.
A antiga fé vem sendo pouco a pouco escanteada. O evangelho tem que acompanhar a tendência da época, e se assim não for ele não atrai mais as pessoas às igrejas e para não perderem seus rebanhos muitos têm mudado suas práticas litúrgicas tradicionais para algo que seja mais atrativo e que chame a atenção das pessoas, assim só se falta bradar dos púlpitos: “Respeitável Público!” Que vergonha!
Esse é um problema corriqueiro, pois, em 1955, A. W. Tozer escreveu as seguintes palavras: “Durante séculos a igreja manteve-se firme contra toda forma de entretenimento mundano, reconhecendo-o como um dispositivo para se perder tempo, um refúgio contra a perturbadora voz da consciência, um plano para se desviar a atenção de contas quanto à moral. Por manter sua posição, ela sofreu abusos por parte dos filhos deste mundo. Ultimamente, entretanto, ela se cansou de ser abusada e simplesmente desistiu da luta. Parece ter firmado a posição de que, se não pode vencer o deus do entretenimento, o melhor que pode fazer é unir suas forças às dele e aproveitar o máximo de seus poderes. Por isso, contemplamos hoje o assombroso espetáculo de milhões de dólares sendo vertidos no negócio nada santo de prover entretenimento mundano aos chamados filhos dos céus. O entretenimento religioso está, em muitos lugares, rapidamente desalojando as sérias coisas de Deus. Muitas igrejas, em nossos dias, se tornaram nada mais que pobres teatros onde “produtores” de quinta categoria mascateiam suas mercadorias de baixo valor com plena aprovação dos seus líderes evangélicos, que chegam a citar textos bíblicos para justificar tal delinquência. E é difícil acharmos alguém que ouse levantar a sua voz contra isso".
Comentando essa colocação de Tozer o pastor John MacArthur disse: “De acordo com os padrões da atualidade, as questões que tanto inflamaram as paixões de Tozer parecem insignificantes. Por exemplo, igrejas estavam atraindo pessoas para seus cultos de Domingo à noite através da apresentação de filmes cristãos. Encontros de jovens eram realizados tendo como atração a música contemporânea e palestrantes cuja especialidade era o humor. Jogos e atividades onde se gasta muita energia passaram a desempenhar um papel chave no trabalho com os jovens das igrejas. Olhando para trás, parece difícil entendermos a angústia de Tozer. Raramente alguém hoje fica chocado ou preocupado com quaisquer métodos que pareciam radicalmente inovadores nos anos cinquenta. A maioria deles é hoje vista com naturalidade”.
Esse é um retrato da igreja cristã norte-americana, mas, não deixa de retratar o que se vivencia na maioria das igrejas hoje em todo o mundo. Trocando os padrões bíblicos de culto a Deus pelo modismo do mundanismo. Será que esse o padrão de culto que glorifica e exalta a Deus?
Remar a favor da corrente, nos faz ser levado pela correnteza, porém está à revelia disto, mostra a diferença a qual o verdadeiro evangelho se propõe. É bem certo que há ainda sim igrejas que propagam o verdadeiro cristianismo, e oramos a Deus para que estas cada vez mais sejam evidenciadas como marca do verdadeiro evangelho.
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!

Soli Deo Gloria!!! 

Betânia Borges Cunha
Joel da Silva Pereira

sábado, março 17, 2012

Um Deus Irado!

 

Essa mensagem pode despertar as pessoas não convertidas para o significado do perigo que estão correndo. Isso que vocês escutaram é o caso de todo aquele que não está em Cristo. Esse mundo de tormento, isto é, o lago de enxofre incandescente, está aberto debaixo de vossos pés. Ali se encontra o terrível abismo de chamas que ardem com a fúria de Deus, e o inferno com sua imensa boca escancarada. E vocês não têm onde se apoiarem, nem coisa alguma onde se segurarem. Não existe nada entre vocês e o inferno, senão o ar, e só o poder e o favor de Deus podem vos suster.”
Tais palavras foram pronunciadas pelo pregador Jonathan Edwards em seu famoso sermão Pecadores nas Mãos de um Deus Irado pregado em Enfield em 08 de Julho de 1741 Connecticut – EUA.
Não encontramos mais essas palavras na maioria dos púlpitos de nossas igrejas e muito menos nos corações e nas vidas daqueles que se dizem cristãos. O que nos parece é que os que se professam cristãos a muito se esqueceram do texto de Paulo aos romanos: “Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e justiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das criações de forma que os tais homens são indesculpáveis;” (Rm 1.18-20)
Um texto tão claro e maravilhoso, mas que a muito é escanteado porque ninguém quer pensar que um Deus que é todo amor também é um Deus que se ira contra a sua criação. Deus tem que ser sempre amor e não pode castigar a humanidade depravada de maneira nenhuma. A humanidade decaída e depravada não pode ser castigada pelos seus pecados. E o pior, é que muitas igrejas defendem e pregam a doutrina de um Deus que é totalmente amor e que não fica irado contra o pecado! Será que não existe o texto que citamos acima em suas Bíblias? Existem mas pelo que se vê é que textos como este são ignorados e não lidos, uma vez que eles não massageiam o ego humano decaído.
O texto da epístola de Paulo aos romanos é claro, a ira de Deus se manifesta dos céus contra toda impiedade fechar os olhos para essa verdade é fechar os olhos para o evangelho puro e simples da graça de Cristo. Muitos pregadores excluem essa verdade de suas pregações, pois ela revela uma verdade incontestável que se anunciada pode gerar o esvaziamento de suas igrejas, uma vez que o evangelho que se prega hoje é o evangelho da facilidade, da prosperidade que defende que toda a humanidade é boa e merece as delicias do Reino de Deus. Eles usam um jargão, que deturpa o ensino das Santas Letras, “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador!” dizem tais pregadores. Isso é maquiar a verdade! É mentir! E dizer o que as Escrituras não dizem! O salmo cinco desmascara essa hedionda farsa usada pra “amenizar” a ira de Deus sobre o pecador, nos diz assim o texto sagrado: “Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal.” Não poderia ser mais claro que o jargão em questão não passa de um embuste para esconder a terrível, todavia eterna verdade de que a ira de Deus se revela dos céus contra toda impiedade, em outras palavras, a ira de Deus se revela contra todos os que praticam o mal. Negar isso é negar a soberania de Deus, e as Escrituras que dizem que não há um justo sequer e ninguém que pratique o bem (Sl 14.3; Rm 3.10, 12). Se a própria Bíblia fala que não há ninguém que faço o bem, por que insistir nessa demagogia de que a humanidade decaída e depravada é boa?
A humanidade depravada nasce com a maldição de Adão e dessa forma é indesculpável diante do Santo e Trino Deus que manifesta a sua ira dos céus. Nas palavras de Jonathan Edwards: “Então, os homens impenitentes estão detidos nas mãos de Deus por cima do abismo do inferno. Eles merecem o lago de fogo e para ele estão destinados. Deus se acha terrivelmente irritado.”
Deus quando pelo seu Santo Espírito convenceu os seus do pecado, da justiça e do juízo não nos os livrou de seus pecados, ou de suas vidas desregradas, mas de sua própria ira. Jonathan Edwards foi mais do que feliz ao dizer que todos os homens não passam de pecadores nas mãos de um Deus irado. O que seria cair nas mãos de Deus? Segundo o escritor da epístola aos hebreus é uma coisa terrível (Hb 10.31). Edwards dá indicações de como é terrível cair nas mãos de Deus: “A ira de Deus é como grandes águas represadas que crescem mais e mais, aumentam de volume, até que encontram uma saída. Quanto mais tempo a correnteza for reprimida, mais rápido e forte será o seu fluxo ao ser liberada. É verdade que até agora ainda não houve um julgamento por vossas obras más. A enchente da vingança de Deus encontra-se represada. Mas, por outro lado, vossa culpa cresce dava dez mais, e dia a dia vocês acumulam mais e mais ira contra si mesmos. As águas estão subindo continuamente, fazendo sua força aumentar mais e mais. Nada, a não ser a misericórdia de Deus, detém as águas, as quais não querem continuar represadas e forçam uma saída. Se Deus retirasse sua mão das comportas, elas se abririam imediatamente e o mar impetuoso da fúria e da ira de Deus iria se precipitar com furor inconcebível, e cairia sobre vocês com poder onipotente. E mesmo que vossa força fosse dez mil vezes maior do que é, sim, dez mil vezes maior do que a força do mais forte e vigoroso diabo do inferno, não valeria nada para resistir ou deter a ira divina.”
Deus está irado! Essa é uma realidade que não pode ser suprimida ou escanteada como se não tivesse valor! A maioria dos pregadores a suprimem, e dessa forma maculam o evangelho da graça de Cristo por temerem o esvaziamento de seus templos, mas o que eles não enxergam é que suas igrejas já estão vazias. Vazias de homens e mulheres cheias de Deus. A humanidade inteira é digna da ira de Deus e de passar a eternidade no inferno, mas Ele rico em misericórdia e pelo seu grande amor com que nos amou nos deu vida (os eleitos antes da fundação mundo [Ef 1.4]) deu-nos vidas quando ainda estávamos mortos em transgressões (Ef 2.4).
O evangelho deve mostrar que a humanidade está morta em delitos e pecados e que ela é alvo de um Deus Irado. Não se pode mais omitir essa verdade aterradora. Não se pode mais tratar o home como se ele fosse o centro do mundo e assim massagear o seu ego e o seu coração com versos que só garantem uma vida de rosas. Rosas têm espinhos, será que não sabem disso?
Deus não trará Jonathan Edwards de volta a vida para pregar de novo o sermão Pecadores nas mãos de um Deus irado. Cabe a essa geração mudar isso pela graça e pelo poder do Espírito Santo.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

sábado, março 10, 2012

Sola Scriptura!!!


“Não aparte de tua boca o livro desta Lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de obedecer a tudo o que nele está escrito; assim farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Js 1.9).
Assim falou Deus a Josué antes deste conduzir o povo em sua entrada na terra prometida. Um conselho divino ao jovem líder do povo judeu que ficaria como estatuto perpétuo para o povo eleito. Todavia, hoje esse conselho divino tem sido ignorado de uma maneira absurda por uma boa parte daqueles que se dizem povo de Deus. Ler, estudar e meditar na palavra da Deus são tarefas apenas para serem feitas nas igrejas; nos cultos da semana e na escola bíblica.
O profeta Oséias muitos anos depois de ter aconselhado a Josué escreveu o seguinte: “o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento” (Os 4.6a). Com o tempo o povo se afastou da Palavra de Deus. O analfabetismo bíblico é algo que se alastra vorazmente no meio da igreja hoje, o que nos leva ao pensamento de que o profeta Oséias estivesse dirigindo suas palavras à nossa medíocre geração. Uma geração que não mais se debruça sobre as Santas Letras. A atual geração sabe mais acerca das coisas mundanas do que sobre as coisas espirituais. E o que mais causa espanto é que aqueles que são levantados por Deus para guiar e nutrir o seu povo estão cada vez mais negligentes na meditação e no estudo da Palavra de Deus. Como poderão nutrir o rebanho, se eles mesmos não buscam uma nutrição saudável? Como ensinar o povo a amar a Palavra de Deus se eles se mostram negligentes com a mesma?
Os reformadores entenderam que só a Palavra de Deus (Sola Scriptura) era digna de absoluta autoridade e confiança. Por isso eles lutaram para que a Igreja reconhecesse a autoridade absolutamente divina e a inerrância das Escrituras Sagradas e que a ela se submetesse, mas não foi isso que ocorreu. A igreja preferiu se colocar sob a tutela e a autoridade de homens que aos olhos de toda a sociedade eram reprováveis e praticantes dos mais absurdos atos de imoralidade, ou seja, preferiram glorificar a criatura em vez do Criador. Um triste passado que reflete com muita veracidade os nossos dias. Hoje homens querem estar no centro de tudo, e por conta do analfabetismo bíblico que grassa o nosso meio, esses homens estão ganhando mais e mais notoriedade, e tudo isso se encaixa na profecia de Oséias: “o meu povo está sedo destruído por que lhe falta conhecimento.” Na época da reforma o conhecimento da Palavra de Deus estava restrito aos clérigos e líderes da igreja, enquanto que o restante do povo estava cego e leigo acercas das verdades bíblicas, salvo pelas porções lidas e ensinadas de forma distorcidas pelos religiosos, imitando os fariseus e mestres da lei dos tempos bíblicos.
Lutero e os demais reformadores romperam com essa igreja corrompida e vi que deturpava o ensino das Sagradas Escrituras e que usava a Palavra de Deus ao seu bel prazer de forma a corroborar com suas atitudes absurdas e seus pecados mais vis. E isso acontece hoje! Homens que se julgam e se intitulam arautos do evangelho da graça de Cristo deturpam a sã doutrina e incute no meio da igreja ensinos heréticos que levam ao erro e que tornam a Palavra de Deus algo secundário a sombra de suas próprias imagens. A Bíblia não é mais suprema e nem absoluta! Os reformadores reafirmaram a supremacia das Escrituras sobre a tradição. Todas as doutrinas e ensinos estranhos às Escrituras devem ser rejeitados. Contudo, essa geração está vivendo em meio a um analfabetismo bíblico que é fortemente alimentado pela maioria daqueles que foram levantados como guia e líderes do rebanho de Cristo. Se tais homens não buscam no Precioso Livro a sabedoria e os conselhos para guiar as ovelhas, porque as mesmas deveriam estudar e meditar de dia e de noite nas Santas Letras, quando seus próprios líderes não o fazem?
O pior é que a situação está à vista de todos e pouco se faz no sentido de mudar tão devastador e crítico quadro. O que será que essa geração tola e insípida está esperando? Será que está com esperanças de que Deus ressuscite a Lutero dentre os mortos para que ele promulgue novamente a reforma? Ou que Deus inspire novamente a homens escolhidos segundo a sua soberana vontade e rediga uma nova versão das Sagradas Escrituras?
Temos que com a direção do Espírito Santo nos voltarmos com seriedade e urgência as Santas Letras, pois como disse o grande servo de Deus, João Calvino: “a Escritura é a escola do Espírito Santo na qual nem se tem deixado de pôr coisa alguma necessária e útil de conhecer, nem se ensina mais do que é preciso saber”.
Nas palavras do reverendo Hernandes Dias Lopes: “Algumas igrejas estão descambando para o liberalismo teológico, negando os postulados essenciais da fé. Outras estão se desviando para o misticismo sincrético, importando novidades estranhas à Palavra de Deus, abraçando outro evangelho, e não o evangelho da graça.” Tudo isso é com a permissão do “corpo de Cristo” que se tornou apático e ainda mais sem vida, pois não examina mais as Escrituras que testificam sobre Cristo. Uma vez mais ressoam em nossos corações a assertiva do profeta Oséias: “o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento”.
Que em nossos corações e mentes se faça presente o conselho que Deus deu a Josué e que encabeça esse simples post: “Não aparte de tua boca o livro desta Lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de obedecer a tudo o que nele está escrito; assim farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Js 1.9). Esse conselho dar respaldo para um dos cinco solas, e um dos que está mais abandonado, a saber, a Sola Scriptura!!!

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Sola Scriptura!!!!

Soli Deo Glória!!!

Joel da Silva Pereira