segunda-feira, novembro 18, 2013

Covardes e Apáticos!!!



Em uma de suas canções o grupo Logos diz: “os dias são maus, e as provas duras demais quase não posso resistir”. Creio que essas palavras são o falar do coração de muitos hoje. Muitos cristãos estão se cansado com extrema facilidade da urdidura da vida. Será que se esqueceram das palavras do próprio Jesus: “no mundo tereis aflições”. Ao que  tudo indica, os cristãos em sua maioria acham que vieram a esse mundo a passeio e que Deus deve estar sempre a sua disposição para lhes satisfazer os seus desejos e vontades. Eu me pergunto: “que cristianismo é esse?”
Um cristianismo de facilidades e comodidades tem sido pregado para encher templos de pessoas não transformadas pelo poder do Espírito Santo e que estão ali lotando essas igrejas unicamente na esperança de receberem algum favor material ou de ouvirem alguma palavra que lhes massageei o seu jpa tão corrompido coração. Um cristianismo onde pessoas são elevadas à salvação sem que haja necessidade de arrependimento. Vida eterna sendo trocada por “quantias simbólicas” que servem para sustentar ministérios que se valem da exploração da boa fé e ignorância de muitos que vão em busca de consolo para as suas angústias.
Não discordo de que os dias são maus, mas temos que admitir que os cristãos estão em um nível espiritual decadente e deplorável. Os cristãos são mais influenciáveis do que influenciadores. Nesse aspecto temos muito o que aprender com os puritanos. Os puritanos enfrentavam a vida cristã com galhardia e destemor, e mesmo reconhecendo as suas falhas e imperfeições não negavam a fé ou procuravam pregações rasas e humanistas como forma de tentarem mascarar as urdidura da vidas, pelo contrário os puritanos sabiam o caminho correto e a fonte de onde jorrava as verdades que alimentavam seus corações , ou seja, os puritanos recorriam  ao próprio Autor e Consumador de sua fé. Eles buscavam a Deus em sua própria palavra sem necessidade de intermediários ou de promessas mirabolantes, pactos loucos, correntes disso e daquilo como vemos nos dias atuais. Todavia, o que mais me deixa estupefato é o fato da igreja achar isso normal e se acomodar e não fazer nada para mudar esse terrível quadro que se alastra a cada dia.
Não importa o quão difícil seja a luta! Não importa o quão árido seja o deserto! Deus disse que estaria com os seus até a consumação dos séculos, e essa promessa  foi feita por alguém que é de Eternidade em Eternidade e isso deveria bastar para nós que nos professamos servos Dele.
Os pregadores que hoje mercadejam a fé, a vocação e o ministério deveriam repensar se foram mesmo chamados por Deus para estarem à frente do rebanho de Cristo. Para Lutero, “quem não prega a palavra, para o que foi chamado pela igreja, não é sacerdote de maneira alguma”. Os pregadores que não pregam mais o evangelho da graça de Cristo, e sim um pseudoevangelho, mutilam suas mensagens, açucarando-as, dando enfatizando as benesses do Evangelho e ocultando assim a santa e justa ira de Deus, a necessidade de arrependimento e os custos do que significa realmente seguir a Cristo, pois os que querem viver piedosamente em Cristo serão perseguidos (II Tm 3.12).
Não posso aceitar o fato dos crentes se acovardarem de enfrentar esses dias maus e se queixarem de que não suportam mais a lida e não quererem mais enfrentá-la com fé em Cristo Jesus. Não tenho outra palavra para adjetivar a maioria dos que se professam cristãos que não seja COVARDES. Somos uma geração covarde! Preferimos nos omitir a encararmos a lida e as situações complexas que surgem durante a caminhada cristã. Nos encondemos envoltos em um manto de falsa SANTIDADE para tentarmos esconder dos outros e acima de tudo nós mesmo a nossa face vil, pecaminosa e covarde.
À nossa geração covarde e vil deixo um conselho do príncipe dos pregadores, a saber, Charles Haddon Spurgeon: “Orai sem cessar e pregai a Palavra fiel em termos mais claros do que nunca. Tal conduta talvez pareça a alguns uma espécie de ficar parado e nada fazer, mas a verdade é que isso traz para dentro da batalha; e quando ELE vem para vingar-se daqueles que desprezam a sua aliança, sua vitória vem rápida. ‘Levanta-te, ó Deus, pleiteia a tua própria causa!”
Não é tempo de nos acovardarmos, mas sim de dobrarmos nossos joelhos e orarmos incessantemente por um despertar espiritual poderoso vindo da parte de Deus para que assim com ousadia pregarmos o glorioso evangelho da graça de Cristo que é poder para a salvação de todo aquele que crê.

Chega de covardia igreja!!!

Se quisermos viver piedosamente em Cristo padeceremos perseguições e teremos dias maus!!!

Que Deus nos ajude e tenha misericórdia de nós!!!

Soli Deo Gloria!!

Joel da Silva Pereira