quarta-feira, setembro 03, 2014

Uma Igreja Cega!!!!



“Entendes o que está lendo?” (At 8.30b)
Um questionamento mais do que relevante para os dias atuais. Que é certo que o povo de Deus é destruído porque lhe falta conhecimento (Os 4.6) é um axioma. Mas, por trás de tudo isso há uma cegueira espiritual. Cegueira essa causada por vários motivos dentre os quais se destacam: orgulho, arrogância, soberba, alem é claro, as inúmeras máscaras que os cristãos se acostumaram a usar constantemente para fingirem ser algo que não o são.
Desde os tempos bíblicos o povo de Deus é vitimado de uma terrível cegueira espiritual. Um dos maiores exemplos é o grande Pedro que em meio a sua prepotência teve momentos terríveis de cegueira. Um desses momentos foi enquanto Cristo discorria acerca de sua paixão, quando Pedro em sua falsa audácia disse que seguiria o seu Mestre até a morte. O próprio Cristo repreendeu ao arrogante apóstolo dizendo que este o negaria por três vezes.
Ainda nas Escrituras pode se observar um dos casos mais famosos de cegueira. Trata-se dos discípulos a caminho de Emaús. O próprio Jesus caminhava lado a lado com eles e ainda assim seus olhos não conseguiram enxergar que o Cristo ressurreto estava ali do lado deles, e mesmo a mesa enquanto estavam a partilhar o pão e quando Cristo lhes explicou as Escrituras eles não se deram conta de que o Salvador ali se fazia presente. Eles estavam cegos; e hoje há muitos como eles, cegos e, além disso, surdos e mudos.
Fica-nos a pergunta: “Como pode o povo de Deus que tem a sua revelação especial (as Escrituras) ser tão cego?” A resposta encontra-se nas páginas das próprias Escrituras: “Pois haverá tempos em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos, se recusarão a dar ouvidos a verdade, entregando-se às fábulas.” O povo de Deus prefere dar ouvidos as fábulas do que se interessar pelas Escrituras, é mais fácil ouvir palavras que agradem ao ego e ao coração corrompido do homem do que ouvir uma mensagem dura, porém verdadeira que traga em seu bojo a necessidade de uma mudança radical (metanoia).
O pior é quando a cegueira vem do púlpito. Pastores cegos querem conduzir o rebanho de Cristo e com isso estão afundando as igrejas que estão sob suas responsabilidades. Contudo, afora esses tantos exemplos que foram citados, o mais grave caso bíblico de cegueira espiritual é o dos fariseus.
Os fariseus tinham as leis e os profetas e sabiam tudo acerca do Messias, porém quando este se fez carne e habitou entre os homens (Jo 1.14) eles o rejeitaram. Aqueles que se consideravam os guardiões de toda a Palavra de Deus e que sabiam tudo a respeito do ministério do Messias, não suportaram ver o Messias como uma pessoa simples e humilde. Embora as Escrituras o descrevessem assim, eles estavam a tanto tempo sob o jugo romano que desprezaram as profecias sobre o Messias, e assim em sua cegueira esperavam um Messias que fosse um rei revolucionário que destruísse o império romano e restaurasse a condição política, econômica e social de Israel. Israel a muito fora despojado de sua posição de centro do mundo e agora enfrentava o cruel jugo romano, e esperava o seu libertador e salvador e para os fariseus esse Salvador seria alguém forte e poderoso que depusesse o império romano e devolvesse Israel a sua posição privilegiada. Só que para cumprir as Escrituras, o Salvador adentrou pelas portas de Israel montado em um jumentinho cria de uma jumenta (Zc 9.9).
Hoje existem muitos que agem tal quais os fariseus e vivem cegos e néscios e não despertam para a sua terrível realidade e isso mesmo se dizendo servos de Deus. A verdade está ao alcance de todos (ainda que só os que são iluminados pelo Espírito Santo é que enxergam a verdade) e ainda assim estão cegos e surdos para Deus, o que reforça a assertiva do profeta Oséias: “o meu povo está sendo destruído por que lhe falta conhecimento” (Os 4.6).
Como uma igreja pode ser relevante se ela está cega? Como uma igreja pode pregar uma mensagem que ela mesma não entende? Como um pastor pode falar acerca de temas sobre os quais ele entende superficialmente?

Os cristãos de hoje tem muito que aprender com os reformadores e puritanos que se esmeravam diariamente em um diligente e profundo estudo das Escrituras.

Que sigamos o conselho do Senhor: “...e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.” (Ap 3.18).

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira