quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Púlpitos Vazios!!!


Resultado de imagem para pulpitos vazios

“Estou contra os que profetizam sonhos falsos, diz o Senhor, e os contam e desviam o meu povo com as suas mentiras e com sua irresponsabilidade. Eu, porém, não os enviei, nem lhes dei ordem; eles não trazem proveito algum a este povo, diz o Senhor” (Jr 23.32)
Essa exortação vinda da parte de Deus ao profeta Jeremias tem mais de 2600 anos, porém é de uma contemporaneidade incrível, o que nos revela que, assim como, o Seu Autor, a Bíblia é imutável. É claro que não existem mais profetas como nos moldes do Antigo Testamento, o último que atendia as prerrogativas deste santo ministério foi João Batista. O que se vê hoje é a palavra de Deus sendo apregoado de tudo o que é jeito, das formas mais absurdas possíveis glorificando a homens que se encontram mortos em seus delitos e pecados. As pregações humanistas dos dias atuais, assim como, os sonhos dos profetas falsos da época de Jeremias, não trazem proveito algum para o povo de Deus.
Será que os pregadores de hoje não atentam para essa sentença acusatória encerrada no livro do profeta Jeremias? Será que se esqueceram de que os céus e a terra passarão, mas as Escrituras irão permanecer para todo o sempre? Tais homens são indesculpáveis e hão de prestar contas, ou melhor, todos prestarão contas, por terrível discordância em pregar o que agrada aos homens e não o que Deus os exorta, e por serem desobedientes.
Os que estão à frente do rebanho e que periodicamente sobem aos púlpitos para, como arautos do Senhor, exporem as Sagradas Escrituras têm sobre seus ombros uma enorme responsabilidade. O que se vê hoje é que não há mais um temor santo e muito menos reverência pelo sagrado ministério. O Santo Ministério tem se tornado um “palco” onde “artistas” se apresentam e promovem a si mesmos, e escondem Deus e a sua bendita palavra.
Spurgeon disse: “perder-se à sombra de um púlpito é terrível, porém quanto mais terrível é perecer havendo ocupado o púlpito”, essa assertiva do príncipe dos pregadores cabe perfeitamente como uma interpretação do texto de Jeremias citado no inicio desse artigo; no texto de Jeremias, Deus se coloca contra os falsos profetas que ensinam o que Deus não disse e que querem fazer com que o povo lhes dê o devido reconhecimento, só que no ministério pastoral ou em quaisquer ministérios a honra, a glória e todo o louvor pertencem a Deus. Spurgeon faz uma séria advertência a todos quantos se colocam na posição de arautos de Deus, que se portam de maneira relaxada e em alguns casos se acham como donos dos seus ministérios e donos dos rebanhos sobre os quais Deus os colocou como líderes ou e em alguns casos extremos tais homens se julgam os únicos dignos e aptos para estarem à frente, como se a obra dependesse unicamente de seus esforços.
Como não existe mais a figura do profeta como nos moldes do AT, os olhares se voltam para os pregadores, pastores, presbíteros, bispos, “apóstolos” (como tantos erroneamente se declaram) ou quaisquer que sejam os títulos que tais homens tomam para si. O evangelho, o rebanho e o reino se enfraquecem, quando um homem que anuncia sonhos tolos e uma mensagem deturpada e totalmente contrária à vontade de Deus se posta nos púlpitos das igrejas. O que torna ainda pior é que, ao que se pode perceber do conteúdo de suas mensagens, muitos desses arautos não sabem nada acerca da salvação, e/ou em alguns casos extremos nem gozam dessa dádiva concedida pelo Nosso Senhor Jesus Cristo.
A assertiva de Spurgeon e ainda mais a profecia de Jeremias são mais do que apropriada para os dias atuais, que salvo algumas exceções, homens pregam acerca de salvação, arrependimento e graça, quando eles mesmos ,na verdade ao que se parece, desconhecem ainda que parcialmente e em alguns casos totalmente as doutrinas acerca das quais estão pregando.
É inconcebível pensar que alguém que se proclama como arauto do Rei desconheça sua mensagem, ou pior pregam aquilo que vão além do que está relatado no Santo Livro. As pregações desses senhores são sobre o que a igreja quer ouvir, e não sobre o que Deus quer que a igreja escute, aprenda, assimile e ponha em prática para que assim ela venha a crescer na graça e no conhecimento e assim farta da sã doutrina.

Que Deus tenha misericórdia de nós, e nos ajude a perseverarmos e preservamos a sã doutrina.

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira