segunda-feira, dezembro 07, 2015

A Luta!!!!!!



Em sua epístola aos hebreus o sagrado escritor traz um alerta muito forte à igreja: “Ora na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até o sangue...” (Hb 12.4).
A autoria dessa famosa carta é desconhecida, mas o seu conteúdo é de suma importância para a igreja hodierna. Mas, o que o escritor quis dizer ou ensinar com a expressão “resistido até o sangue”?  Será que a igreja em sua luta contra o pecado resiste até o sangue?
No Antigo Testamento, mais precisamente na Lei de Moisés (o Pentateuco) está escrito que o povo de Deus está proibido de comer sangue (Lv 17.14), porque a vida de toda a carne é o seu sangue.  Como um exímio conhecedor do Antigo Testamento, o escritor traz a referência do significado do sangue na Lei para uma aplicação no tocante à luta do cristão contra o pecado. Se a vida está no sangue, será que em sua luta contra o pecado a igreja tem resistido a ponto de entregar a sua vida? Será que os cristãos hoje preferem morrer ao invés de pecar? Até onde os cristãos estão dispostos a ir em suas lutas contra o pecado? Inúmeras indagações são levantadas, mas nunca se encontra uma resposta pronta.
O teólogo H. C. Trumbull disse: “o calvário mostra como os homens podem ir longe no pecado, e como Deus pode ir longe para salvá-los”. Mesmo sendo sabedores dessa terrível, porém maravilhosa verdade, muitos que se professam servos do Senhor, vivem uma vida intensa de pecados, e alguns ainda cegos por seus altos intelectos, acham que por estarem salvos nada mais precisam fazer para combater o pecado, pois acham que como já que estão salvos, não têm mais que estarem lutando contra o pecado. Ledo engano, pois o apóstolo Paulo alerta sobre uma luta intensa entre a carne e o espírito (Gl 5.17).
A luta do cristão contra o pecado só irá terminar quando duas coisas ocorrerem. Esses dois eventos são: a volta gloriosa de Cristo onde os cristãos receberão corpos glorificados ou no dia da morte de cada servo do Senhor, pois depois disso ele esperará o soar da trombeta anunciando a volta do Rei dos Reis. Enquanto esses dois eventos não ocorrerem a luta continuará e cada vez mais será difícil e urdida.
O cristão não pode ser negligente nessa luta, pois cada vacilo que comete cada brecha que deixa aberta é uma oportunidade que o devorador pode usar para tragar-lhe. Uma coisa que ocorre muito é o cristão querer usar a Bíblia de forma distorcida pra justificar os pecados cometidos. Expressões como essas são corriqueiras: “Ah, Davi era segundo o coração de Deus e pecou, por que eu não posso pecar?” “Ah, Moisés era o mais manso da Bíblia e mesmo assim desobedeceu a Deus?”  
É fato que esses homens erraram, mas não se pode justificar os erros atuais apontando para os erros dos outros. Vive-se muito a síndrome de Adão que de imediato culpou, não a Eva, mas a Deus que a tinha lhe dado por companheira.  
A síndrome de Adão é muito mais comum do que se pensa. Com o advento da teologia da prosperidade e o crescimento exacerbado dos neo-pentecostais, a síndrome de Adão se prolifera de maneira assombrosa. Uma vez que nas igrejas adeptas dessa teologia não se prega e nem se ensina o Santo Evangelho, mas sim um evangelho distorcido, é muito mais fácil se achar justificativas para o pecado, usando textos isolados e fora de contexto, do que simplesmente confessá-lo e abandoná-lo.
Alguns vão até mais além. Alguns chegam ao cúmulo de atribuírem a culpa por seus pecados ao Diabo, ao invés de se assumirem como pecadores miseráveis. É muito mais fácil expulsar o demônio do que assumir que é um pecador miserável e assim buscar a Deus arrependido e constrangido por se reconhecer pecador.
Há em muitos, os quais se dizem cristãos, uma enorme quantidade do orgulho dos fariseus, tal qual o que subiu ao templo junto com o publicano como revela as Escrituras (Lc 10.9.18). O orgulho é um aliado primário do pecado, pois ele endurece o coração do pecador ainda mais e o impede de reconhecer o que realmente é, e dessa forma o torna insensível ao agir do Santo Espírito de Deus.
O que é incrível é que uma das maiores figuras da Bíblia, a saber, o profeta Isaías,  quando confrontado pela santidade do Senhor dos Exércitos, não culpou ninguém por causa do seu pecado, pelo contrário ele se reconheceu como um miserável pecador. Ele não procurou justificativas para o seu pecado, antes não só se assumiu como pecador, mas chegou a conclusão que toda a população era tão pecadora quanto ele e assim passível de punição por parte do Deus Todo Poderoso.
Uma coisa que os crentes precisam saber é que não se pode brincar de se crente.  Os crentes têm que entender é que são chamados para serem santos e irrepreensíveis (Ef 1.4). Para ser santo e irrepreensível o cristão deve lutar constantemente contra o pecado. E os verdadeiros cristãos, que temem e amam ao Senhor, irão preferir morrer ao invés de pecar.
“O que encobre suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Pv 28.13)
“Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mt 3.12; Mt 4.17)

Que Deus nos ajude e tenha misericórdia de nós!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira