segunda-feira, abril 04, 2016

A Mensagem da Cruz!!!



A mensagem da cruz parece que foi banida dos púlpitos. O evangelho de Cristo é o evangelho da cruz. Paulo escrevendo aos gálatas asseverou: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gl 1.8), e ele prossegue: “Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema” (Gl 1.9).
Muitos hoje contemplam a cruz como algo vergonhoso e de derrota, só que foi na cruz que Cristo Jesus despojou principados e potestades (Cl 2.14-15), ou seja, se hoje somos mais que vencedores em Cristo, se deve ao fato de que houve uma cruz e nela o Cordeiro de Deus foi em nosso lugar imolado.
A mensagem da cruz está quase que banida dos púlpitos por ser uma mensagem confrontadora e aterrorizante. Ela não massageia o ego do homem, não é impregnada de lisonjas de autoajuda, ou seja, não é uma mensagem antropocêntrica.  As mensagens que saem dos púlpitos hoje não falam mais a mensagem da cruz e as canções cantadas nos nossos cultos passam longe do Calvário.
Um dos mais belos hinos do Salmos & Hinos (hinário congregacional) tem a seguinte letra:
“No Calvário se ergueu/ uma cruz contra o céu/ como emblema de afronta e dor/Mas, eu amo a mensagem da cruz/Foi ali que Jesus / deu a vida por mim pecador”...
Esse é um dos hinos mais emblemáticos dos hinários das igrejas confessionais. Esse hino traz em seu bojo uma das maiores verdades do cristianismo e que hoje está sendo relegada a alguma coisa vergonhosa e que causa repúdio, por isso ela não se encontra mais sendo propagada nos púlpitos modernos. 
H. C. Trumbull disse: “o calvário mostra como os homens podem ir longe no pecado, e como Deus pode ir longe para salvá-los”.  A cruz de Cristo é uma verdade incontestável do amor de Deus para a salvação de todo aqueles que foram e que serão alcançados pela graça irresistível.  Não há a menor possibilidade de se pregar um evangelho sem cruz. Se se prega um evangelho sem cruz, então não é evangelho.
A cruz é o ponto culminante da inimizade que há entre Deus e o homem. Desde a eternidade, uma cruz tinha sido assegurada e o Salvador nela haveria de ser pregado, para vergonha de todos, contudo para a salvação de muitos.
A vida cristã passa obrigatoriamente pela cruz de Cristo. Não há como se desvencilhar da cruz, exceto se for o caso de não ter ocorrido um novo nascimento autêntico. Todo e qualquer cristão verdadeiro sabe que o caminho estreito deve ser percorrido sob a realidade de uma cruz.
 Ainda hoje a cruz é vista como um símbolo de derrota. Sim, a cruz é um símbolo de derrota, mas derrota do inimigo de nossas almas. O que para muitos é derrota, para os eleitos de Deus é o inicio da vida com Cristo.
 Os “mensageiros” de Deus hoje não ousam mais a falar da cruz de Cristo em seus púlpitos. Ao que nos parece, falar da morte expiatória de Cristo no madeiro tornou-se algo vergonhoso e que deve ser mantido longe do conhecimento dos rebanhos. Talvez, não se pregue tanto a respeito do madeiro maldito porque tenhamos medo de que o povo não aceite a figura do seu Salvador em estado de lástima, de sofrimento e de abandono que é tão contrastante com a figura do Deus Soberano do universo.
A mensagem da cruz é odiosa porque mostra a insuficiência do ser humano e sua total incapacidade no tocante a sua salvação. Se por um lado ela é odiosa, por outro ela é a maior prova de amor da história do mundo, pois nela em sua soberania Deus ceifou a vida do Seu Filho Unigênito para salvar àqueles que forem pelo Espírito Santo convencidos do pecado, da justiça e juízo.
Precisamos voltar ao Gólgota para contemplarmos em submissão e arrependimento a cruz do Salvador, a cruz do Redentor, a cruz do Filho de Deus, a cruz de Cristo, pois foi nela que Ele cancelou o escrito de dívida que era contra nós.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Voltemo-nos à cruz de Cristo!!

Soli Deo Gloria!!!


Joel da Silva Pereira