segunda-feira, julho 11, 2011

Jovens!!!

Jovens. Sinônimo de imaturidade para uns. Rebeldia para outros. A figura do jovem é uma figura controversa. Sobre a qual pairam todos os questionamentos e desconfianças. Mas será que o jovem é tudo isso mesmo que os mais velhos e o mundo pensam dele? Ouvi a pouco de um líder de uma renomada igreja de minha cidade o seguinte: “os jovens não têm visão!” Que coisa mais ridícula e sem noção. Será que esse líder nunca leu a história do rei Davi? Em sua juventude Davi foi escolhido para ocupar o trono de Israel. Escolhido pelo próprio Deus.
Contudo, a coisa não se resume apenas a uma afirmação de um líder cristão de uma cidade do interior. O jovem é mal visto por seu comportamento, por suas escolhas e mais ainda por sua falta de compromisso. Muito disso se deve ao fato de que, os mais velhos ou mais experientes não arriscam sair de suas posições pomposas e depositarem nos jovens a devida confiança mostrando assim que há um respeito, que há uma aposta e mais que há uma valorização dos dons e talentos daquele jovem. E por não haver essa aposta, afloram no coração dos jovens raízes de amargura que vingam e se transformam em revolta e rebeldia contra àqueles que não confiam neles.
Eu fico muito triste com essa má fama que paira sobre os jovens. É claro que o jovem tem sua grande parcela de contribuição nisso tudo, bem como todos os que pintam esse terrível quadro acerca dele.
 Nunca foi fácil ser jovem ainda mais no momento atual de crises financeiras e familiares. Ser jovem cristão é mais complicado ainda, pois além dessas crises é preciso encarar um mundo marcado pela desonestidade, corrupção e tantas outras mazelas, produzidas pelo pecado e pela injustiça e lutar para não se contaminar e ainda, lutar para transformá-lo. Essa é a tarefa de jovens comprometidos com Cristo e com seu reino.
Contudo, ainda é muito difícil para o jovem se comprometer com qualquer coisa que seja hoje em dia, uma vez que tamanho é o descrédito que o cerca. Em alguns casos, nem os próprios pais confiam em seus filhos, taxando-os de imaturos e irresponsáveis.
Fico terrivelmente estupefato com a tamanha falta de conhecimento bíblico por parte dos jovens que buscam seu lugar em meio aos comentários tortuosos dos que os criticam. Os críticos que castigam ferrenhamente os jovens também não têm um bom conhecimento bíblico e assim desconhecem a real importância e o devido valor que Deus dá aos jovens.
Será que os mais maduros desconhecem as recomendações de Paulo ao seu amado filho Timóteo: “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (I Tm 4.12) E quanto aos jovens, será que não conhecem a história do rei Roboão relata no livro de Reis nos capítulos 12, 14.21 – 31? Quando este desprezou os conselhos dos mais experientes, o que redundou no fracasso total de seu reinado. Roboão deu ouvidos aos conselhos dos jovens que como ele eram inexperientes como ele, desencadeando o declínio do seu reino.
Esses dois relatos bíblicos mostram os dois lados da moeda. Vemos a atitude que os mais experientes devem ter para com os mais jovens. Paulo ao constatar a inexperiência de seu amado filho Timóteo, o incentiva a não recuar ante as críticas de seus opositores que o julgavam jovem demais e imaturo para o ministério. O relato acerca de Roboão nos mostra que os jovens não podem repudiar por completo o conselho dos mais experientes, principalmente quando esses conselhos podem redundar em um bem maior, que era o intuito dos anciãos de Israel ao aconselharem o jovem rei, que não deu ouvido a tais conselhos.
Jovens, não desprezemos as palavras dos mais experientes por julgarmos ser de uma época diferente e por isso não estão por dentro da realidade que vivemos. E aos mais experientes fica a dica, não nos desprezem por acharem que somos inexperientes, antes façam tal qual Paulo fez com seu filho Timóteo, nos incentivem, depositem confiança em nós e dessa forma vocês descobrirão uma força e uma garra incrível que por falta da devida valorização vocês desconheciam.
Fazemos parte de um mesmo corpo, e sendo assim devemos estar unidos para o bom funcionamento do mesmo, e não medindo forças só para ver quem tem razão. No fim, o que nos importa é sabermos que Deus não precisa nem de jovens inexperientes nem de anciãos maduros para dar cabo de sua obra. O que nos compete é vivermos de um modo que glorifique a Deus. Então, tanto aos experientes e maduros como aos jovens, que Deus nos abençoe e que possamos nos unir em prol do reino. Lembremos, pois das palavras de Jesus: “... Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” (Mt 12.25)
Soli Deo Gloria!!!!
                                                                                                                    Joel da Silva Pereira

9 comentários:

  1. muito bom !!!!!
    nós como jovens devemos ter em mente quem nós realmente somos em Cristo, desde de cedo nós temos que ter um compromisso fiel com a obra de Deus.

    II Timóteo 4.1-5

    É uma das passagens que mais gosto na bíblia,é um concelho dado por Paulo a Timóteo, algo que pra mim, deve ser seguido por todos

    ResponderExcluir
  2. Linda a Passagem que o Ygor indicou. Como diz o texto, talvez os mais experientes não depositem confiança em nós pq nós mesmo não os deixamos seguros pra isso. Apenas confirmo o que o nosso irmão disse, desde cedo devemos nos compromissar com a obra de Deus. Já vencemos o maligno!

    1 João 2:13

    ResponderExcluir
  3. A divisão da igreja em faixa etárias não pode ser edificada em cima de preconceitos! Os jovens, assim como os demais irmãos de outras idades, tem seus problemas específicos, mas também tem aspectos positivos que devem ser usados em prol do reino, como é o caso da sua vitalidade, vigor e disponibilidade. Sejamos jovens, adultos, idosos, crianças que vivam para glorificar nosso Deus que não se prende a barreiras do tempo!

    ResponderExcluir
  4. Que DEUS nos ajude e nos ensine a sermos cada vez mais humildes perante Ele. Crianças, Jovens, Adultos e Velhos todos com os olhos voltados para o alto para fazer a vontade d'Ele, glorificando-o em tudo! Bela reflexão!

    ResponderExcluir
  5. , AAAH diferença sempre , tamo juntos nessa ai galera JOVENS NÃO É BAGUNÇA, JOVENS É COMPROMISSO ! Vamos lá fazer a diferença nessa nossa geração !

    ResponderExcluir
  6. Quem dera se nossos pastores lessem este artigo! Que também muitos jovens o lessem! Muito rico o texto. Mano, Deus o abençõe cada vez mais, para que artigos como esse continuem nos edificando! Ah se nossas lideranças estivessem totalmente comprometidas com nossa classe. Não haveria criticas semelhantes a estas q sempre nos dirigem... Tô colado aqui em cara!

    ResponderExcluir
  7. oi gostei muito do blog!!!! que DEUS te abençoe cada dia mais....

    ResponderExcluir