quinta-feira, julho 21, 2011

Salvação, a quem pertence?





A quem pertence à salvação? A Bíblia, no livro do profeta Jonas, deixa claro que, a salvação vem do Senhor! (Jn 2.9c). Porém, essa verdade vem sendo deixada de lado nos dias de hoje.
O apóstolo Paulo assevera: “Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.” (II Tm 4.4). Em muitos púlpitos não se escuta mais a verdade de que a salvação pertence unicamente ao Senhor, mas escutam-se muitos mitos acerca das inverdades que apenas massageiam o ego dos homens, que tiram o foco da salvação do sacrifício expiatório de Cristo e o coloca na vontade do homem. Isso me faz pensar no que disse o grande reformador francês João Calvino: “Deus jamais encontrará em nós algo digno de seu amor, senão que Ele nos ama porque é bondoso e misericordioso”. O puritano congregacionalista Thomas Hooker disse: “O Senhor não procura nenhum poder ou suficiência em vocês (nos homens), de si próprios; nem de si próprios poder contra a corrupção.” O homem não tem nada em si mesmo que seja digno do incondicional amor de Deus. Então, como homens que se dizem arautos do verdadeiro evangelho de Deus proclamam que a salvação pode ter alguma interferência humana se a própria palavra de Deus assevera que a salvação se dá unicamente pela graça de Deus (Ef 2.8,9) e que isso vem diretamente de Deus para que ninguém se glorie? Os pecadores não são salvos até que confiem no Salvador, e essa confiança é concedida pelo próprio Deus para que os homens não se gloriem por terem alcançado a salvação por seus próprios méritos.
O teológo reformado Don Fortner discorrendo acerca da salvação disse:
“A salvação não é obra do homem, nem é um esforço cooperativo entre Deus e o homem, Deus fazendo sua parte e o homem a dele. A salvação é obra de Deus somente. Ela é totalmente a obra de Sua graça. A obra e o mérito humano nem mesmo entram em questão É tudo pela graça – não graça mais batismo – não graça mais membresia na igreja – não graça mais obras. A graça somente realiza a salvação. A graça mais algo cessa de ser graça. “Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. “Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra” (Rm. 11:6). A obra do homem nunca pode merecer mérito. Nem é a vontade do homem aquilo que determina quem será salvo. Sua salvação não é dependente de sua vontade pecaminosa. É dependente da vontade soberana de Deus. Deus somente determina quem será salvo. Ele não consulta nem pede a opinião ao homem. Você está sujeito à vontade de Deus. Deus não está sujeito à sua vontade. Ele diz:’Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece’ (Rm. 9:15-16).” (www.monergismo.com)

Depois dessa aula de teologia bíblica, nos fica quase impossível tecer mais algum comentário, mas, atrevo-me a falar um pouco mais. Em nossos dias a teologia pregada e vivida é baseada em sua grande maioria pelas músicas que os cristãos estão cantando, o que é um disparate sem tamanho, uma vez que as músicas estão impregnadas de um antropocentrismo vazio e danoso e não de uma teologia biblicamente saudável, salvo algumas poucas exceções. Sendo assim, a doutrina da salvação apresentada nessas canções é voltada inteiramente para o homem e não para Deus que é o nosso único e suficiente salvador! Ressalto como exemplo de uma música com conteúdo biblicamente saudável, o grupo Logos. Em sua canção, o evangelho, ele diz o seguinte: “o evangelho mostra o homem morto em seu pecar sem condições de levantar-se por si só, a menos que Jesus que é justo, o arranque de onde está e o justifique e o apresente ao Pai”. Essas palavras mostram a salvação segundo o padrão da Bíblia, padrão esse que deveria ser pregado em todas as igrejas.
Martyn Lloyd-Jones disse que, o homem moderno pensa que a salvação deve ser buscada no pleno uso das capacidades e poderes humanos que podem ser exercitados pelo saber e pela educação. O homem deve salvar-se a si próprio; o homem pode salvar-se a si próprio. . . E se alguém se aventura. . . a dizer que o Evangelho é a única esperança da humanidade. . . aos berros lhe dirão que ele é lunático ou doido.
O evangelho endossa o que o profeta Jonas disse acerca da salvação, que ela pertence ao Senhor (Jn 2.9c), pois em dado momento de seu ministério o Senhor Jesus falando aos seus discípulos quando estes o interrogavam sobre quem poderia se salvar lhes disse: “...Para os homens  é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível”  (Mc 10.26-27), nessa passagem Jesus ensina-lhes e a nós também que somente pela onipotência de Deus é que o pecador é salvo (Jó 42.2). De fato, se a salvação não fosse imerecida, ninguém seria capaz de ganhá-la (Ef 2.8-9).
Nós estamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1), sendo assim não passamos de defuntos sem condições de voltarmos à vida por nossos próprios méritos, a menos que Cristo por sua maravilhosa graça nos vivifique, e dessa forma nos salvando de sua terrível, santa e justa ira, sendo assim a salvação pertence única e exclusivamente ao Senhor!!!
Soli Deo Glória!!!

                                                                                     Joel da Silva Pereira

                                                                                                        




7 comentários:

  1. Muito Bom !!!!

    a Salvação é algo magnifico da parte de Deus e só Ele pode operar, nós homens somos incapassitados de salvarmos a nós mesmos, pois estamos mortos em nossos delitos e pecados (Rm 3:23), e só pela fé em Cristo e em seu sacrifício na cruz, que Deus nos aceita e nos da a salvação (Rm 5:24-26)

    toda Glória e toda Honra seja dada ao Rei dos reis e Senhor dos senhores

    ResponderExcluir
  2. nosssaa.. muitoo bom!

    Paroo pra pensar o tanto que Deus é bom para conosco.. naao depende de nossos atos ou obras.. Deus é simplismente maravilhoso e bondosoo..
    ee Deus faz como ele queeer! ee o que tah em (Rm. 9:15-16) citado no texto me da muito temor... Pois nao somos dignos e merecedores de nada que venha de Deus como relata em isaias 64:06 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.

    ResponderExcluir
  3. É essa mania que o povo tem de achar que fazemos por merecer a salvação. Que se formos bonzinhos ela nos alcança e esquecem que apenas o amor daquele que morreu por nós na cruz nos dá direito a ela.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí mano. A eleição é incondicional. E ponto final. Graça, apenas então somente graça.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, verdadeiro e gostei muito por que estava justamente numa discussão no http://lombel.com.br/bereiablog/?p=2394&cpage=1#comment-1151 , sobre a vida e morte de Amy Winehouse, inclusive fiz um comentário lá e falei do seu blog, e "colei" o paragrafo do Don para que possamos refletir sobre a nossa prepotencia de acharmos quem será ou não salvo!

    ResponderExcluir
  6. Aquele que busca salvar-se a si próprio continuará sendo subjugado pelo domínio da lei e por esta será condenado! O caminho da graça é o único que conduz a vida eterna, e como foi bem enfatizado no texto, pertence e depende totalmente de Deus. Quem não se alegra nessa realidade, traz para si uma tarefa que jamis cumprirá e por isso sucumbirá!

    ResponderExcluir