domingo, agosto 14, 2011

O Sermão do Monte


Nas palavras de John Stott, “o Sermão do Monte exerce um fascínio sem par. Ele parece encerrar a essência do ensino de Jesus. Ele torna a justiça atrativa; envergonha o nosso fraco desempenho; gera sonhos de um mundo melhor.”
Este sermão deve ser a parte dos ensinos de Jesus que mais conhecemos. A parte que é mais pregada e ensinada nas igrejas, contudo, a que menos é vivida.
O Sermão do Monte é a doutrina de cristã em sua mais pura essência, sem floreios e ou maquilagem. Uma mensagem que mesmo sendo pregada, ensinada e defendida pela maioria das igrejas, a sua prática passa longe. Passa-se tão longe dela quanto passaram ao largo o sacerdote e o levita na estrada para Jericó onde jazia um homem que tinha sido assaltado (Lc 10.25-37).
O Sermão do Monte personifica um andar na contramão desse mundo. É algo que vai de encontro a esse mundo que jaz em trevas e sua cultura depravada, ou seja, o Sermão do Monte nos revela uma contracultura, isso foi largamente defendido pelo saudoso John Stott. Eu iria um pouco mais além, o Sermão do Monte apresenta a verdadeira cultura na qual nós cristãos devemos estar inseridos e nela trabalharmos para glória de Deus e em prol da expansão do Reino de Deus.
A mensagem do Sermão do Monte é uma mensagem direta e clara aos corações daqueles que professam a fé em Cristo. Nas palavras de Martyn Lloyd-Jones, é um erro pedir de quem não é crente que tente viver ou pôr em prática os preceitos do Sermão do Monte.
O Sermão do Monte é totalmente relevante para a igreja hodierna. Ele abarca tudo o que devemos observar e seguir para caminharmos bem na estrada da vida cristã. Ele trata do caráter cristão (Mt 5.3-12), a influência que devemos ter no mundo (Mt 5.13-16), a nossa justiça que deve exceder a do mundo tenebroso (Mt 5.17-48), a vida de piedade que devemos viver (Mt 6.1-18), a verdadeira ambição que deve nortear a nossa vida (Mt 6.19-34), até os nossos realcionamentos com os nossos irmãos são preceituados nesse sermão (Mt 7.1-20) e por fim a real dedicação que devemos cuidar de ter (Mt 7.21-27). É um manual completo para a vida cristã.
O Sermão do Monte é guia prático da vida cristã. É o cristianismo puro e simples. Uma vez que o cristianismo não deve ser visto e muito vivido como a mera religiosidade que vemos hoje. É de extrema urgência que nos voltemos para o ensino verdadeiro desse sermão tão importante, e ainda mais para uma prática verdadeira dele. Que paremos de falar do sermão, e que começemos a vivê-lo!
Se esse sermão fosse pregado, ensinado e acima de tudo vivido verdadeiramente com o amor que as palavras de Jesus nele contidas expressam nesse tão excelente ensino as nossas igrejas e principalmente nossas vidas seriam diferentes.
Encerro esse artigo com a exortação que o saudoso John Stott nos deixou em seu livro A Mensagem do Sermão do Monte: “Acima de tudo quis deixar o próprio Sermão falar, ou melhor, deixar Cristo proferi-lo novamente, desta vez ao mundo contemporâneo. Assim, procurei encarar com integridade os dilemas que o Sermão levanta para os cristãos de hoje, e não esquivar-me deles, já que Cristo não nos deu um tratado acadêmico, calculado simplesmente para estimular a mente. [...] ele desejava que o seu Sermão do Monte fosse obedecido. De fato, se a igreja tivesse aceitado realisticamente os seus padrões e valores [...] e tivesse vivido por eles, ela teria sido a sociedade alternativa que sempre tencionou ser, e poderia oferecer ao mundo uma autêntica contracultura cristã.” (John Stott 1921-2011)
 Deixemos Jesus falar através do seu Sermão do Monte, aliás, por meio de sua palavra como um todo!!!! 

                                                                                                                                  Joel da Silva Pereira 

7 comentários:

  1. muito legal

    o sermão do monte é magnifico, algo simples que fala por si próprio e mostra parte da doutrina imposta por Cristo, e como você disse, quão bom seria se todos passassem a tentar praticar esses ensinamentos deixados Jesus....

    ResponderExcluir
  2. É não existe lugar tão rico de ensinamentos como o sermão do Monte.

    ResponderExcluir
  3. Sou fascinado pelo sermão do monte também. Ele representa uma ideal que o mundo jamais alcançara pois só a Graça de Deus pode tornar real padrões tão elevados, não revoluções sociais e filosofias humanas. Esse trecho da escritura é que nos revela o padrão sublime de justiça, amor, piedade, que transcende os preceitos tacanhos do mundo. Que Deus nos conceda a graça de viver tais princípios ainda que limitados pela nossa natureza humana.

    ResponderExcluir
  4. o sermão do monte é maravilhoso mas não é praticado por muitos q fazem parte do corpo de Cristo e isso é uma pena,como o post diz é ensinada mas não é praticada.Pq isso acontece? pq muitos nao tem relacionamento com Deus,comunhão,nao nasceu de novo nao teve sua mente renovada... ótimo post Joel

    ResponderExcluir
  5. O sermão do monte é o manual da contra-cultura. Ou seja, é possível andar na contra-mão dos valores do mundo.

    ResponderExcluir
  6. "Deixemos Jesus falar através do seu Sermão do Monte, aliás, por meio de sua palavra como um todo", e quanto a nós vivê-lo!

    ResponderExcluir
  7. "...Se esse sermão fosse pregado, ensinado e acima de tudo vivido verdadeiramente com o amor que as palavras de Jesus nele contidas expressam nesse tão excelente ensino as nossas igrejas e principalmente nossas vidas seriam diferentes."..

    Joel da Silva Pereira

    ResponderExcluir