sábado, outubro 15, 2011

Arrependimento!!!

Arthur W. Pink disse: O arrependimento é absoluto e necessário se é para o pecador fazer paz com Deus (Isaías 27:5), porque arrependimento é o lançar fora as armas da rebelião contra Ele. O arrependimento não salva, todavia nenhum pecador jamais foi ou será salvo sem ele. Nada senão Cristo salva, mas um coração impenitente não pode recebê-LO.”
A pessoa não regenerada, que não nasceu de novo, não tem conhecimento do que seja um arrependimento bíblico e muito menos como produzir um genuíno arrependimento! Arrependimento é o dom de Deus (At 5.31; 11.18; II Tm 2.25). É a graça do arrependimento que faz com que os verdadeiros cristãos a prosseguirem por meio de suas falhas, fraquezas e pecados.
O arrependimento é a porta para a santidade. É o guardião que conserva os cristãos genuínos na santidade.
O arrependimento genuíno age conservando os cristãos verdadeiros numa sincera atitude de auto-humilhação, algo que é fruto de sentir com todo seu ser a majestade e a santidade de Deus, levando  assim o cristão autêntico a um reconhecimento do quão distante da glória de Deus ficam, até mesmo as suas melhores obrigações. O genuíno arrependimento é uma graça,assim como a fé, graciosamente comunicada a nós por Deus por amor a Cristo, tanto quanto um dever nos é imposta
Um dos gigantes puritanos, William Perkins enfatizou que o arrependimento evangélico genuíno refina a alma e preserva o verdadeiro cristão (o eleito) a viver totalmente para Deus e a odiar o pecado mais do que a morte. Aqueles que não conseguem perceber a graciosa doçura, a real necessidade e a imensa utilidade do genuíno arrependimento nunca souberam e nem sabem o que é andar plenamente e verdadeiramente com Deus. 
O Dr, Joel Beeke nos diz que, “a tristeza evangélica verdadeira deve, portanto, fluir da convicção interior de haver ‘ofendido ao tão misericordioso Deus e Pai amoroso’ e deve produzir uma mudança total de coração para com Deus, ‘da mente e do homem todo, de afeição, de vida e de linguagem. ’” Os que não conseguem provar nenhum consolo espiritual na tristeza que provém dessa graça do arrependimento supõem que arrependimento tem a ver com a lei e o medo do juízo, não acharão facilidade alguma viver na constante prática do arrependimento todos os dias de suas vidas.
Arrependimento genuíno é carregar a cruz, é negar-se a si mesmo, é uma renúncia total, despindo-se assim do velho homem (Cl 3.9), crucificando a carne com suas concupiscências (Gl 5.24). O cristão genuíno é alguém que verdadeiramente morreu para o pecado e ressuscitou para uma nova vida com Cristo. O arrependimento está radicado numa genuína visão de Deus.
Nas palavras de Arthur Pink: “O arrependimento verdadeiro origina-se a partir de uma compreensão no coração, operado neste pelo Espírito Santo, da excessiva malignidade do pecado, do terror de ignorar as reivindicações dAquele que me fez, de desafiar Sua autoridade. Ele é conseqüentemente um santo ódio e horror do pecado, uma profunda tristeza por ele, e o reconhecimento dele diante de Deus, e um completo abandono dele de coração. Até que isto tinha sido feito, Deus não nos perdoará. "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia" (Provérbios 28:13).
O príncipe dos puritanos, John Owen disse que, “a santidade bíblica requer obediência constante, habitual em todos os deveres e proíbe qualquer pessoa de ter desejos impuros da mente ou da carne.” Dessa forma nos cabe “aperfeiçoar a santidade no temor de Deus” (II Co 7.1). Não se pode fazer nenhuma provisão pra que a carne satisfaça suas cobiças (Rm 13.14). É esse o efeito provocado pelo genuíno arrependimento na vida do verdadeiro cristão.
 Arthur W. Pink disse que: “Em requerer arrependimento de nós, Deus está pressionando Suas justas reivindicações sobre nós. Ele é infinitamente digno de supremo amor e honra, e de universal obediência. Isto nós temos impiamente Lhe negado. Tanto um reconhecimento como uma correção disto é requerido de nós. Nossa desafeição por Ele e nossa rebelião contra Ele devem ser reconhecidas e exterminadas. Dessa forma, o arrependimento é uma compreensão profunda de quão terrivelmente tenho falhado, durante toda minha vida, em dar a Deus Seu justo lugar em meu coração e em meu andar diário.
Que tenhamos em mente que o evangelho de Cristo providencia alívio misericordioso e perdão por aqueles pecados diários que nos vencem por causa de nossa fraqueza (I Pe 4.1,2), Todavia, não permite que pecado algum seja poupado, nutrido e amado. Uma vida habitual de pecado é plenamente contrária com a obediência bíblica (I Jo 3.6-9).
Que seja a nossa atitude semelhante ao do publicano que orava arrependido verdadeiramente e clamava: “Sê propício a mim, eu miserável pecador!” (Lc 18.13)

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Glória!!!!!

Joel da Silva Pereira

4 comentários:

  1. É meu amigo, realmente, verdadeiro arrependimento só aquele q Cristo gera em nós...a igreja d Cristo dos nossos dias precisa ressurgir do seu estado inerte...e ñ so pregar o evangelho mas, viver d fato as verdades bíblicas ensinadas pelo mestre JESUS...

    ResponderExcluir
  2. O arrependimento tem gosto muito amargo que não está presente na boca dos pecadores e sim dos santos!

    ResponderExcluir
  3. Já acumulou roupa suja??? Quando isso acontece, ao olhar para o tamanho da trouxa, não dá um desanimo para lavar e por tudo em ordem ao ponto de vc sempre adiar a lavagem da mesma? Pois é.... é assim que acontece com o pecado em nossas vidas! É necessário nos arrepender todos os dias, pois todos os dias pecamos. Vc deve pensar:"Caramba!!!Mas por que pecamos todos os diaS? Isso é tão ruim..." Ao contrário: Mesmo havendo, a humanidade não veria motivos para adorar a Deus. Agradeça a Deus por ser assim; sem o pecado não há por que vc sentir a necessidade de se humilhar todos os dias diante dAquele que é PERFEITO e que é louko por ti; que se comove com teu arrependimento e te perdoa, mesmo que todos os dias... Isto não quer dizer que vc agora vai pecar à vontade! O pecado na vida do cristão deve ser um acidente. Se vc está acostumado com o pecado, reveja sua roupa suja. A trouxa tá grande? Não se deixe desanimar: É hora de lavar a roupa suja!

    ResponderExcluir
  4. Toda confissão por Cristo é procedida e acompanhada por arrependimento, o arrependimento nasce a partir do constrangimento dos nossos corações causado pelo amor de Cristo, só em um coração sensível a Cristo, um coração que teme a Deus, que O ama com todas as forças, um coração que luta contra tudo aquilo que não agrada a Deus, um coração sincero e contrito, só um coração assim pode produzir um verdadeiro arrependimento...

    ResponderExcluir