sábado, outubro 08, 2011

Sede Santos!!!!

O príncipe dos puritanos, John Owen, disse: “A santidade bíblica requer contínua batalha espiritual para que seja mantida. O diabo, a carne e o mundo lutarão para nos afastar da verdadeira santidade do evangelho para algo inferior, mas inaceitável a Deus.”
A Bíblia nos ensina que devemos resistir ao diabo (I Pe 5.8-9), para tal resistência nos é necessário envergarmos  toda a armadura de Deus (Ef 6.12-13). Também somos ordenados a renunciarmos, fugir, abster-nos das paixões carnais que guerreiam contra a alma (I Pe 2.11). E nos compete não amarmos o mundo e o que nele há (I Jo 2.15). Todavia nos importa vencer o mundo por meio da nossa fé, a fé salvifíca que crê que Jesus é o Filho do Deus Vivo (I Jo 5.4-5).
O Senhor não aceitará o desempenho apático, desprovido de ânimo de alguns deveres com a abstinência de alguns pecados. John Owen nos diz: “Crucificar o pecado, mortificar paixões irrestritas, resistir ao diabo, fugir dos apetites carnais e não amar o mundo são obrigações bíblicas que devemos manter enquanto vivermos neste mundo.”
Da mesma forma que o povo de Israel foi desanimado e desencorajado pelo relato dos espias quando cruzaram pela primeira vez as fronteiras de Canaã, assim uma grande quantidade de pessoas que, não estão longe do Reino de Deus, são desencorajadas e desanimadas ao tomarem consciência de que esta batalha espiritual perdurará até o fim da vida (Nm 13.32; Mc 12.34). Se não estão vigilantes, não se cuidam, deparam-se com os gigantes espirituais, contudo não contemplam o poder e a graça de Cristo. Só os que realmente nasceram de novo, os eleitos, entrarão no Reino de Deus e combaterão até o fim.
Existem pessoas que procuram entrar no Reino de Deus sem que tenham sido regeneradas, e dessa forma lhes faltam forças espirituais para lutar contra os opositores da santidade. Acham-se capazes de vencerem apenas pela força da carne.
Todavia a carne (o velho homem não regenerado) logo se cansa. As pessoas dão desculpas por não perseverarem em algumas obrigações. A carne recebe exorbitante apoio da mente carnal, uma mente não espiritual, não regenerada. Uma mente que não nasceu de novo. Dessa forma, obrigações atrás de outras são omitidas, e finalmente totalmente esquecidas. A obrigação de conservar o corpo submisso é negligenciado (I Co 9.27).
Os cristãos verdadeiros, os eleitos, ficam humilhados por terem se afastado da obrigação assim, e por sua vez pela graça de Cristo se arrependem e confessam seus pecados e retornam à diligência de antes (Sl 119.176). Contudo, os hipócritas não dão a mínima por estarem se afastando das obrigações bíblicas, uma vez que não foram regeneradas, e conseqüentemente não são cristãos autênticos.
O pecado que ainda habita no homem está em constante combate contra a santidade e muitas vezes a subjuga. O pecado alcança êxito em deteriorar a mente com suas súplicas intensas e contínuas pelo seu antigo domínio. O hipócrita (o não regenerado) com o passar do tempo se firma no pecado que habita nele, por outro lado o verdadeiro cristão se firma na promessa de que o pecado não mais o domina (Rm 6.14).
O ímpio não conhece o meio correto de se achegar a Cristo a fim de ter a graça e a ajuda do Santo Espírito para conduzí-lo e preservá-lo num estado de santidade bíblica. Assim, ele tem que combater com suas próprias forças e se satisfazer com a falsa santidade que a carne é capaz de produzir. Porém, o cristão genuíno não encontra gozo em uma santidade que pode ser produzida e existir sem Cristo e o Espírito Santo. Ele é consciente de que sem Cristo nada pode fazer (Jo 15.5) e muito menos produzir uma santidade no mesmo padrão que o evangelho requer de um cristão autêntico.
Da mesma maneira que a ignorância da justiça de Cristo é o motivo pelo qual muitos andam por aí tentando estabelecer seu próprio padrão de justiça, de igual modo a ignorância sobre como saber viver contínua e constantemente pela graça e poder de Jesus Cristo é o motivo pelo qual muitos se voltam para um padrão inferior de santidade, que não é santidade nenhuma.
Nas palavras de A. W. Tozer: “Santos sem santidade são a tragédia do cristianismo!”
Encerro esse artigo com a exortação do apóstolo Pedro: “Sede santos porque eu sou santo!” (I Pe 1.16)

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!!!!

Joel da Silva Pereira

9 comentários:

  1. Santidade é algooo que Conseguimos só com um profundo relacionamento com Espirito Santo fora isso nao podemos conseguir por nós mesmos!

    Parabens pelo post joeel!

    ResponderExcluir
  2. CORRIGINDO! Meu mano Joel! Oro a Deus para que suas palavras nesse artigo, logo logo se transformem em um sermão audível, para que muitos que não tem acesso a esta rede se deleitem com esta rica mensagem. Me espelho em tu cara! Grande texto!

    ResponderExcluir
  3. Com uma linguagem clara você fala o que precisa ser dito. Sem rodeios nem demais delongas...parece que estás falando aos nossos ouvidos...me recordei da EBD!! Continue nessa caminhada que Deus abrirá muitas portas para ti!!
    Adorei o post...vou recomendá-lo para uma pessoa muito querida por mim e espero que ela seja tocada por intermédio das sua sábias palavras!!

    ResponderExcluir
  4. Só tenho algo a dizer sobre o artigo.
    Como Thomas Brooks disse: "A santidade faz o máximo para honrar a Deus".............

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, santo!
    Isso me edificou. Continue assim!
    E poste mais sobre santidade!
    Que o Eterno derrame sabedoria sobre ti cada vez mais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muito Edificante!

    Todas as pessoas que verdadeiramente nasceram de novo tiveram suas mentes regeneradas, elas não vivem mais de acordo com a natureza humana, como uma pessoa diz ter nascido de novo e ainda não abandonou seu antigo modo de vida?
    John Piper fala, em uma de suas mensagens, que devemos declarar guerra contra todo impulso carnal que tenta se levantar dentro de nós visando unicamente nosso alvo que é Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Muda a cor da letra rapaz, volta para o que era antes. Essa cor agride os olhos.

    ResponderExcluir
  8. E por falar nisso... cadê a monografia?

    ResponderExcluir
  9. Bom,... há também aqueles que, por mais que tentem, não conseguem se livrar de alguns pecados. Isso não os fazem de mente "não-regenerada" diante de Cristo; se têem o desejo de se livrar, é por que reconhecem que precisam se livrar... Este vai usar de todas as artimanhas pra se livrar, procurar o seu pastor ou um amigo, enfim, alguém que possa ser coluna para si. A mente precisa passar por um "trato espiritual" e, nada melhor do que uma pessoa que está de fora, com a mente tranquila parar entender e ajudar! Já passaram algumas pessoas assim na minha vida. Joel é um desses caras que Deus tem abençoado, não só para falar ao público o que ele precisa ouvir, mas para ajudar alguns irmãos em Cristo em tratamentos como esses! Joel, não há nada mehor do que ser boca de Deus.

    ResponderExcluir