quarta-feira, dezembro 21, 2011

Então é Natal???

Não existe nenhuma informação na Bíblia sobre a data do nascimento de Jesus. Mesmo em fontes históricas insuspeitas, não há elementos suficientes para que se possa fixar o dia e o mês do nascimento de Cristo.
John Davis declarou que a data de 25 de dezembro para o nascimento de Cristo começou no Séc. IV, sem autoridade que a justificasse.
O Manual Bíblico de Halley confirma o que John Davis afirmou, e diz ainda mais: 'No oriente, era o dia 06 de janeiro. O fato de se agasalharem os pastores com o seu rebanho ao ar livre da primavera ao outono, e não no inverno, sugere que Jesus não podia nascer nesta estação fria.
A Enciclopédia Britânica diz ser inviável a data de 25 de dezembro para o nascimento de Jesus, e também afirma: "As igrejas orientais fixaram-se no dia 6 de janeiro e acusaram os ocidentais por celebrarem o natal no dia 25 de dezembro, mas no fim do 4º século, o dia 25 de dezembro também foi adotado no Oriente."
Alguns estudiosos da Palestina são unânimes em afirmar que o nascimento de Cristo não podia ter sido em 25 de dezembro, pelo fato dos pastores estarem pernoitando no campo com seus rebanhos. Para eles, o nascimento de Cristo foi no mês de abril ou em outubro.
Aproximadamente em 336, o imperador romano Constantino decretou o império romano oficialmente cristão com pequenos focos de resistência de diversas correntes. O império era uma caldeira prestes a explodir, muitos fizeram a comemoração debaixo da opressão do império, muitos morreram neste contexto, como então agradar estas diversas correntes?  Cedendo a todos e fazendo a miscelânea de crenças que temos hoje como natal, agradou-se aos cristãos dizendo que a festa era válida porque Jesus havia nascido nela, e agradava-se aos pagãos dizendo que a festa era permitida. Foi uma questão mais política do que de fé da parte do Imperador. 
Como vemos o Natal é uma data cercada por uma aura mística que não a torna uma festa oficialmente bíblica.
Mas por que data-se o nascimento de Cristo no dia 25 de Dezembro? A festa mitráica (religião persa que rivalizava com o cristianismo nos primeiros séculos), que celebrava o Natalis Invicti Solis (Nascimento do Vitorioso Sol) e várias outras festividades decorrentes do solstício de inverno, como a saturnalia de Roma e os cultos solares entre os celtas e germânicos. A idéia central das missas de natal revela claramente essa origem - As noites eram bem longas e frias, pelo que em todos esses ritos, se ofereciam sacrifícios propiciatórios e se suplicava pelo retorno da luz. O paganismo insinua que "Maria" foi fecundada pelo "espírito" no dia 24 para 25 de março, de 24 para 25 de dezembro nasceu o que eles chamam de Jesus. Mas essa história tem sua origem na mitologia onde Íris e Osíris (deuses principais do panteão egípcio) tiveram a mesma experiência espiritual. O retrato espiritual é o de um menino que é filho dos deuses, que nasceu em 25 de dezembro, mais este não é o filho de Deus, não é o Jesus bíblico, o Jesus que nós conhecemos. Eles têm Jesus como o deus sol, um absurdo pagão. As antigas civilizações egípcias influenciaram muitas culturas com esta ideologia do deus sol e vários outros deuses que tem paridade com deuses sumérios, gregos, romanos, hindus e nórdicos, a festa acontecia em dezembro, um mês de inverno era a festa pagã mais celebrada. Eles ficavam esperando a chegada do sol e, pelo ritual, no dia 24, no oriente o sol se abriria, e então, poderia haver a celebração porque o deus sol havia se manifestado. Roma adota esta data esperada pelos pagãos, para o nascimento de Jesus; declarou que o natal seria na viração do dia 24 para o dia 25. O imperador Aureliano estabeleceu em 275 que todos os fiéis e não fiéis, obrigatoriamente comemorassem o natal na data que foi estabelecida pelas autoridades romanas, oficializada em 336 pelo imperador Constantino, aquele que declarou o Império como oficialmente cristão.  
A data verdadeira do nascimento de Cristo é desconhecida, mais uma coisa é quase unânime, Jesus nasceu no contexto de uma festa de Sucot (tabernáculos) meados de setembro/ outubro, alguns estudiosos dizem junho/ julho, mais nunca, em nenhuma hipótese em dezembro. Quem conhece Israel sabe que dezembro é um mês de inverno rigoroso naquela região, ninguém ficava exposto ao tempo, em Lucas 2.8 diz que os pastores estavam no campo. Os pastores não ficariam no campo numa noite de inverno, onde as temperaturas são abaixo de zero, no início de novembro os pastores já não vão mais ao campo porque já é declarado o inverno.
Nas palavras do Dr. Shedd acerca do texto de Levítico 23.34:  "Esta primeira descrição da festa dos tabernáculos, versículos 34, 35, nos indica também o primeiro cumprimento no seu significado: é a vinda do Senhor Jesus Cristo para morar entre os homens. Pois Jesus não podia ter nascido em dezembro, que é mês de neve em Jerusalém, durante o qual nenhum rebanho estaria nos campos (Lucas 2.8-11). Que, provavelmente, nasceu na época da Festa dos Tabernáculos, em outubro, pode ser calculado assim: Zacarias exercia seu turno em julho (Lc. 1.5-8), por ser do turno de Abias, o oitavo turno do ano eclesiástico que começava em março (I Cr. 24.10). Foi o mês da concepção de João Batista, (Lc. 1.23,24) que nasceu, pois, em abril do ano seguinte. Jesus nasceu seis meses depois, Lc. 1.26, portanto em plena Festa dos Tabernáculos.”
O nosso verdadeiro natal ocorre em nossas vidas no momento em que o Espírito Santo nos convence da justiça, do juízo e do pecado e dessa forma nos vivificando em Cristo Jesus. O nosso natal é para celebrar a vida verdadeira que pela graça Jesus nos concede estando nós mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1).
Essa deve ser a nossa celebração natalina e não essa festa pagã a qual somos obrigados a engolir por conta de uma cultura depravada e mística que ainda insiste em querer que nos amoldemos a ela, e o pior há muitos que se dizem cristãos que se submetem a essa influência depravada e celebram tal qual essa festa de contexto pagão.
“Se, pois, o Filho do homem vos libertar, verdadeiramente sois livres!” (Jo 8.36)

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!

Soli Deo Gloria!!

Joel da Silva Pereira

Um comentário:

  1. nunca imaginei que tivesse tanta coisa por trás da historia do natal, muito interessante as culturas que influenciaram nessa comemoração que temos hoje.

    ResponderExcluir