terça-feira, dezembro 13, 2011

Prega a Palavra!!!!

 “Prega a Palavra, insta quer seja oportuno, quer não...” (II Tm 4.2), essa assertiva do apóstolo Paulo parece que não ressoa mais nos ouvidos da maioria dos pregadores contemporâneos. O pior é que isso é apenas a ponta desse gignatesco iceberg que hoje existe no meio cristão. Nossa cultura e a igreja quase que em sua maioria não busca mais as verdades fidedignas do evangelho da graça de Cristo, isso vem a confirmar as palavras do apóstolo Paulo: “como ouvirão se não há quem pregue?” (Rm 10.14c)
Brian Chapell nos diz que, “as riquezas da palavra de Deus não são tesouros privativos de ninguém, e quando compartilhamos esses valores estamos participando de seus mais elevados propósitos.” Contudo, hoje são poucos os que partilham com fidelidade esses tão preciosos tesouros insondáveis. A pregação vem a passos largos sendo deturpada, tolhida e perdendo o seu lugar de destaque e seu real valor. Ao que parece não há mais vida nos púlpitos, pois o cerimonialismo e o experencialismo ocupam o lugar primordial no culto, e são perseguidos pelas pessoas como se fossem a coisa mais preciosa que existe, quando o que deveria ser almejado mais que tudo é a palavra de Deus.
A pregação enfraqueceu muito devido a essa perda de foco. E o mais terrível é que vemos poucos se mobilizando para mudar esse terrível quadro, o que dá origem a uma geração torpe e mimada, que busca apenas a realização dos seus mais egoístas desejos por meio de uma fé torpe gerada por uma pregação depravada da palavra de Deus.
Numa geração mimada com fome insaciável por milagres a pregação perde seu espaço, porque foi inculcado na mente e nos corações das pessoas que a tarefa primordial é curá-las física e psicologicamente, atender a seus caprichos e ambições egoístas para que assim elas se sintam realizadas e felizes, e para uma tristeza ainda maior alguns pregadores estão adequando à pregação da palavra de modo que atendam as expectativas de seus ouvintes, e isso tudo é feito propositalmente. A humanidade está se esquecendo que a infelicidade, a miséria, as enfermidades e tudo mais que a assola, são apenas sintomas da verdadeira doença, a saber, o pecado. O homem é um rebelde aos olhos de Deus e com consequência disso a ira de Deus está sobre ele.
A pregação nos nossos dias além de ter o tempo reduzido também perdeu o foco bíblico, que revela a real condição do homem: “morto em delitos e pecados” (Ef 2.1), ou seja, morto e separado plenamente de Deus (Ef 4.8) e do seu reino. O príncipe deste século cegou o entendimento da humanidade (II Co 4.3a). A humanidade não consegue enxergar e muito menos compreender a verdade de Deus, e ainda mais difícil será se a igreja, como vem acontecendo, esconder-lhe a verdade sobre a situação em que se encontra, usando o tempo precioso do culto para entreter-lhe, massagear o seu já tão inflado ego. Essa pregação deturpada do evangelho que só garante as promessas de Deus, esquece de mostrar o lado duro e seco do evangelho que leva o homem ao mais profundo abismo por conta das lutas e provações que encerram a vida cristã.
Portanto quando atentamos para a real necessidade da humanidade e também a real natureza da salvação revelada na Bíblia, chegamos à conclusão de que a tarefa primordial da igreja é pregar e anunciar a verdade do evangelho da graça de Cristo, expondo a verdadeira necessidade do ser humano e lhe mostrar o único remédio para a sua real e principal enfermidade, o pecado.
A igreja tem a responsabilidade de informar a humanidade da sua real condição e o único meio possível de essa situação pode ser mudada, a saber, Jesus Cristo. Mas, isso só é possível mediante uma pregação expositiva e saudável do evangelho da graça de Cristo, porque só dessa forma a humanidade será levada a perceber pelo o agir gracioso do Santo Espírito de Deus que “nada está bem” como querem que pense os pregadores falsos que deturpam a pregação da palavra expondo a humanidade a um falso senso de segurança e felicidade plena, quando ela está condenada ao inferno. Essa é a triste realidade da humanidade e ela piora ainda mais porque a igreja não tem cumprido com a sua tarefa de denunciar o pecado e anunciar as boas novas de salvação.
Os nossos templos estão inchando cada vez mais por causa da proliferação do joio oriunda da fraca e deturpada pregação da palavra de Deus. Já não há (ao que parece) mais uma preocupação efetiva com aquilo que Deus quer que escutemos através da exposição de sua santa palavra, mas sim com aquilo que os “cristãos” querem ouvir.
Como nos lega o puritano John Lightfoot: “O fundamento da verdadeira Igreja de Deus é a Escritura!”. Com estamos longe dessa verdade.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Sola Scriptura!!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira
Sonaly Soares   

3 comentários:

  1. muitas igrejas estão estimulando esse tipo de coisa mesmo, o povo se impressiona com o que vê e as vezes o que vê na verdade eh um espetáculo proporcionado por satanás. Homens que se dizem de Deus, mas fazem coisas para a própria fama e glória e acabam desviando a atenção das pessoas do que elas realmente precisam!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo em gênero e grau. Sabe Joel hoje a igreja infelizmente virou um tipo de programa ídolo ...sabe aqueles programas de descoberta de talentos?

    Pois é, fizeram da igreja um PALCO p/ shows, um querendo ser melhor ( inventando talentos) heresias, competição p/ vaso mais usado que o outro, ou seja, uma palhaçada.

    E o único q deveria ser o centro das atenções que é JESUS, tem sido usado por líderes e fiéis p/ conseguir fama , dinheiro ( prosperidade), é lamentável . Palavras e músicas p/ massagear o ego de cada um e conseguir elogios.

    Adorei o texto, escreves muito bem. E meu espaço continua aberto p/ novas poesias ok? rs. Abraços...Cris*.

    ResponderExcluir
  3. Bom texto. Para incrementar a leitura, a discussão e a certeza de que Deus cuida de seu povo, leiam e estudem o livro de Malaquias. Além disso, sugiro o ótimo livro de Mark Dever, "O que é uma igreja saudável".

    ResponderExcluir