sábado, fevereiro 11, 2012

Apenas Servos!!

O ser humano vive em busca de respostas: de onde viemos? Para onde vamos? Quem somos? Estas questões filosóficas têm gerado inúmeras discussões desde a Antiguidade e certo que em busca de uma verdade que o conforte, que preencha o vazio existente em si, o homem busca respostas por intermédio da ciência, religião, ou a ausência de ambas. Nessa incansável procura nos esbarramos muitas vezes com disputa de poder, por dinheiro, cargos, enfim há um duelo constante por títulos; algo que faça o homem ser notado e/ou até invejado.
Esta é a busca, esta é a disputa, como cristãos, sabemos de onde viemos e para onde vamos, mas que na verdade somos?
Pessoas escondidas em títulos, ou bancos e Bíblias empoeiradas, talvez intimidados por uma voz exterior que grita mais alto, nos tornando invisíveis e conformados em ter apenas uma “religião”.
Se descobrirmos quem somos, por certo ninguém calará nossa voz, se soubermos o nosso objetivo real viveremos e aceitaríamos irrevogavelmente, nosso grandioso título de SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO.  
   No meio cristão está sendo desencadeada uma abrupta batalha em busca de títulos. Há muitos que estão em busca de ser chamados pastores, presbíteros, diáconos, bispos. Esses são os que encontramos respaldos bíblicos, mas, há algum tempo, se tem intensificado a busca de variados e inúmeros títulos que estão distante da verdade ensinada por Jesus Cristo. Os que almejam tal título se julgam detentores de um nível diferente de fé, os absurdos não param por aí. Títulos surgem aos montes diariamente corrompendo o santo evangelho da graça de Cristo.
Quando nos debruçamos nas Santas Letras não encontramos bases para essa disputa desenfreada por nomenclaturas. Apenas vemos Jesus ensinando que aquele que quer ser o maior fosse o menor (Lc 22.26), uma verdade e um ensino que vem sendo esquecido, pois, os pregadores humanistas de hoje estão ensinando o contrário. Com suas mensagens infundem nas pessoas o sentimento de que elas são dignas de ostentarem títulos e que por intermédio destes podem alcançar a “graça de terem o holofote sobre si”, desviando o foco do Evangelho da Graça. Mas, sinceramente não é isso que a Bíblia ensina. O grande apóstolo Paulo em suas cartas sempre se proclamava SERVO, num a pesquisa exegética chegamos ao vocábulo grego doulos que significa escravo, Paulo chamava a si mesmo de escravo. Se o grande Paulo se intitulava de escravo por que queremos, correr em busca de tais títulos?
Neste contexto, percebemos que é mais fácil ser levados pela correnteza do que se opor a ela, por isso a maioria das igrejas definha, na crença as nomenclaturas, ladeando a preciosidade da cruz. Mas, como diz a Santa Palavra: “o deus deste século cegou o entendimento de muitos...” (II Cor. 4.4) Infelizmente esta cegueira tornou uma epidemia no meio do povo de Deus, mas, uma cegueira, que ousaria dizer, consegue enxergar, e perceber aquilo que lhes é conveniente, para viver um evangelho de facilidades, adequado a sua vida e não a Vida de Cristo.
            Tal evangelho de facilidades tem se tornado um câncer no seio da Igreja. Igrejas estão vendendo títulos e com isso enlameiam o bom nome do evangelho da graça de Cristo. O pior é que as pessoas estão engolindo esse torpe evangelho e dessa forma o mundo qualifica todos os cristãos tendo estes infames sedentos por títulos e holofotes como parâmetro. Eles não passam de sepulcros caiados como bem ensinou Jesus (Mt 23.27). O que mais nos deixa indignado é o fato das Escrituras asseverarem que quando os verdadeiros seguidores de Cristo tiverem concluído todas as suas incumbências serão tidos como SERVOS inúteis, então se as Escrituras asseveram isso por que essa disputa por títulos no seio da igreja?
Não podemos ostentar um título, devemos querer estar enquadrados no padrão de SERVOS.
Essa busca desenfreada por títulos vem apenas denotar o declínio do Cristianismo. Temos que como verdadeiros cristãos entendermos é que fomos chamados do império das trevas para o reino do Filho do seu amor (Cl 1.10).
Nas palavras do príncipe dos pregadores, a saber, Charles Haddon Spurgeon: “será que um homem que ama ao seu Senhor estaria disposto a ver Jesus, enquanto ele mesmo almeja uma coroa de louros? Haveria Jesus de ascender ao trono por meio da cruz, enquanto nós esperamos ser conduzidos para lá nos ombros das multidões, em meio a aplausos? Não seja tão fútil em sua imaginação. Avalie o preço; e se você não estiver disposto a carregar a cruz de Cristo, volte à sua fazenda ou ao seu negócio e tire deles o máximo que puder, mas permita-me sussurrar em seus ouvidos: “Que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”
            É preciso lembrar que enquanto queremos uma coroa de louros para ser vistos, Jesus usou uma coroa de espinhos para nos salvar, o Filho de Deus despiu-se de sua glória para fazer a vontade do Pai (Fp. 2. 5-8). Precisamos reviver o evangelho da cruz para redescobrir nossa vestimenta real de servos (panos de saco e cinza, a exemplo do rei Ezequias, quando afrontado por Senaqueribe). Podemos concluir dizendo: “Hoje é como nos dias da reforma há necessidade de determinação; eis o dia para o homem, mas, onde está o homem para este dia? (John MacArthur Jr.). Assim perguntamos onde estão os servos para mostrar que há Luz em meio as Trevas?

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Betânia Borges Cunha
Joel da Silva Pereira





7 comentários:

  1. Muito bom!

    Que Deus nos guie, de volta, ao Evangelho puro e simples de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Joel!
    Que Deus nos ajude a sempre almejar ser Luz , neste mundo, sem querer que o brilho eterno venha e apareça em nós e sim naquele que é a Luz do mundo : Nosso Amado Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, onde quer que olhamos vemos essa busca por títulos de lideres, como se isso demonstrasse carater cristão, nivel de comprometimento ou intimidade com Deus, tipo, quanto maior as "patentes", mais perto do trono de Deus se está. Minha igreja é apostólica, e vejo que, as vezes, o valor que se dá aos lideres é muito maior do que o que se é devido. Não estou me desfazendo deles, mas eles não tem mais meu respeito do que se fossem simplesmente presbiteros, pastores, ou até mesmo se fossem chamados pelos seus nomes.

    Deus os Abençoe!

    ResponderExcluir
  4. nosssaaa Joeel que post maravilhoso..falou bastante comigo.. o que vc escreve nesse post descreve claramente o que esta acontecendo com a igreja..disputas de cargos e tantas outras coisas..o mais interessante que eu achei é que no final de tdu seremos tidos como servos inuteis..entaao pra que tantas inimizades e disputas..façamos o que Deus nos mandou fazeer por Amor e dedicaçao a Deus,nao para vangloria mais para a Gloria de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto... Infelizmente está é a realidade de nossos dias. Os homens querem compartilhar a glória de Jesus, mas não querem subir na cruz com Ele. O melhor exemplo de como ser servos nós temos que foi o Senhor Jesus. Precisamos aprender e praticar Jo.13:1-5...

    ResponderExcluir
  6. Oi Joel... Olha o texto está muito bom e o blog está muito edificante... O texto traduz uma das características essenciais da sociedade pós moderna: o narcisismo inerente ao ser humano... Hoje não há barreiras para satisfazer os desejos carnais e tudo debaixo da idéia de que pecado não existe... Hoje vale tudo para ter seus desejos saciados... O problema são as consequências para a vida do ser humano: neste ponto eu digo consequencias espirituais... Estão a dependencia quimica e a AIDS ai pra afirmar oq estou dizendo... Quando olhamos para a igreja que foi chamada para servir ao pequeno, ao excluido, ao "deixado para trás", vemos que esta tem falhado em sua missão... Oq tem dominado os pulpitos hoje é a mensagem do "deus troca favores": "Senhor me dá um carro e eu te dou o meu louvor"... A Igreja foi chamada para ser sal e luz mas tem falhado em sua missão, de modo que vemos evangélicos presos por sairem do país com dolares não declarados na Receita Federal, dentro da Biblia... Vemos filmes pornôs gospel, bloco de carnaval gospel... Arrependimento pra quê??? Ser servo pra quê???
    A minha oração esses dias tem sido: "Senhor eu quero ser uma serva... Quero servir ao Senhor, te entregar o meu melhor, asm também quero servir aos outros... Não sou maior que o Meu Senhor... Quero que as pessoas vejam as boas obras e te Glorifiquem Senhor..."
    Quero ser como Paulo que diz em Galatas 2:20: " Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."

    ResponderExcluir
  7. cada vez mais as pessoas querem adaptar o evangelho a esse tempo, mas não percebem que Deus não vai mudar sua palavra. Estão cegos e ficam alimentando mentiras e se confortam com elas.

    Muito bom artigo!!

    ResponderExcluir