sábado, março 10, 2012

Sola Scriptura!!!


“Não aparte de tua boca o livro desta Lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de obedecer a tudo o que nele está escrito; assim farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Js 1.9).
Assim falou Deus a Josué antes deste conduzir o povo em sua entrada na terra prometida. Um conselho divino ao jovem líder do povo judeu que ficaria como estatuto perpétuo para o povo eleito. Todavia, hoje esse conselho divino tem sido ignorado de uma maneira absurda por uma boa parte daqueles que se dizem povo de Deus. Ler, estudar e meditar na palavra da Deus são tarefas apenas para serem feitas nas igrejas; nos cultos da semana e na escola bíblica.
O profeta Oséias muitos anos depois de ter aconselhado a Josué escreveu o seguinte: “o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento” (Os 4.6a). Com o tempo o povo se afastou da Palavra de Deus. O analfabetismo bíblico é algo que se alastra vorazmente no meio da igreja hoje, o que nos leva ao pensamento de que o profeta Oséias estivesse dirigindo suas palavras à nossa medíocre geração. Uma geração que não mais se debruça sobre as Santas Letras. A atual geração sabe mais acerca das coisas mundanas do que sobre as coisas espirituais. E o que mais causa espanto é que aqueles que são levantados por Deus para guiar e nutrir o seu povo estão cada vez mais negligentes na meditação e no estudo da Palavra de Deus. Como poderão nutrir o rebanho, se eles mesmos não buscam uma nutrição saudável? Como ensinar o povo a amar a Palavra de Deus se eles se mostram negligentes com a mesma?
Os reformadores entenderam que só a Palavra de Deus (Sola Scriptura) era digna de absoluta autoridade e confiança. Por isso eles lutaram para que a Igreja reconhecesse a autoridade absolutamente divina e a inerrância das Escrituras Sagradas e que a ela se submetesse, mas não foi isso que ocorreu. A igreja preferiu se colocar sob a tutela e a autoridade de homens que aos olhos de toda a sociedade eram reprováveis e praticantes dos mais absurdos atos de imoralidade, ou seja, preferiram glorificar a criatura em vez do Criador. Um triste passado que reflete com muita veracidade os nossos dias. Hoje homens querem estar no centro de tudo, e por conta do analfabetismo bíblico que grassa o nosso meio, esses homens estão ganhando mais e mais notoriedade, e tudo isso se encaixa na profecia de Oséias: “o meu povo está sedo destruído por que lhe falta conhecimento.” Na época da reforma o conhecimento da Palavra de Deus estava restrito aos clérigos e líderes da igreja, enquanto que o restante do povo estava cego e leigo acercas das verdades bíblicas, salvo pelas porções lidas e ensinadas de forma distorcidas pelos religiosos, imitando os fariseus e mestres da lei dos tempos bíblicos.
Lutero e os demais reformadores romperam com essa igreja corrompida e vi que deturpava o ensino das Sagradas Escrituras e que usava a Palavra de Deus ao seu bel prazer de forma a corroborar com suas atitudes absurdas e seus pecados mais vis. E isso acontece hoje! Homens que se julgam e se intitulam arautos do evangelho da graça de Cristo deturpam a sã doutrina e incute no meio da igreja ensinos heréticos que levam ao erro e que tornam a Palavra de Deus algo secundário a sombra de suas próprias imagens. A Bíblia não é mais suprema e nem absoluta! Os reformadores reafirmaram a supremacia das Escrituras sobre a tradição. Todas as doutrinas e ensinos estranhos às Escrituras devem ser rejeitados. Contudo, essa geração está vivendo em meio a um analfabetismo bíblico que é fortemente alimentado pela maioria daqueles que foram levantados como guia e líderes do rebanho de Cristo. Se tais homens não buscam no Precioso Livro a sabedoria e os conselhos para guiar as ovelhas, porque as mesmas deveriam estudar e meditar de dia e de noite nas Santas Letras, quando seus próprios líderes não o fazem?
O pior é que a situação está à vista de todos e pouco se faz no sentido de mudar tão devastador e crítico quadro. O que será que essa geração tola e insípida está esperando? Será que está com esperanças de que Deus ressuscite a Lutero dentre os mortos para que ele promulgue novamente a reforma? Ou que Deus inspire novamente a homens escolhidos segundo a sua soberana vontade e rediga uma nova versão das Sagradas Escrituras?
Temos que com a direção do Espírito Santo nos voltarmos com seriedade e urgência as Santas Letras, pois como disse o grande servo de Deus, João Calvino: “a Escritura é a escola do Espírito Santo na qual nem se tem deixado de pôr coisa alguma necessária e útil de conhecer, nem se ensina mais do que é preciso saber”.
Nas palavras do reverendo Hernandes Dias Lopes: “Algumas igrejas estão descambando para o liberalismo teológico, negando os postulados essenciais da fé. Outras estão se desviando para o misticismo sincrético, importando novidades estranhas à Palavra de Deus, abraçando outro evangelho, e não o evangelho da graça.” Tudo isso é com a permissão do “corpo de Cristo” que se tornou apático e ainda mais sem vida, pois não examina mais as Escrituras que testificam sobre Cristo. Uma vez mais ressoam em nossos corações a assertiva do profeta Oséias: “o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento”.
Que em nossos corações e mentes se faça presente o conselho que Deus deu a Josué e que encabeça esse simples post: “Não aparte de tua boca o livro desta Lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de obedecer a tudo o que nele está escrito; assim farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Js 1.9). Esse conselho dar respaldo para um dos cinco solas, e um dos que está mais abandonado, a saber, a Sola Scriptura!!!

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Sola Scriptura!!!!

Soli Deo Glória!!!

Joel da Silva Pereira

5 comentários:

  1. Nossaaaa.. sem palavraas! uumaaa verdade absolutaa! é uma penaa q isso acontecee no nosso meio joel! hj em diaa ninguem tem mais o habito de ler a biblia.. simplismente escuta e ve a biblia nos fds ou sejaa é crente so nos finais de semana.. por isso as pessoas nao tem revelaçao do amor que Deus tem por elas, por isso na maioria das vezes sao insatisfeitas e duvida do Grande poder de Deus.. por nao saber as escrituras por nao ter experimentado e nem revelado no seu coraçao!

    ResponderExcluir
  2. Bela Reflexão Pr Joel.
    Que possamos sempre buscar nas escrituras tudo que precisamos
    pra viver e conviver!
    Um abraço, Cátia

    ResponderExcluir
  3. fiquei quase sem palavras pra comentar esse artigo, porque me senti constrangido por não seguir o conselho que Deus deu a Josué. Temos um bem tão precioso em mãos e infelizmente não cuidamos dele como se deve, muitos não tem a liberdade que temos de abrir e ler uma Bíblia.


    Gostei muito desse artigo!

    ResponderExcluir
  4. Grande Jô, o povo sofre por falta de conhecimento. A falta da pratica de leitura da bíblia gera ignorância espiritual, aí vem qualquer um joga o que bem quer e o povo acredita em tudo que lhê é falado! Tive muitos problemas com alguns líderes por perguntar d+ rs,rs. O conhecimento incomoda alguns falsos mestres...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. OTIMA REFLEXÃO JOEL!

    A APATIA ...QUE SE INSTALOU NAS "IGREJAS",VEM DO COMODISMO DE DEDICAR-SE AO ESTUDO..A EXAMINARMOS A PALAVRA DE DEUS...MUITO DISSO SE DEVE A DOUTRINA PENTECOSTAL,QUE ENSINA QUE DEUS REVELA SUA PALAVRA,SUA VONTADE,O QUE ELE FAZ MESMO,MEDIANTE MINHA FOME E SEDE DA SUA PALAVRA...PARA ELE DIRIGIR MINHA VIDA, ATRAVÉS DELA...NÃO NO MISTICISMO DE QUE DEUS VAI "REVELAR"COM VISÃO,SONHO,PROFECIAS....

    SOMENTE A ESCRITURA!!!!

    ResponderExcluir