sábado, março 17, 2012

Um Deus Irado!

 

Essa mensagem pode despertar as pessoas não convertidas para o significado do perigo que estão correndo. Isso que vocês escutaram é o caso de todo aquele que não está em Cristo. Esse mundo de tormento, isto é, o lago de enxofre incandescente, está aberto debaixo de vossos pés. Ali se encontra o terrível abismo de chamas que ardem com a fúria de Deus, e o inferno com sua imensa boca escancarada. E vocês não têm onde se apoiarem, nem coisa alguma onde se segurarem. Não existe nada entre vocês e o inferno, senão o ar, e só o poder e o favor de Deus podem vos suster.”
Tais palavras foram pronunciadas pelo pregador Jonathan Edwards em seu famoso sermão Pecadores nas Mãos de um Deus Irado pregado em Enfield em 08 de Julho de 1741 Connecticut – EUA.
Não encontramos mais essas palavras na maioria dos púlpitos de nossas igrejas e muito menos nos corações e nas vidas daqueles que se dizem cristãos. O que nos parece é que os que se professam cristãos a muito se esqueceram do texto de Paulo aos romanos: “Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e justiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das criações de forma que os tais homens são indesculpáveis;” (Rm 1.18-20)
Um texto tão claro e maravilhoso, mas que a muito é escanteado porque ninguém quer pensar que um Deus que é todo amor também é um Deus que se ira contra a sua criação. Deus tem que ser sempre amor e não pode castigar a humanidade depravada de maneira nenhuma. A humanidade decaída e depravada não pode ser castigada pelos seus pecados. E o pior, é que muitas igrejas defendem e pregam a doutrina de um Deus que é totalmente amor e que não fica irado contra o pecado! Será que não existe o texto que citamos acima em suas Bíblias? Existem mas pelo que se vê é que textos como este são ignorados e não lidos, uma vez que eles não massageiam o ego humano decaído.
O texto da epístola de Paulo aos romanos é claro, a ira de Deus se manifesta dos céus contra toda impiedade fechar os olhos para essa verdade é fechar os olhos para o evangelho puro e simples da graça de Cristo. Muitos pregadores excluem essa verdade de suas pregações, pois ela revela uma verdade incontestável que se anunciada pode gerar o esvaziamento de suas igrejas, uma vez que o evangelho que se prega hoje é o evangelho da facilidade, da prosperidade que defende que toda a humanidade é boa e merece as delicias do Reino de Deus. Eles usam um jargão, que deturpa o ensino das Santas Letras, “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador!” dizem tais pregadores. Isso é maquiar a verdade! É mentir! E dizer o que as Escrituras não dizem! O salmo cinco desmascara essa hedionda farsa usada pra “amenizar” a ira de Deus sobre o pecador, nos diz assim o texto sagrado: “Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal.” Não poderia ser mais claro que o jargão em questão não passa de um embuste para esconder a terrível, todavia eterna verdade de que a ira de Deus se revela dos céus contra toda impiedade, em outras palavras, a ira de Deus se revela contra todos os que praticam o mal. Negar isso é negar a soberania de Deus, e as Escrituras que dizem que não há um justo sequer e ninguém que pratique o bem (Sl 14.3; Rm 3.10, 12). Se a própria Bíblia fala que não há ninguém que faço o bem, por que insistir nessa demagogia de que a humanidade decaída e depravada é boa?
A humanidade depravada nasce com a maldição de Adão e dessa forma é indesculpável diante do Santo e Trino Deus que manifesta a sua ira dos céus. Nas palavras de Jonathan Edwards: “Então, os homens impenitentes estão detidos nas mãos de Deus por cima do abismo do inferno. Eles merecem o lago de fogo e para ele estão destinados. Deus se acha terrivelmente irritado.”
Deus quando pelo seu Santo Espírito convenceu os seus do pecado, da justiça e do juízo não nos os livrou de seus pecados, ou de suas vidas desregradas, mas de sua própria ira. Jonathan Edwards foi mais do que feliz ao dizer que todos os homens não passam de pecadores nas mãos de um Deus irado. O que seria cair nas mãos de Deus? Segundo o escritor da epístola aos hebreus é uma coisa terrível (Hb 10.31). Edwards dá indicações de como é terrível cair nas mãos de Deus: “A ira de Deus é como grandes águas represadas que crescem mais e mais, aumentam de volume, até que encontram uma saída. Quanto mais tempo a correnteza for reprimida, mais rápido e forte será o seu fluxo ao ser liberada. É verdade que até agora ainda não houve um julgamento por vossas obras más. A enchente da vingança de Deus encontra-se represada. Mas, por outro lado, vossa culpa cresce dava dez mais, e dia a dia vocês acumulam mais e mais ira contra si mesmos. As águas estão subindo continuamente, fazendo sua força aumentar mais e mais. Nada, a não ser a misericórdia de Deus, detém as águas, as quais não querem continuar represadas e forçam uma saída. Se Deus retirasse sua mão das comportas, elas se abririam imediatamente e o mar impetuoso da fúria e da ira de Deus iria se precipitar com furor inconcebível, e cairia sobre vocês com poder onipotente. E mesmo que vossa força fosse dez mil vezes maior do que é, sim, dez mil vezes maior do que a força do mais forte e vigoroso diabo do inferno, não valeria nada para resistir ou deter a ira divina.”
Deus está irado! Essa é uma realidade que não pode ser suprimida ou escanteada como se não tivesse valor! A maioria dos pregadores a suprimem, e dessa forma maculam o evangelho da graça de Cristo por temerem o esvaziamento de seus templos, mas o que eles não enxergam é que suas igrejas já estão vazias. Vazias de homens e mulheres cheias de Deus. A humanidade inteira é digna da ira de Deus e de passar a eternidade no inferno, mas Ele rico em misericórdia e pelo seu grande amor com que nos amou nos deu vida (os eleitos antes da fundação mundo [Ef 1.4]) deu-nos vidas quando ainda estávamos mortos em transgressões (Ef 2.4).
O evangelho deve mostrar que a humanidade está morta em delitos e pecados e que ela é alvo de um Deus Irado. Não se pode mais omitir essa verdade aterradora. Não se pode mais tratar o home como se ele fosse o centro do mundo e assim massagear o seu ego e o seu coração com versos que só garantem uma vida de rosas. Rosas têm espinhos, será que não sabem disso?
Deus não trará Jonathan Edwards de volta a vida para pregar de novo o sermão Pecadores nas mãos de um Deus irado. Cabe a essa geração mudar isso pela graça e pelo poder do Espírito Santo.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

9 comentários:

  1. Nosssaaa.. seem palavraas.. a cada dia vc se superaa Joel! pensaar aassim nos confrontaa demaais e por isso na realidade ngm quer falar isso para suas ovelhas,de que Deus é Justo .. de que Ele faz Justiça com Suas proprias maos! Só de olharmoos paraa todo o antigo testamento,vemos que ele naao admitia qualquer pecado no seu povo! odiavaaaaa a idolatria e por isso as pessoas eram mortas por servir a outros deuses. e tantas outras coisas!
    vamos refletir maais sobre esse Deeus que estar irado pela humanidade

    ResponderExcluir
  2. “A ira de Deus é como grandes águas represadas que crescem mais e mais, aumentam de volume, até que encontram uma saída. Quanto mais tempo a correnteza for reprimida, mais rápido e forte será o seu fluxo ao ser liberada..."

    UM DEUS IRADO..É SIM !IRADO...E NÃO É PRA MENOS COM UM MUNDO..AFUNDADO NA IMORALIDADE DO PECADO,AFASTADO DO SEU CRIADOR.....DEUS ESTÁ IRADO!ÓTIMO JOEL..SEMPRE EDIFICADA COM SEU TEXTOS..!

    ResponderExcluir
  3. Texto forte,, reflexivo e verdadeiro. Parabéns Pr! Deus siga lhe inspirando sempre, pra edificação do Seu Reino. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom !!! Obrigado por nos dar a oportunidade de edificação através de seus textos ! Parabéns (:

    ResponderExcluir
  5. só a misericórdia mesmo... eh o que eu tenho pra comentar nesse artigo. Glória a Deus, pela sua graça e sua misericórdia para conosco!

    Ótimo artigo! eu tava precisando.

    ResponderExcluir
  6. Um tema forte, profundo mas é a pura verdade. Siga assim falando aquilo que o espírito de Deus coloca em seu coração. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. "Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?"
    Lamentações 3.38

    O derramamento da ira de Deus é algo real e que pode acontecer há qualquer momento, no decorrer da história, Deus derramou sua ira varias vezes sobre o seu povo, por causa do pecado, e uma delas foi durante a destruição de Jerusalém pelo rei Nabucodonozor(acho que se escreve assim...). O profeta Jeremias viu com seus próprios olhos o sofrimento dos judeus e sentiu a dor causada pela destruidora mão de Deus. Diante de todo esse cenário de aflição e agonia ele procura desesperadamente algum motivo que lhe possa dar esperanças como diz Lamentações 3.27: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperanças", e no versículo seguinte ele encontra bem no fundo de seu interior esse motivo: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade" (Lm 3.22-23). Com isso ele direciona todo o seu clamor para Deus pois Ele é a sua esperança, e a partir daí Jeremias passa a se humilhar diante de Deus e a busca-Lo esperando pela salvação, "Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio" (Lm 3.25-26).
    Vivemos hoje algo parecido com aquele tempo, onde Deus esta prestes a derramar sua ira na humanidade, e se nós estamos vivos hoje, é porque as misericórdias do Senhor estão nos sustentando, estamos na beira do abismo prestes a cair, só não caímos porque a mão de Deus está nos segurando, mesmo eu sendo pecador e não merecendo o seu grandioso favor, estou sendo sustentado por Ele "pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias;" (Lm 3.32). Precisamos fazer como Jeremias, direcionar toda nossa esperança em Deus e aguardar a sua salvação, nos humilhando constantemente em sua presença reconhecendo que Ele é tudo.

    ResponderExcluir
  8. Joel, esse foi um post mt pertinente... Hoje oq mais vemos é muito show e pouco zelo pelas coisas de Deus... Orar para conversão dos perdidos pra quê??? Se temos os melhores equipamentos para trazer um impacto emocional na vida das pessoas... Temos também a Teologia da Prosperidade que praticamente debulha o sacrifício de Jesus na cruz... Não se fala mais em pecado, em arrependimento, em mudança de vida, em "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, toma a sua cruz e siga-me" (Mt 16-24). Cristo estava falando de tomar sua cruz, seu instrumento de escárnio, de vergonha...
    Qd li o seu texto, já tinha lido a pregação de Jonathan Edwards, e fiz um contraponto com o Salmo 1: "Os impios são como a palha que o vento dispersa. Por isso os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho do justo, mas o caminho do impio perecerá" (Sl 1:4-6)
    Esse versículo exalta um dos atributos de Deus: A Justiça e a Santidade Divina... Deus é amor (eu creio) porém ele é Justo e Reto Juiz..."Ora, nós conhecemos aquele que disse:"A mim pertence a vingança; eu retribuirei." E outra vez: "O Senhor Julgará o seu povo"... Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo..." Hb 10:30-31
    Pra terminar: "O Senhor põe á prova ao justo e aos impíos; mas , ao que ama a violência a sua alma o abomina. Fará chover sobre o perverso brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice. Porque o Senhor é JUSTO, ele AMA A JUSTIÇA; os retos lhe contemplarão a face".

    ResponderExcluir
  9. Muito bom amigo.. Verdade, muitos veem o Deus de amor, mas se esquecem que Ele também é um Deus justo. Lendo o que escreveu, lembrei muito do livro Lamentações de Jeremias, quem lê toma um susto de inicio pq ninguém vê o Deus justo, mas somente o amoroso. Devemos sim crer que Ele é um Deus de amor, mas tb devemos lembrar que Ele cumpre o que diz. bjos

    ResponderExcluir