sexta-feira, abril 06, 2012

Semana Santa?

Por que os cristãos consideram a semana pascal como sendo uma “semana santa”? Se isso é verdade realmente, e a tal semana é mesmo santa, então as demais semanas do ano são o que? Se só esta semana é mesmo santa e dedicada a Deus, as outras que não são santas porventura são dedicadas ao Pecado?
A maioria dos indivíduos que se professam cristãos consentem com a tradição da igreja romana, de defender a semana pascal como sendo uma semana totalmente santa. A alma católica dos cristãos professos ainda os mantém presos às tradições, e com isso se entregam aos rituais romanos que são praticados na dita semana santa.
Os cristãos, ao que parece vivem uma dualidade, professam uma fé alicerçada em Cristo, mas, por outro lado se mantém presos às tradições romanas que ainda os influenciam.  No tocante a esse aspecto, os cristãos podem e devem aprender muito com os puritanos que consideravam suas vidas de uma maneira integral, ou seja, eles não faziam diferenciação entre a vida espiritual e a vida secular como fazem os cristãos de hoje. Os puritanos viviam o evangelho integralmente e suas vidas como um todo eram plenamente vividas pelo foco do verdadeiro evangelho da graça de Cristo. Toda a vida puritana era dedicada a Deus em todos os seus aspectos desde o mais simples ao mais nobre.
Seria benéfico que, nessa semana tida como santa, os cristãos aprendessem um pouco com os puritanos. Seus ensinamentos, sua devoção, sua dedicação exclusiva ao Senhor. Eles viviam tendo em seus corações que todas as semanas do ano eram santas e deveriam ser vividas e celebradas para honra e glória de Deus. Princípio este que deve ser guardado e vivenciado por todos nós.
Hoje muitas vezes, o sacrifício de Cristo só é lembrado e festejado durante o culto no qual a santa ceia é celebrada. E durante a semana tida como santa os cristãos pousam de amantes e defensores ardorosos do sacrifício de Cristo. O sacrifício vem sendo banalizado pouco a pouco e a única lembrança que os cristãos têm acerca dessa inestimável obra propiciatória não é nem o relato bíblico, e sim o filmes que relatam este sacrifício. Lamentável!
A paixão de Cristo hoje não passa de uma mera celebração ritualista. Algo que deveria arder diariamente no coração de cada cristão e estar nos púlpitos de cada igreja que se diz verdadeiramente cristã foi relegado a uma mera lembrança mensal. Contudo, a tradição romana ainda persiste em convencer os cristãos que a semana pascal é uma semana diferente e que merece uma atenção especial e com isso os cristãos vestem um “manto de santidade” inviolável que os tornam supercrentes, em semelhança aos judeus dos tempos de Jesus que ensinavam uma coisa e viviam outra. Quanta hipocrisia!
A celebração pascal se tornou um ritual hipócrita de homens e mulheres que honram a Deus apenas com os lábios, mas os seus corações estão distantes de Deus (Is 29.13). Precisamos abandonar rituais para vivenciar o verdadeiro evangelho, onde o centro é Cristo e não uma data comemorativa. Que todos os dias nos lembremos daquele sacrifício que nos deu a graça de receber o céu por herança, que todas as nossas semanas sejam santas, e conduzidas pela “Cruz de Cristo”, que em nosso cotidiano, nos dispamos das fardas de crente e vistamos as vestes de servos, assim como os puritanos nos santifiquemos de maneira integral, que não exista uma Semana Santa, que sejamos NÓS SANTOS...
Soli Deo Gloria!!!
Joel da Silva Pereira
Betânia Borges Cunha

10 comentários:

  1. Verdade, sejamos nós santos, e não apenas em um dia, mas que cultivemos o habito de buscar pela santidade em nossas vidas!!

    ResponderExcluir
  2. Como disse: A paixão de Cristo hoje não passa de uma mera celebração ritualista... isso é verdade,quado se fala em semana Santa o que vem a cabeça das pessoas? Chocolate, festas - quando na verdade o propósito é viver realmente o evangelho e vive-lo todos os dias!

    ResponderExcluir
  3. Amei a postagem!!!

    Concordo que todos nós, realmente cristãos, devemos encarar toda reunião da Ceia do Senhor como nossa Páscoa, e viver o Evangelho a todo o tempo!
    A minha Páscoa é celebrada todo domingo, hehe.

    Abração!
    Mariáh
    http://godaboveall.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. as pessoas insistem em ser hipohcritas nesses tempos comemorativos. O estilo de vida dos puritanos me impressiona as vezes, eles simplesmente viviam exclusivamente pra Deus e isso eh muito bonito.

    ResponderExcluir
  5. RITUAIS PROGRAMADOS SÃO DESCARTADOS DA PRESENÇ
    O NOSSO SACRIFICIO É VIVO..SANTO E AGRADAVEL..O NOSSO CULTO RACIONAL..

    NOSSA PASCOA..LIBERTADOR SALVADOR...JESUS..OBRIGADA SENHOR..!

    ABRAÇO MANINHO ..EXCELENTE MEDITAÇÃO..!!!

    ResponderExcluir
  6. Devemos sempre seguir o nosso mairo exemplo de santidade que é o nosso Senhor Jesus Cristo. Não devemos nos moldar a este mundo, mas moldá-lo pela brilho de Cristo, que, porventura, há em nossas vidas. Rm 12:2.

    ResponderExcluir
  7. A PAZ DO SENHOR AMADOS
    É INFELIZMENTE MUITA GENTE AINDA VIVE SÓ UMA SEMANA DE SANTIDADE, MAIS O livro de Oséias - 4,6 - registra uma observação feita pelo Senhor, que diz: "Meu povo se perde por falta de conhecimento" . Fazendo isso o Criador, através do profeta - não estaria nos alertando que a salvação está atrelada ao verdadeiro conhecimento,Em João 8:32, ele disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ."
    "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.15, 16).
    "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.15, 16).
    FIQUEM NA PAZ DO SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo Jo! Engraçado que a pessoa apronta o ano todo, semana toda e chega na famosa " semana santa" quer bancar o cordeirinho rs. A sociedade adora uma hipocrisia cristã.Querido continue falando aquilo que Deus manda.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo e Pastor escreve muito beem! É a pura verdade tudo oq foi escrito aí! Devemos lembrar do sacrifício de Cristo todos os dias, não apenas em uma única semana, com rituais criados pelos homens! bjin

    ResponderExcluir
  10. Artigo muito legal!

    A bíblia já fala:

    "Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."
    1 Coríntios 9:14

    De que adianta conhecer o evangelho, ir a igreja se envolver com a obra se não vivemos esse evangelho?
    Nós, que dizemos conhecer a verdade, deveríamos fazer a diferença nesse mundo, mas estamos vivendo como o mundo vive, seguindo suas tradições e nos conformando com o andamento das coisas, fazendo isso estamos abraçando o pecado e contradizendo tudo aquilo que nós pregamos.

    "Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
    Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários."
    Hebreus 10:26-27

    ResponderExcluir