sexta-feira, abril 13, 2012

Uma Geração Negligente!!!

Negligência, um mal frequente e horrendo. Os cristãos estão vivendo num terrível estado de negligência. Somos uma geração negligente. Negligenciamos a Palavra de Deus, a oração, o culto, a adoração, a vida de santidade, e evangelho e até o próprio Jesus. Bastava citar apenas a negligência para com a Palavra de Deus, pois se a negligenciamos tudo o mais é negligenciado. Por outro lado aquilo que mais deveríamos negligenciar o abraçamos calorosamente como a um amigo íntimo, a saber, o mundanismo.
O que seria da nossa geração se os discípulos de Jesus, dos quais nos proclamamos sucessores, tivessem agido de forma negligente (negligentes na fé, no proclamar das verdades do evangelho da graça de Cristo)? Resposta: “Não poderíamos nos chamar de cristãos!”
Não podemos negligenciar a Palavra de Deus! Ela é o nosso único guia de fé e prática. Nela encontramos as palavras de vida eterna e testemunho acerca de Jesus (Jo 5.39). O que é proclamado na maioria dos púlpitos hoje é tudo menos a genuína Palavra de Deus. Se Lutero vivesse em nossos dias talvez ele tivesse que afixar novamente as suas 95 teses e promulgar uma nova reforma ante ao descaso e a negligência dos cristãos. Os pais da igreja, os reformadores, os puritanos resgataram e propagaram o estudo sistemático da Palavra de Deus em suas igrejas e isso gerou uma sede tal que a busca por Deus em sua própria palavra pela iluminação do Espírito Santo gerou profunda convicção de pecado e arrependimento genuíno, mas isso só foi possível porque o Sola Scriptura defendido por eles, foi um retorno às Sagradas Escrituras e isso gerou uma renovação espiritual que os fez enxergar o quanto aquela geração estava distante de Deus. Essa é carência hoje de nossa geração. Não somos uma geração que ama as Escrituras como se deveria, e isso também se dá pelo fato de termos uma liderança que é omissa no estudo das Escrituras e nos púlpitos não pregam as verdades do evangelho da graça de Cristo e sim arremedo de verdades. E. M. Bounds disse: “Homens mortos pregam sermões mortos, e sermões mortos matam”, tais homens estão produzindo uma geração negligente cujo fim é a morte.
Nossa geração por conta de sua negligência para com as Escrituras desconhece o inestimável valor dos momentos de oração. A oração é algo tão sério e indispensável que os discípulos pediram a Jesus: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11.1), e também o apóstolo Paulo atentou para essa necessidade da vida prática e exortou também aos seus leitores a orarem sem cessar (I Ts 5.17), essa exortação não mais arde em nossos corações. Na história da igreja temos os grandes avivamentos. Os avivamentos irromperam porque aquela geração não negligenciava a vida de oração e acima de tudo não negligenciava as Sagradas Escrituras. Um exemplo dessa não negligência vem dos morávios. Um povo, que amava a Deus e a sua palavra e, que promoveu algo nunca visto na história do mundo. Os morávios oraram durante um século ininterruptamente, e o resultado foi extraordinário, algo plenamente divino com uma colheita incrível de almas para honra e louvor da glória de Deus e quantas vidas foram influenciadas por Deus através desses joelhos que se dobraram durante um século inteiro, mas hoje pra nossa passar dez minutos de joelhos causa incomodo e pela teologia pregada não é algo digno de um filho de Deus. Contudo, ainda há 7000 que não se dobraram a baal, mas mesmo assim somos uma geração negligente.
Negligenciamos e deturpamos a fé em Cristo. Nossa fé não é mais uma fé salvifíca, mas sim um meio pelo qual nossa geração decreta, determina e declara que o ouro e a prata que a Bíblia deixa clara serem de propriedade exclusiva de Deus (Ag 2.8) nos pertencem. A fé agora é moeda de troca. As Escrituras nos ensinam que a fé é dom do Espírito de Deus (I Co 12.9) e assim vemos a total inversão de valores. Isso se dá devido ao alto grau de nossa negligência para com Deus e sua palavra.
Os reformadores pregaram: Sola Fide. Todavia, hoje para muitos ter fé é apenas uma aceitação mental de algumas doutrinas cristãs, e tem uma conotação ainda mais deturpada e nociva, pois hoje se alastra em nosso meio a heresia de que a nossa fé pode obrigar a Deus a satisfazer os nossos desejos e nossas ambições pessoais independente da vontade soberana Dele. Esquecemos-nos que até a fé que temos é algo que Deus nos concede imerecidamente. Somos uma geração negligente.
Nossa negligencia beira o absurdo. Negligenciamos o Espírito Santo de Deus. Acreditamos que podemos realizar a obra de Deus pela força de nossas mãos, ledo engano. Se os puritanos foram os gigantes espirituais que J. I. Packer nos conta em sua obra Entre os Gigantes de Deus, se deve ao fato deles não terem negligenciado o Espírito Santo. Eles norteavam suas vidas seguindo sempre a direção soberana do Espírito Santo de Deus em todas as áreas de suas vidas. Isso faz deles exemplos de maturidade, e de nós uma geração medíocre. Isso os torna gigantes espirituais, e nós anões espirituais. O Espírito Santo é a promessa de Deus para a sua igreja (Jo 14.16). Outro consolador que daria força a igreja para que ela tivesse condições de cumprir a sua tão nobre e importante missão. Contudo para nossa geração o Espírito Santo é menos digno de confiança do que o homem morto em delitos e pecados (Ef 2.1) no qual essa geração prefere depositar sua fé.
Por conta da negligência para com a Palavra de Deus nos tornamos negligentes em todas as demais áreas de nossas vidas. Temos que lembrar que nossas vidas devem estar centradas nas Escrituras, pois sem isso nos tornamos pessoas sem vida e sem conteúdo.
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus...” (I Pe 1.9)...Como poderemos nos enquadrar nesse perfil estipulado pelo apóstolo Pedro se somos uma geração negligente?

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

7 comentários:

  1. Que sábias e sérias palavras Pr Joel, Temos sim mesmo que lembrar que nossas vidas devem estar centradas na Palavra de Deus, todo o dia, toda hora: em todos os momentos. Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a seguir firme!
    Parabéns pelo Post um belo puxão de orelhas, mas necessário, tenho certeza que edificará muitas vidas! Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Esse artigo sem dúvidas está entre os meus preferidos ! ótimo , Meus parabéns .. Que Deus continue te usando grandemente !

    ResponderExcluir
  3. QUE DEUS NOS AJUDE..AFAZER SUA OBRA..ZELOSAMENTE,COM AMOR...E VERDADE..AFINAL A IGREJA COMO PAULO DIZ.."É A COLUNA DA VERDADE"......E TENHO VISTO ESTA COLUNA..SENDO RESTAURADA...POR DEUS!PQ QD ELE AGE..NINGUÉM IMPEDE..E ELE TEM SUA "HORA"..OBRIGADA JOEL POR MAIS UM TEXTO EDIFICANTE E QUE NOS FAZ REFLETIR...

    para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
    1 Timóteo 3:15

    ResponderExcluir
  4. QUE A PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJA CONTIGO AMADO IRMÃO.
    SEI QUE FOI O NOSSO DEUS QUEM INSTRUIU A VOCÊ A ESCREVER POIS DÓI MUITO SABER QUE AS IGREJAS ESTÃO ASSIM COMO NÓS NEGLIGENCIAMOS, PRECISAMOS DESSE ALERTA POIS JESUS ESTÁ VOLTANDO E VEM BUSCAR UMA IGREJA SANTA,João 4:23 – “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”
    É DESSA FORMA QUE ADORAMOS AO SENHOR!!
    EXTREMA CORRUPÇÃO DO MUNDO E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DA IGREJA.

    MATEUS 24:10-12
    “NESSE TEMPO, MUITOS SERÃO ESCANDALIZADOS, E TRAIR-SE-ÃO UNS AOS OUTROS, E UNS AOS OUTROS SE ABORRECERÃO. E SURGIRÃO MUITOS FALSOS PROFETAS E ENGANARÃO A MUITOS. E, POR SE MULTIPLICAR A INIQUIDADE, O AMOR DE MUITOS SE ESFRIARÁ"
    TEMOS QUE NOS ACORDAR PARA NÃO FAZER PARTE DOS ""MUITOS"" E AJUDAR OS QUE DORMEM PARA DESPERTAR E HONRAR O NOME DE JESUS POIS FOI ELE QUENOS ESCOLHEU.“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus...” (I Pe 1.9)...
    MUITO BEM LEMBRADO AMADO IRMÃO JOEL ESSE VERSÍCULO, QUE O SENHOR JESUS TENHA MISERICÓRDIA DE NOSSA GERAÇÃO.
    "Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." (Efésios 5:14).
    Muitas pessoas estão hoje dormindo, sem se dar conta que este sono é maligno, pois não conseguem acordar, despertar para realidade do mundo que vivemos; que o nosso adversário veio para matar, roubar e destruir - "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10:10), e Deus na sua sabedoria está nos alertando para este fato.
    Para batalhar arduamente pela fé, é necessário às vezes corrigir e repreender (2 Timóteo 4:2);
    fica na gloriosa parte do Senhor Jesus.
    SUA IRMÃ EM CRISTO JOSELMA

    ResponderExcluir
  5. já tinha escutado essa história dos Morávios e fiquei impressionado, eu não acho assunto pra 10 min. de oração e eles simplesmente oraram um século. O estilo de vida dos puritanos é muito bonito tambem, por que eles abrem mão de suas vidas pra estarem próximos de Deus. Que Deus tenha misericórdia de nós que somos tão negligentes.

    Muito bom artigo!

    ResponderExcluir
  6. Jesus, desceu à terra, despiu-se de toda sua glória, para nos fazer: "raça eleita, sacerdócio real" e tudo que temos feito é nos gloriar daquilo que irresponsavelmente fazemos. Por certo o Rei dos Reis merce muito, muito mais. De tudo que fazemos na obra de Deus, que nos esforcemos para fazer o melhor, pois o Rei merece o melhor!!!! Soli Deo Glória!

    ResponderExcluir
  7. E enquanto isso os que não tem a palavra revelada do Senhor como norma de conduta são mais prudentes que os filhos da luz. Lembremos que o Senhor é primícia na nossa vida. A busca deve ser constante para que o sal não se torne insípido.

    ResponderExcluir