sábado, maio 12, 2012

E a Pregação?


No inicio dos anos de 1970 o Doutor Martyn Lloyd-Jones fez a seguinte pergunta: “Qual é a principal finalidade da pregação?” essa pergunta é muito relevante hoje, pois em dias que a verdadeira pregação do evangelho da graça de Cristo vem sendo fragmentada e deturpada, temos que respondê-la com amor e fervor. Contudo, o próprio Doutor nos fornece a resposta à sua pergunta. Responde Lloyd-Jones: “A finalidade da pregação, gosto de pensar que é esta: dar aos homens e mulheres o senso de Deus e de sua presença”.
A presença de Deus é algo que hoje não é mais necessário nas pregações. É necessário apenas mostrar as bênçãos, vitórias e triunfos que Deus pode conceder, e nada mais. Mas, a pregação não é apenas tolhida nesse aspecto onde Deus não é o centro. As igrejas hoje estão cada vez mais restringindo o tempo destinado a exposição das Sagradas Escrituras.
As igrejas convidam inúmeros grupos de louvor que cantam uma enorme quantidade de músicas, e o pior, músicas sem conteúdo bíblico que apenas massageiam o ego humano e o infla ainda mais. Também encontramos as inúmeras oportunidades concedidas a alguma pessoas, e maioria delas não tem intimidade com o púlpito e muito menos com a Palavra de Deus, mas por ocuparem algum cargo (e eu nem sei como e nem porque os ocupam) são convidados a estarem trazendo uma “saudação”, e quanto mais músicas e saudações menos tempo para a exposição da Palavra de Deus.
As igrejas infelizmente não enxergam mais como prioridade apresentar o evangelho da graça de Cristo em sua totalidade. Apenas apresentam textos fora de contextos e maquiam e deturpam as Sagradas Letras.  Mas a culpa disso recai acima de tudo por uma liderança omissa que ao que parece perdeu o seu senso de compromisso para com Deus e com sua rica e bendita Palavra. Martyn Lloyd-Jones prossegue em sua defesa da pregação cristocêntrica e diz: “pregar é a atividade mais admirável e emocionante na qual um homem pode se envolver, por causa do que ela nos proporcionar no presente e das gloriosas e infindas possibilidades no futuro eterno”, essa afirmação deveria gerar nos pregadores atuais um senso de compromisso que o façam voltar a uma exposição clara e fiel das Escrituras. Mas, o profeta Oséias estava mais do que certo ao asseverar que o povo de Deus está sendo destruído porque lhe falta conhecimento (Os 4.6). Vivemos um sério e terrível quadro de analfabetismo bíblico, daí a incoerência nos cultos das igrejas hoje. Intermináveis períodos de louvor, não que eu seja contra o louvor, longe disso, mas que deveríamos dispensar mais tempo para a ministração da Palavra de Deus.
Em seu livro O Legado da Alegria Soberana (que indico) John Piper ao discorrer sobre a vida de três dos maiores teólogos da história da cristandade, a saber, Santo Agostinho, Martinho Lutero e João Calvino, enfatiza a importância que as Sagradas Escrituras tinha na vida de cada um deles.  Ao mergulharem no estudo esmerado da Bíblia e na proclamação das suas verdades, esses três devolveram a Bíblia e sua exposição ao seu lugar de direito. Eles regataram a centralidade da pregação nos cultos e também à importância do estudo sistemático da Bíblia para o aperfeiçoamento pessoal e acima de tudo para a boa exposição de maneira fiel e coerente das Santas Letras. Um legado rico e genuinamente saudável, mas que por causa de uma geração negligente que se recusa a estudar a Palavra de Deus e pregá-la com exatidão, amor e devoção, é desprezado e a cada dia esquecido.
Não existe mais uma preocupação com o conteúdo da pregação, com o preparo do pregador, pior, quase não se dá mais importância à pregação num culto, pois seu espaço é cada vez mais limitado e quando alguém sobe ao púlpito, nota-se o despreparo e a falta de intimidade com a palavra.
Os pregadores modernos se esqueceram de que o evangelho é o poder de Deus (Rm 1.16) e o tratam como uma mercadoria que pode ser comercializada de acordo com a preferência do cliente. Tais pregadores estão distantes das palavras do Dr. Martyn Lloyd-Jones: “a obra da pregação é a mais elevada, a maior e mais gloriosa vocação para a qual alguém pode ser chamado”.
Quase não existe mais apreço pela gloriosa obra da pregação das verdades do evangelho da graça de Cristo, e creio que não há mais amor por tal tarefa, pois ela está cada vez mais banalizada. O legado dos grandes pregadores, a exemplo de Spurgeon, Jonathan Edwards, George Whitefield, John Wesley, D. L. Moody, Martyn Lloyd-Jones, John Stott e muitos que pregaram com amor e devoção a Palavra de Deus, está sendo deturpado e banalizado.
Pregações e Pregadores precisam ser revitalizados. A pregação precisa voltar a ter a primazia nos cultos. Os pregadores precisam parar de brincar de serem pregadores e passarem a sê-los verdadeiramente. E ainda falando sobre os pregadores deixo o exemplo de John Bunyan nas palavras do grande Spurgeon, disse ele: “Corte-o em qualquer lugar e você descobrirá que o seu sangue é cheio de Bíblia. A própria essência da Bíblia fluía dele. Ele não pode falar sem citar um texto, pois sua alma está repleta da Palavra de Deus”. Será que essa verdade sobre John Bunyan pode ser aplicada aos pregadores modernos?

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira


4 comentários:

  1. Mais um post que nos faz pensar. Bela e edificante reflexão:Cada vez menor o espaço nos cultos pra pregação, isso faz muita falta. Que Deus siga te usando para ser voz ativa na Igreja, voz que leva a refletir que exorta e instruí. E Que Deus tenha misericórdia de nós! Um Abraço !

    ResponderExcluir
  2. mais uma prova de que muitos dos cultos hoje estão valorizando mais o que diverte e atrai as massas do que é necessário pro povo. Preferem escutar musicas, pular, correr e gritar do que escutar o que Deus tem pra falar através da mensagem que Ele envia pelo pastor, que deve ser um pastor de verdade e não um qualquer com um título tão importante.

    Gostei muito do artigo!

    ResponderExcluir
  3. 'Como comentei esses dias .. estamos perdendo a essência da pregação e da palavra em geral!
    E os cristãos perdendo sua essência de 'separados'!
    O show tem que parar!
    Parabéns , que Deus continue te usando !

    ResponderExcluir
  4. A paz servo do senhor , mais uma vez um assunto que nos faz pensar e rever como as igreja deixa de pregar o sacrifício de JESUS por nós para nos salvar.Muitas pessoas buscam saciar sua fome espiritual na igreja, mas não encontram nela o Pão da Vida. Encontram muito do homem, pouco de Deus. Muito ritual, pouco pão espiritual. Muito da terra, pouco do céu. Estamos substituindo o Pão do céu por outro alimento. Os pregadores pregam para agradar, e não para desafiar. Dão palha em vez de trigo ao povo – Jr 23.28. Estão pregando saúde e prosperidade, e não sobre a cruz de Cristo.essas são palavras do(Pr Marcello de Oliveira)O apóstolo Paulo em II Timóteo 4.2 nos diz: Que pregue insistentemente a Palavra de Deus em todos os momentos, sempre que tiver oportunidade, a tempo e fora de tempo, quando for conveniente e quando não for. Corrija e repreenda o seu povo quando precisarem, estimule-os a fazer o bem, e esteja todo o tempo alimentando-os pacientemente com a Palavra de Deus. Ainda que as pessoas não queiram ouvir, a Palavra deve ser pregada, ela não pode ser deixada de lado. Não devemos usar o tempo dedicado à Palavra para outras atividades.
    Em Provérbios 30.5 está escrito: Porque toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.que o senhor jesus tenha imisericórdia de nós e nos ajude a pregar a palavra de DEUS pura e genuína.

    ResponderExcluir