domingo, maio 06, 2012

Vida Cristã!!


O que pensamos ser a vida cristã? Uma pergunta que ao que parece tornou-se irrelevante sabermos a resposta correta. Satisfazemos-nos com um arremedo de resposta mesmo que esta esteja em desacordo com o padrão bíblico de vida cristã. Achamos que a vida cristã é um eterno jogo, onde o que fizemos de errado hoje pode ser esquecido amanhã. E vivemos a vida cristã como se ela fosse um ciclo ilusório de tentativas e erros.
A vida cristã não é nem de longe um jogo. Quando Deus nos chama de nossos túmulos, pois estávamos mortos em delitos e pecados (Ef 2.1), nos convida a vivermos com Ele, para Ele e por meio Dele (Rm 11.36), então a vida cristã tem um Senhor, e esse Senhor exige nada menos que a perfeição dos seus seguidores. Mesmo que lhes seja impossível alcançar tal perfeição nesta vida, é dever de cada cristão buscar a perfeição em seu viver, até o dia da gloriosa volta do Senhor Jesus.
No Antigo Testamento o povo eleito de Deus, tinha a Lei para guiá-lo, contudo o homem é incapaz de cumprir categoricamente todas as exigências da Lei, por isso, a oferta de sacrifícios pelo pecado, se fez necessário para a correção do povo. No Novo Testamento, não temos mais a Lei para ditar como devemos viver a vida cristã, pois, o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14). Deus se fez carne na pessoa de seu Filho Jesus e veio ao mundo ensinar a essência da verdadeira vida cristã, a saber, amar e obedecer a Deus inquestionavelmente. Jesus não veio abolir a Lei, ao contrário Ele a cumpriu plenamente sem vacilar em nenhum de seus aspectos, tornado-se assim o modelo a ser seguido por nós. Agora não é mais a Lei que nos guia em nossa vivência cristã, mas, sim o próprio Deus que se fez carne e habitou entre nós na pessoa de Jesus Cristo. Entretanto essa verdade é deturpada dia após dia, pois, uma vez que a Lei foi cumprida pensamos que por sermos salvos pela graça, logo nos julgamos aptos a cometer qualquer delito e Deus precisa nos perdoar incontestavelmente; podemos errar, mas, pagar as consequências deste erro é quase inaceitável. Estamos sob um jugo mais leve, mas ao contrário do que pensamos o nosso Deus, mesmo cumprido todas as exigências da Lei na pessoa de Jesus, traz para o nosso padrão de conduta agora é o próprio Jesus, ou seja, nossa vida deve imitar em todos os aspectos o padrão ensinado e acima de tudo vivido pelo próprio Deus.
Os reformadores e puritanos viviam sob os CINCO SOLAS: SOLA SCRIPTURA (Só a Escritura), SOLA FIDE (Só a Fé), SOLA GRATIA (Só a Graça), SOLUS CHISTUS (Só Cristo) e SOLI DEO GLORIA (Glória só a Deus). Esses princípios totalmente baseados na Bíblia foram resgatados pelos reformadores no século XVI de forma que as incoerências e heresias da igreja da época, que estavam desviando o foco da vida cristã dos padrões bíblicos para os desmandos papais fossem combatidos e as verdades da vida cristã fossem estabelecidas. Assim eles entenderam que o modelo de vida cristã ordenado por Deus aos cristãos é o mesmo que Deus ordenou a Israel no deserto: “Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. Se isso precisou ser redescoberto no século XVI, muito mais hoje!
Queremos viver a vida cristã como se ela fosse um jogo. Mas, ao falar de Deus não podemos tratá-lo como um treinador, que nos quer vivendo para ganhar, sempre. Se assim for, devemos fazer o que o nosso treinador diz não para ganhar, mas porque Ele sabe o que é melhor, para nos fazer chegar ao fim certo.
Muitos procuram a vida cristã, por modismo, por buscar uma vida longe de problemas, sem doenças, sem dificuldades, sem padecer necessidades; se assim o próprio Jesus não teria chorado, não seria carpinteiro, não teria sido necessário a sua morte...
A vida cristã precisa ser vista de maneira tão sublime que nenhuma dificuldade pode nos fazer escolher outra vida, nada de mal que venhamos a passar pode nos fazer escolher, não ser cristãos, pois, é certo que existirão dificuldades, porém, o Nosso Deus nos fará contemplar maravilhas, seja num deserto ou num oásis, numa tempestade ou na calmaria do mar, tudo Ele usa, para nos mostrar o quanto precisamos cada dia mais depender Dele, porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, por isso somos cristãos, por que Ele nos escolheu.
A vida cristã não é uma escolha humana, mas sim algo que Deus instituiu ao nos escolher para sermos raça eleita, nação santa e povo de propriedade exclusiva Dele ( I Pe 2.9) . Ao sermos escolhidos não temos opção ou buscamos viver uma vida cristã digna do chamado da nossa vocação ou viveremos uma eterna ilusão onde em seu final ouviremos: “Nunca vos conheci; Apartai-vos de mim; os que praticais iniquidade”. (Mt 7.23), mas é claro que Deus não nos chama para vivermos uma vida de ilusão, mas sim para sermos santos e irrepreensíveis perante ele, para louvor da glória da sal graça que ao nos escolher nos concedeu no gratuitamente no Amado, a saber, Jesus Cristo (Ef 1.4,6).

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Betânia Borges Cunha
Joel da Silva Pereira

6 comentários:

  1. Que texto reflexivo, nos leva mais uma vez a pensar: Vida cristã não é jogo é opção, desejo e vontade de viver nosso chamado e vocação! Lindo Post e faço suas minha palavras: Que Deus tenha misericórdia de nós! Um abraço fraterno

    ResponderExcluir
  2. Como disse , na minha pregação Sábado .. Muitas pessoas não entram na reino de Deus , por conta de suas riquezas já outras entrar por um evangelho destorcido ... O que na verdade acontece é que o verdadeiro evangelho está ficando pra trás !
    Estão esquecendo da verdadeira essência do evangelho simples e puro! Que Deus tenha misericórdia de nós! Parabéns , a cada dia mais apaixonada pelas suas publicações !

    ResponderExcluir
  3. muita gente pensa que ser cristão é só lazer. Se nem Jesus, que é O Filho de Deus, evitou o seu sofrimento imaginem nóe pecadores.

    Gostei de mais desse artigo!

    ResponderExcluir
  4. Vida Cristã, um tema muito falado, e muitas vezes entendido da forma que se quer entender. Ter uma vida em constante busca de presença e adoração a Deus é o que faz sermos servos de Cristo! A vida Cristã é como uma planta, deve ser cultivada, regada, gradativamente.. dia a dia!!

    ResponderExcluir
  5. Mto bom o Texto amigo. Esse assunto é de grande importância,
    para nós, cristãos, entendermos o verdadeiro significado de viver na Graça. =)

    ResponderExcluir
  6. Que a graça e a paz do senhor Jesus esteja com vocês,Viver a vida cristã é muito mais que meramente se tornar um cristão, unir-se a uma igreja ou ter uma religião. É a entrega diária da minha vida a Cristo,é permitir que ele seja o senhor de nossas vidas, pois como diz a bíblia Não fostes vós que Me escolhestes a Mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós.João 15:16.sabemos pois que aceitar esse chamado de DEUS não quer dizer que podemos viver livre de toda luta diária,ele nos adverte em sua palavra “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” JOÃO 16:33 ele também nos diz:Romanos 8:37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.que a graça do senhor Jesus nos ensine cada vez mais ser um cristão verdadeiro. muito tenho aprendido com você PR.Joel e minha amada Bêtania que DEUS continue os abençõando.

    ResponderExcluir