segunda-feira, junho 04, 2012

"Examinais as Escrituras!"


Nos últimos meses eu estive envolvido na produção da minha tese de conclusão do curso de teologia. O tema escolhido foi o padrão bíblico de santidade, apesar de ser um excelente tema, não é sobre santidade que quero tratar nesse artigo, mas sim sobre a necessidade do estudo na vida cristã.
Os cristãos pensam que basta apenas ler e estudar a Palavra de Deus durante os cultos e escolas dominicais. Ledo engano! Negligenciar o estudo sistemático das Escrituras é negligenciar está em diálogo com Deus.
O que será que os cristãos entendem quando leem no Salmo 1 que o prazer do homem bem-aventurado está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite? Diante disso, não tem como isentar o cristão da responsabilidade de um estudo sistemático da Palavra de Deus.
Analisando um pouco a vasta e conturbada história da igreja, encontrei duas características preponderantes nos homens e mulheres que foram usados por Deus, a saber, uma vida de oração intensa e um esmerado estudo das Escrituras.
Não foi a toa que Paulo exortou ao seu amado filho Timóteo: “procura-te apresentar a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm 2.15). Timóteo não poderia ser um exemplo se não se portasse como um obreiro aprovado que manejava bem a Palavra da Verdade, e como atender a tais requesitos sem uma vida regrada de estudo da Palavra e de intensa oração?
Os reformadores se encaixam como exemplos da prática do estudo sistemático e não apenas das Escrituras, mas também da boa literatura cristã. Lutero e Calvino se enquadram nessa definição de estudiosos. Lutero foi um grande catedrático e Calvino o mestre de Genebra por assim dizer. O grande John Knox foi um dos tantos que estudaram sob a tutela de Calvino em Genebra.
Um dos maiores exemplos de cristão estudioso é o do pregador congregacional Jonathan Edwards, um intelectual brilhante que foi escolhido por Deus para o sagrado ministério e que no desempenho de seu ministério dedicava treze horas do seu dia para estudar e meditar nas Sagradas Escrituras. O estudo não só na vida do ministro, mas também na vida de qualquer cristão é algo imprescindível e de vital importância. Contudo, como já frisei em vários artigos anteriores, os cristãos estão envoltos em um analfabetismo bíblico tenebroso. A Bíblia está se transformando em um mero objeto de decoração. Se os cristãos não querem ler nem a Bíblia como eles lerão alguma literatura cristã?
Os cristãos cada vez mais negligenciam a vida de oração e de estudo devocional das Escrituras. O próprio Cristo nos exorta: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nela a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39). O cristão é chamado para ser um imitador de Jesus e o único livro que fala com exatidão acerca Dele é a Bíblia. É claro que muita literatura foi produzida acerca da pessoa de Cristo, todavia a mais exata ainda é a Sua própria Palavra.
Nas palavras do reverendo Hernandes Dias Lopes: “Algumas igrejas estão descambando para o liberalismo teológico, negando os postulados essenciais da fé. Outras estão se desviando para o misticismo sincrético, importando novidades estranhas à Palavra de Deus, abraçando outro evangelho, e não o evangelho da graça.” Tudo isso é com a permissão do “corpo de Cristo” que se tornou apático e ainda mais sem vida, pois não examina mais as Escrituras que testificam sobre Cristo. Uma vez mais ressoam em nossos corações a assertiva do profeta Oséias: “o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento”.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira




7 comentários:

  1. Que belo artigo. Que Importante exortação sobre a leitura da Palavra de Deus! Deus tenha misericórdia de nós.

    ResponderExcluir
  2. Falamos sobre isso essa semana. Aliás esse é um assunto que tenho refletido bastante nos últimos dias.

    Muito bom artigo, Joel.

    Deus o abençoe.

    Day Anne

    ResponderExcluir
  3. Voltei! rsrsrs.. muito bom o artigo.. realmente.. uma coisa é ler, outra é ler e examinar e outra é ler e estudar.. Que Deus possa nos ensinar q que nós venhamos estar dispostos a aprender..

    ResponderExcluir
  4. eu imagino o quanto deve ter valido a pena a vida desses homens, que se dedicaram tanto na sua intimidade com Deus. Infelizmente eu não faço nem a metade. Que Deus tenha misericórdia!

    Muito bom esse artigo!

    ResponderExcluir
  5. Que a graça e a paz esteja sempre com com pastor Joel,mais um artigo que nos faz pensar pois DEUS deixou um manual de vida para seguimos e fazermos o certo, quando ele diz na sua palavra“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nela a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39). A Bíblia diz em Josué 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
    A meditação cristã é concentrar os nossos pensamentos nos planos de Deus. A Bíblia diz em Salmos 1:2 “Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.” temos a solução para tudo o manual como tudo funciona mais como você diz meu irmão o analfabetismo cristã é grande,vejamos o que diz o profeta Oseias: Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
    Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro.
    Oséias 4:1-2
    O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento,
    Oséias 4:6,foi escrito para Israel mais tomamos como exemplo,vamos nos enchemos da palavra de DEUS.
    “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:3-4,)tudo que coloquei aqui é bíblico nada veio de mim sim do Senhor.que o senhor jesus tenha misericórdia de nós a enxergar o tesouro que temos nas mão. fica na paz amado espero o próximo.

    ResponderExcluir
  6. Acho que essa passagem de Oseias que Joselma citou é importante para entender o que acontece com as pessoas quando elas não se dedicam as escrituras como deveriam. A palavra de Deus é muito misteriosa, as vezes achamos simples a mensagem que ela quer nos passar, mas se pararmos para analisa-la cuidadosamente, veremos quão complexa ela é, apenas Deus tem a capacidade de interpreta-la da maneira correta e nos transmitir essa grandiosa mensagem.
    Muitas pessoas só por terem uma noção a respeito da palavra já acham que a conhecem o suficiente, outros até estudam a palavra, mas a interpretam da maneira errada, sem pedir a devida sabedoria a Deus. Por esses e outros motivos que o evangelho esta sendo tão distorcido no mundo.
    Para evitar cair nessas armadilhas, devemos discernir tudo o que ouvimos, retendo para nós aquilo que é fiel as escrituras, nós só conseguimos obter essa capacidade de discernir depois de muito estudo da palavra, pois como vamos saber se o que está sendo dito é verdadeiro se não o conhecemos?
    Que possamos seguir o exemplo de Salomão, pedindo sempre a Deus que nos conceda sabedoria para lhe-darmos com Sua palavra, e o exemplo dos Berianos que conferiam nas escrituras tudo o que ouviam

    ResponderExcluir
  7. Viver conforme as escrituras é nossa missão , aliás a bíblia é nosso manual de sobrevivência -- porém muitas vezes não colocamos a devida importância nisso e deixamos passar! Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!

    ResponderExcluir