terça-feira, julho 10, 2012

Enchei-vos!!!!!


Jesus antes de ascender aos céus prometeu enviar o Espírito Santo para permanecer para sempre com a igreja.
“Mas recebereis poder quando o Espiríto Santo descer sobre vós; e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1.8).
Não pode existir igreja sem a presença gloriosa do Espiríto Santo, e também não existe crescimento saudável da igreja de Cristo sem o agir poderoso e sobrenatural do Espiríto Santo. O príncipe dos pregadores, a saber, Charles Haddon Spurgeon, dizia que é mais fácil ensinar um leão a ser vegetariano do que converter uma alma sem a obra regeneradora do Espiríto Santo.
Para ter uma idéia mais detalhada acerca do Espiríto Santo é necessário crer piamente na doutrina da Trindade (tema de um artigo futuro). O Espiríto Santo é Deus, assim como o Pai e o Filho são Deus. Cristo chamou o Espiríto Santo de “Conselheiro” e “Espiríto da verdade”. Ele disse que o Espiríto Santo guiaria os seus discípulos e consequentemente a igreja a toda verdade e concederia poder para que houvesse um testemunho autêntico da verdade (At 1.8).
Era sumamente importante e necessário para os discípulos e, por conseguinte à igreja que Jesus retornasse ao Pai (Jo 16.17). Jesus dissera antes a seus discípulos que o Espiríto Santo estava com eles (na sua pessoa, o Verbo encarnado), contudo depois de seu retorno para o Pai o Espiríto Santo estaria neles (Jo 14.17) e consequentemente na igreja. Isto ocorreu no Pentecoste, quando o Espiríto Santo os encheu e os transformou (At 1.8; 2.1-17). Há alguns que defendem que até o derramar do Espiríto Santo no dia de Pentecoste os discípulos não tinham o Espiríto Santo, o que é um absurdo sem tamanho, uma vez que se eles eram convertidos é certeza plena que tinham o Espírito Santo o que é asseverado pelas Escrituras (Rm 8.9). Todavia, após a sua ressurreição Jesus soprou sobre eles o Espiríto Santo, dizendo-lhes: “Recebei o Espiríto Santo” (Jo 20.22). Mas eles não estavam cheios do Espiríto Santo. Pois nas palavras do reverendo Hernandes Dias Lopes, ainda não havia chegado a hora da dispensação do Espiríto Santo. O Paracleto, o Consolador ainda não tinha sido enviado.
No dia de Pentecoste, dias depois da ascensão de Jesus e da oração incessante da igreja primitiva, o Espiríto Santo foi derramado. Os discípulos ficaram cheios do Espiríto Santo. Aqueles que já tinham o Espírito Santo, pois eram convertidos, agora foram cheios do Espiríto Santo e revestidos de poder para testemunhar. Após tal revestimento àqueles que antes eram apenas convertidos se tornaram poderosos e valentes embaixadores de Cristo. Um fato interessante é que até o derramar do Espiríto Santo os cristãos estavam escondidos com medo dos judeus os caçarem e os matarem tal qual fizeram com o seu Mestre Amado. Agora, os que antes se portavam como covardes, enfrentavam açoites, prisões e até mesmo a morte com galhardia e com uma fé inabalável e inquestionável, fé essa que fora despertada e fortalecida pelo agir soberano do Espírito Santo.
O derramar do Espiríto Santo impulsionou o crescimento vertiginoso da igreja. Uma vez que a igreja foi revestida de poder do Espiríto Santo, sua vida passou a evidenciar esse revestimento de poder, e o mundo foi impactado. Tal revestimento ficou visível através da firmeza doutrinária dos apóstolos, da sua intensa e fervorosa vida de oração, da adoração em espiríto e em verdade, da comunhão fraternal e de um testemunho santo e irrepreensível. Que enorme diferença há entre a igreja primitiva e a igreja dos nossos dias! Sei que, assim como a nossa igreja hoje, a igreja primitiva tinha suas falhas, mas a diferença entre ela e as nossas igrejas reside no fato de que ela foi revestida de poder do alto, e mesmo sobre a égide da mesma promessa onde está o poder hoje? Onde está o Espiríto Santo hoje? O que vemos não passa de uma deturpada imitação do derramar do Espiríto Santo, pois não posso crer que o Espiríto nos faça agir de maneira irracional e descontrolada como vemos em nossas igrejas. As manifestações que vemos hoje em nossas igrejas passam longe daquelas relatadas nas Escrituras e por serem diferentes e contrárias eu não posso aceitá-las como sendo o agir sobrenatural do Santo Espiríto de Deus que habita em nós desde o momento em que nos convenceu do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16. 8). Busquemos o verdadeiro revestimento de poder do alto!
O reverendo Hernandes Dias Lopes assevera que ser cheio do Espiríto Santo não é uma opção; é uma ordem. É um mandamento, não mera possibilidade. Há muitos cristãos que têm o Espiríto Santo, porém não estão cheios Dele. Ser habitado pelo Espírito Santo é uma coisa, outra bem diferente e ainda mais necessária é transbordar do Espiríto. Os apóstolos após o derramar do Espiríto Santo se tornaram transbordantes do Espiríto e suas vidas evidenciavam isso. Hoje, a igreja evidencia esse mesmo transbordar? Que Deus seja propício a nós pecadores e seres espiritualmente fracos e débeis!
A vontade soberana Deus para a sua igreja é uma vida abundante, produzida pela plenitude do Espiríto Santo. Portanto igreja do Senhor: “... enchei-vos do Espiríto” (Ef 5.18).

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e por sua soberana graça nos encha com o seu Santo Espiríto!!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira





4 comentários:

  1. Ótimo tema, a igreja dos nossos dias precisa entender q ser cheio do Espírito Santo, vai muito além dos conceitos distorcidos q vemos por aí, e da grande necessidade da dependencia total do Espírito de Deus em seus ministérios, que Deus continue te abençoando com temas tão edificantes...grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso esse tema , e com certeza entra na lista dos meus artigos preferidos ! Que Deus te abençoe grandemente que benção esse artigo!

    ResponderExcluir
  3. esse é um dos assuntos que me deixa intrigado, porque não tenho tanto conhecimento sobre isso. Graças a Deus, eu tenho recebido certo discernimento pra não cair em algumas conversas por ai.

    Muito bom artigo!

    ResponderExcluir
  4. Que a graça e paz do senhor Jesus esteja com você meu irmão.
    Mais um artigo que nos faz pensar como esta a situação de nossas igreja atual,pois sabemos é promessa , "E acontecerá, depois, que derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o Meu Espírito naqueles dias"(Joel 2:28 e 29),só que não estamos tomando posse, pois a igreja dorme, precisamos de avivamento em nossas igrejas. Entendemos, com base na Palavra de Deus, a Bíblia, que o Senhor deseja derramar abundantemente do Seu Espírito sobre a Sua Igreja em toda a parte do mundo, promovendo um grande despertamento espiritual, a fim de preparar a Igreja para seu encontro com o Senhor Jesus no dia do arrebatamento. A fim de se preparar para esse derramamento do Espírito Santo, as Igrejas precisam (1) viver em santificação, (2) obedecer à Palavra de Deus, (3) buscar o batismo com o Espírito Santo e os dons espirituais, (4) aprender a usar os dons espirituais com sabedoria e discernimento, e submissão aos pastores, (5) submeter-se ao Governo do Senhor Jesus como o Cabeça da Igreja, seu Corpo, e (6) procurar viver em união.
    Se cada um de nós se tornar um graveto seco, inflamado pelo fogo de Deus (Isaías 64:2), esse fogo vai se espalhar. Que o fogo impetuoso do Espírito possa arder em nosso coração! Que as cinzas da frieza e do comodismo possam ser sopradas para longe e que esse fogo poderoso possa espalhar suas labaredas e alastrar-se em nós e através de nós. Que sejamos gravetos secos e pegar fogo, porque depois que o fogo pega nos gravetos secos, até lenha verde.
    “ fogo ou se propaga ou se apaga. O fogo ou cresce ou fenece. Ou o fogo arde ou vira cinza.meça a arder”.( Pastor Philip D. Walme),
    Que possamos da lugar ao Espírito santo de DEUS, pra que haja o avivamento.... Até o próximo,fica na paz do Senhor JESUS.

    ResponderExcluir