quarta-feira, agosto 08, 2012

Avivamento!!!


“Aviva a tua obra, ó Senhor...” Essa foi a oração feita pelo profeta Habacuque e que hoje em dia é tão repetida por muitos cristãos que estão em busca de um avivamento. O que eu acho mais interessante é que as pessoas pedem por avivamento sem ao menos saber o que é Avivamento. Não se tem uma definição própria do que seja um avivamento, mas se pudéssemos definir o mais coerente seria seguir a definição do presbítero Rubem Amorese, que disse que avivamento é “o resultado da ação do Espírito Santo na vida do crente, enchendo-o e habilitando-o para cumprir a vontade do Senhor no seu contexto específico de vida, tendo também a conotação coletiva de um movimento; é resultado também da ação (permissão, ou submissão) do homem, no sentido de buscar a santidade e de se deixar encher por Deus”. O verdadeiro avivamento irrompe quando a igreja cristã está enfrentando crises seja por pecado, seja por apatia, desobediência e desvirtuamento das Sagradas Escrituras ou de sua vocação e missão.
Olhando para a história da cristandade vemos maravilhosos relatos de grandes avivamentos, a exemplo, do que houve na Inglaterra nos tempos dos irmãos Wesley (John e Charles) e de seu amigo Whitefield, e tempos depois com o príncipe dos pregadores, o grande Charles Spurgeon que por meio do seu ministério foi usado como precursor de um grande avivamento em seus dias na Inglaterra do século XIX. E não podemos deixar de mencionar o povo morávio que passou um século inteiro de oração. Ação que impulsionou os morávios a um despertamento e empreendimento missionário jamais novamente visto na história da cristandade. Tal foi o impacto desse século inteiro de oração que o Espírito Santo foi derramado sobremaneira na vida desse povo, a ponto de alguns moravianos se entregarem como escravos para alcançar povos não alcançados nos cantos mais remotos do mundo.   
Por conta de uma visão deturpadas de algumas igrejas, os cristãos não sabem o que significa avivamento. Para esses, avivamento é uma série de bizarrices, que nada tem a ver com o derramar do Espírito Santo como vemos no relato do capítulo dois do livro de Atos, onde podemos ver a verdadeira manifestação sobrenatural do Espírito Santo. Hoje, o que vemos e ouvimos é um deturpar de uma tão maravilhosa ação divina onde gritarias, urros e toda sorte de meninice é qualificada como sendo o agir do Espírito Santo no meio da igreja. Nada do que vemos se enquadra com os exemplos de avivamentos ao longo da história da cristandade e muito menos com os relatos bíblicos do derramar do Espírito Santo. O verdadeiro avivamento não tem nada a ver com gritos, unções esquisitas, que surgem de tudo quanto lugar, tais como: unção do riso, unção do leão, unção do urso, unção o cão. Haja bizarrice! E ainda tem o cair no “espiríto”. Confesso que já li a Bíblia completa algumas vezes e em nenhum dos seus inspirados 66 livros encontrei nenhuma dessas unções e outras bizarrices. E uma coisa que me deixa ainda mais intrigado é que ministérios notórios são adeptos dessas unções e outras bizarrices e o pior é que  os cristãos continuam a defender tais ministérios como se tais práticas fossem algo natural, mas tais defensores podem me contestar e dizerem que isso é algo a parte dos ministérios. Quanta cegueira!
O verdadeiro avivamento traz consigo marcas inquestionáveis e profundas. O avivamento verdadeiro leva os cristãos verdadeiros a um retorno as Sagradas Escrituras e, por conseguinte uma forte e sincera obediência e proclamação da Palavra de Deus. A palavra de Deus é lida, estudada e proclamada com afinco, amor e devoção. Através desse retorno às Escrituras e a sua sincera exposição nos púlpitos a convicção de pecado caia fortemente sobre os ouvintes da ministração da Santa Palavra e assim as conversões são genuínas e não motivadas pelo medo e por coação, mas eram motivadas e impulsionadas pelo Santo Espírito de Deus que convencia as almas ouvintes a se arrependerem e se entregarem a Cristo. A oração se torna imprescindível à vida cristã. O contato íntimo, amoroso e sincero com o Senhor gera no coração de cada cristão uma fé genuinamente bíblica e verdadeira, mas hoje a fé que é ensinada e pregada nas igrejas é uma fé torpe e enganosa que leva os cristãos a cometerem as maiores sandices em nome de uma fé que vai contra tudo o que Cristo ensinou. “Decrete”, “declare” e “determine” soa muito bonito, mas não é bíblico e nem é consequência da fé autêntica que é produzida na vida cristã pelo Espírito Santo em detrimento ao avivamento. O verdadeiro avivamento nos coloca em contato com as antigas doutrinas da graça (depravação total, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos santos) e também com os pilares da reforma protestante do século XVI (os cinco solas), a saber, Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus e Soli Deo Gloria, e o contato com essas santas e bíblicas doutrinas só é possível porque o avivamento leva o crente de volta às páginas das Sagradas Escrituras.
Avivamento vai além de emoções. Vai além de manifestações bizarras e unções esquisitas sem respaldo bíblico e inventadas por homens que querem notoriedade e que são propagadas e disseminadas no meio das igrejas por ministérios que pára se promoverem, ao que parece, ensinam e pregam tais doutrinas.
Avivamento genuíno traz uma fome e consequente amor a Palavra de Deus e com isso pregação autêntica do puro, simples e verdadeiro evangelho de Cristo e como fruto dessa pregação tem-se: arrependimento, convicção de pecado, vida nova em Cristo Jesus para os pecadores que são convencidos pelo Espírito Santo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Essa é a essência do verdadeiro avivamento, é claro que tem muitas outras marcas inquestionáveis que autenticam o verdadeiro derramar do Espírito Santo, mas em essência essas que arrolamos aqui neste artigo são as mais forte e evidentes. E confesso que estou orando por tal obra de Deus em nosso meio, pois nossa apatia e negligência estão beirando o absurdo!
Que seja nossa oração a mesma do profeta Habacuque: “Aviva a tua obra, ó Senhor”!

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

3 comentários:

  1. precisamos urgentemente de um avivamento, mas não estamos preparados ainda para um. Que Deus tenha misericórdia de nós.

    Muito bom artigo!!

    ResponderExcluir
  2. O avivamento é algo maravilhoso, onde há um derramamento muito intenso do Espirito Santo sobre sua igreja, onde todos são constrangidos e tocados pelo amor de Deus. Uma avivamento é o que a igreja atual mais precisa, pois a cada dia que passa, o evangelhos vem sendo mais distorcido, e só um verdadeiro avivamento poderá abrir os olhos da igreja do Senhor e nos da a percepção que precisamos do pecado. Que possamos orar cada vez mais por um avivamento

    ResponderExcluir
  3. Bom artigo amigo, a igreja de Cristo não pode perder sua identidade, e infelizmente é o que temos visto, uma igreja que não pratica o mandamento do Senhor...que Deus nos ajude a voltar ao primeiro amor, e traga um avivamento genuíno para o seu povo...

    ResponderExcluir