quarta-feira, abril 30, 2014

Longe de Deus...



“Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” (Is 29.13)
Uma geração que ama a Deus de maneira superficial é dessa forma que a igreja hodierna tem se mostrado, o profeta Isaías fez essa exortação aproximadamente 700 anos de o Verbo se fazer carne e habitar entre nós.  Nunca essas palavras foram tão atuais.A atual geração quer se apresentar diante de Deus de qualquer forma.  “Será que Deus se sente glorificado com a forma como nos apresentamos diante Dele?”
A centralidade das Escrituras ao que parece não interessa a essa geração, que cada vez se corrompe mais e se distancia assustadoramente das verdades do evangelho.  Uma geração vazia e descompromissada com o evangelho é isso que surge hoje. O joio se alastra de forma desmedida no seio da igreja; e essa geração doente quer se apresentar a Deus como se fosse à raça eleita e o sacerdócio real, uma geração que com sua boca honra a Deus, mas que em seus corações Deus não está entronizado.
Não há mais um senso de santidade por parte daqueles que se apresentam diante de Deus. E isso engloba a todos: pastores, presbíteros, diáconos, missionários, missionárias, evangelistas, líderes de ministérios e departamentos, professores de escola dominical, enfim a superficialidade e a falsidade estão entranhadas de maneira sólida e visível no meio da igreja.
Há uma falsa santidade que permeia toda a vida cristã atual e isso afronta descaradamente a majestade gloriosa de Deus, pois, como uma geração corrupta e falsa pode adorar verdadeiramente um Deus que é absolutamente santo e perfeito?
Impulsionadas por pregações humanistas atual geração se aproxima de Deus como se este lhe fosse um eterno devedor. Essa geração só honra a Deus enquanto Ele estiver lhe proporcionando benesses materiais, mas, basta uma aflição para Deus ter menos importância, uma vez que Ele não mais abençoa pra que honrá-Lo ou adorá-Lo em Espírito e em verdade?
Os cristãos hoje se aproximam de Deus esperando todo tipo favor, pois é isso que as pregações tortuosas e humanistas têm enraizado nos corações daqueles que em busca de uma solução para a sua vida pecaminosa têm encontrado na maioria das igrejas e assim a soma dos que se aproximam de Deus apenas de boca e com lábios só aumenta. Isso é catastrófico e denigre o rico e maravilhoso legado deixado pro Lutero e demais reformadores, pois, Lutero lutou com todas as suas forças para que a pregação da Palavra fosse feita de forma pura e genuína com o intuito de formar cristãos sadios e verdadeiros servos do Deus Vivo. Todavia, esse legado não mais importa o que importa são templos lotados de pessoas vazias de Deus, mas cheias de si mesmas alimentadas por pregações de “pastores” que se dizem próximos de Deus e que se proclamam detentores de novas “revelações” vindas diretas do divino trono e com isso rebanhos pastam rumo ao inferno cegamente guiados por cegos.
Essa não é uma questão simples, pois ela não está restrita somente a exposição das Sagradas Escrituras, está enraizada por todas as áreas da vida e do ministério cristão, um exemplo bem claro disso está nas canções que são entoadas durante os cultos. Letras vazias e sem conteúdo bíblico que exaltam o homem e que força a Deus se dobrar a pecaminosa e tortuosa vontade humana.  Essa realidade vivida pela igreja atual é a confirmação da profecia de Isaías na qual se baseia esse post.
A vida devocional também é outro aspecto da atual geração que se adéqua a profecia de Isaías.  O momento de intimidade com Deus se tornou banal, pois é nesse momento que a geração atual acua Deus no canto da parede e o condiciona à sua vontade e Deus “se vê na obrigação” de abençoar e atender as orações dos seus “santos servos”.
Os servos verdadeiros do Deus Vivo são chamados para ser sal da terra e luz do mundo, mas o que se vê ao que parece é que surge uma geração que perdeu o seu sabor e a sua luz, e assim não pode mais fazer a diferença neste mundo tenebroso, e como se não bastasse ter perdido o sabor e não brilhar em meio às trevas, essa geração é cheia de mimos e não me toques. Isaías estava realmente correto, e isso só mostra mais uma vez a atualidade das Sagradas Escrituras. O Senhor Jesus usou as palavras de Isaías para advertir os fariseus e escribas que se portavam como “santos”, mas que verdadeiramente eram hipócritas. O Dr. Russell Shedd diz que a hipocrisia surge quando as atitudes e a vida íntima, tal como de fato são, não correspondem com as palavras e atos religiosos. Tal afirmação se adéqua perfeitamente a essa geração atual que se diz cristã. Diz mais o Dr. Shedd, em seu comentário acerca da passagem profética de Isaías (Is 29.13) “Os pensamentos e as diretrizes destes hipócritas estavam longe de atingir a vontade divina. A mesma situação se deu com os fariseus. Maquinalmente. Dogmas, litanias e liturgias decoradas, ensaiadas, sem amor, sem convicção.” 
Uma geração que se aproxima de Deus com dogmas, litanias e liturgias decoradas e se porta como detentora da verdade, porém não passa de uma geração sem vida.
Que Deus possa nos restaurar e nos colocar no caminho certo para uma verdadeira vida que honre e glorifique o Sublime Nome Dele.

Que Deus tenha misericórdia e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira



Um comentário:

  1. A modernidade intensificou a busca pelo que é mais comodo e conveniente ao homem, e cada vez mais o ser humano se torna egoísta e soberbo. Infelizmente a modernidade tem influenciado muitas igrejas por ai e os pregadores tem oferecido um evangelho completamente distorcido, que busca a satisfação da vontade do homem e deixa de lado a sua verdadeira condição diante de Deus, porque se de fato for pregado o verdadeiro evangelho as igrejas diminuiriam em número e também diminuiriam o lucro de muitos mercenários que se dizem lideres religiosos, mas que não passam de cegos guiando outros cegos para o inferno.
    Que Deus tenha misericórdia de nós e levante obreiros capacitados para pregar o evangelho com ousadia, sem medo de desagradar a homens e buscando sempre a vontade de Deus.

    ResponderExcluir