segunda-feira, junho 30, 2014

Teu, Senhor é o reino!!!!!



"Tua, Senhor, é a grandeza, o poder, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto o que há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos." (I Crônicas 29.11).
Nas palavras de John Murray: "eu entendo a soberania, como a autoridade, o domínio e o governo absolutos de Deus sobre toda realidade distinta dEle mesmo, existente no âmbito da natureza da graça. É um conceito que se refere à sua relação com os outros seres e com tudo o mais que existe".
Deus é Soberano! Essa verdade está asseverada em todas as partes das Sagradas Escrituras, de Gênesis a Apocalipse cada verso, cada capítulo, cada livro e cada epístola a soberania de Deus é exaltada. Contudo, hoje essa soberania não é pregada e nem ensinadas nas igrejas. Na maioria dos púlpitos ao que parece surgiu um novo "senhor soberano", e mesmo cheio de defeitos, pecados e imperfeições esse novo "senhor soberano" tem sido colocado acima do verdadeiro Senhor Soberano.
Agora, não é muito difícil saber quem é esse novo "senhor soberano", pois a Bíblia no revela que esse novo "senhor"está morto em delitos e pecados (Ef 2.1). A doutrina da soberania de Deus enfrenta como um dos seus maiores opositores os pregadores humanistas. Tais pregadores com suas pregações humanistas e distorcidas das Escrituras têm ensinado que o homem pode controlar o seu destino e ainda vão mais além, asseveram com todas as letras que o homem pode escolher ser salvo.
A Bíblia de estudo de Genebra em uma de suas notas teológicas traz o seguinte: "a afirmação de que Deus é absolutamente soberano na criação, na providência e na salvação é básica à crença bíblica e ao louvor bíblico. A visão de Deus reinando de seu trono é repetida muitas vezes (I Rs 22.19; Is 6.1; Ez 1.26; Dn 7.9; Ap 4.2). Somos constantemente lembrados, em termos explícitos, que o Senhor (Javé) reina como rei exercendo seu domínio sobre os grandes e pequenos, igualmente (Êx 15.18; Sl 47.93; 96.10; 97; 99.1-5; 146.10; Pv 16.33; 21.1; Is 23.23; 52.7; Dn 4.34-35; 5.21-28; 6.26; Mt 10.29-31). o domínio de Deus é total; ele determina como ele mesmo escolhe e realiza tudo o que determina, e nada pode deter o seu propósito ou frustrar os seus planos. Ele exerce o seu governo no curso normal da vida, como nas mais mais extraordinárias intervenções e milagres".
Nunca foi tão imperativo resgatar a doutrina da soberania divina. Em dias em que o homem é colocado dia após dia, pregação após pregação em um pedestal onde ele se acha digno de todas as coisas, inclusive de ter a total atenção de Deus. Deus precisa reinar soberanamente novamente e principalmente no coração dos homens para que haja uma igreja sadia que vive o verdadeiro evangelho da graça de Cristo. Esse sempre foi o verdadeiro intento de Lutero, que a igreja reconhecesse, vivesse e se submetesse a autoridade e supremacia das Escrituras, e por conseguinte a Soberania de Deus.
A doutrina da soberania de Deus tem sido negligenciada a tal ponto que os homens estão se achando soberanos, e estão chegando ao cúmulo de exigirem de Deus as coisas mais absurdas possíveis e para validarem esses absurdos eles usam uma interpretação totalmente deturpada das Escrituras Sagradas.
Segundo Matt Perman: "a soberania de Deus é, é realmente, uma doutrina libertadora para nós. Ela nos liberta para obedecermos com alegre confiança, segurança e paz. Tal  como um crente, nós devemos pensar assim: 'uma vez que Deus é soberano, a não obediência pode fazer mal ao meu relacionamento com Deus, e portanto, obediência nenhuma, não importa quão "bobo" isso seja ao mundo e não importa as consequências, isso no final, pode fazer mal a mim.' Não é dessa maneira que Paulo usou a doutrina em Romanos 8.28-36? Ele disse no verso 28 e então procedeu à explicação de que a segurança que ela nos dá através do zelo, da obediência de risco porque "nada nos separará do amor de Cristo".
Deus é soberano e isso é uma verdade absoluta e irrefutável, qualquer um que assevere algo que vá além disso, está pondo em xeque a inerrância e a supremacia das Sagradas Letras! Para estes fica a dica: "As Escrituras são absolutamente verdadeiras, e nada do que façam ou digam mudará o fato de que elas ensinam que Deus é soberano e que o homem não passa de um monte de barro nas mãos do Soberano Oleiro". Contudo, devo confessar que defender a soberania de Deus hoje é falar um idioma estrangeiro. Por isso deixo aqui um pedido: "Deixem Deus ser Deus!"

Que Deus tenha misericórdia de nós e que a importante e inquestionável doutrina da soberania de Deus volte a ter um lugar de honra em nossos púlpitos, no coração e na vida de cada cristão verdadeiro lavado e remido no sangue de Cristo!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário