terça-feira, outubro 21, 2014

Reforma hoje e já!!!!



Chegamos a mais um mês de Outubro! Para muitos um mês como outro qualquer! Até mesmo no meio cristão é um mês comum, mas não deveria ser assim. No mês de Outubro de 1517 o monge alemão Martinho Lutero afixava nos portais da catedral de Wittenberg as suas famosas 95 teses. Uma resposta aos desmandos papais, a venda descabida de indulgências e toda a corrupção e depravação do clero da igreja medieval. Tal ato deu início a Reforma Protestante. Reforma tão esquecida nos dias atuais pelos que se professam cristãos, reforma essa que se faz mais do que necessária hoje!
Todavia, o que foi a Reforma Protestante do século XVI? Alguns tratam a reforma como um mero ato que trouxe inovações para a igreja. Outros dizem que a reforma foi algo do Diabo que dividiu a igreja. 
Inicialmente Lutero nunca quis causar divisão na igreja. O intento do monge alemão era que a igreja se renovasse pelas Escrituras Sagradas. Lutero defendia que a igreja deveria submissa as Santas Letras e não à homens corruptos desprovidos de caráter. Enfim, a reforma não queria a divisão da igreja, mas sim a sua restauração. E, por fim, a Reforma não foi um ato inovador, que trouxe idéias revolucionárias, mas sim foi um movimento de redescobertas.
Deus se instrumentalizou da vida de Martinho Lutero para fazer com que o povo retornasse a fonte única de fé e prática, a saber, as Escrituras Sagradas, uma vez que o conhecimento e o acesso a ele estava sob o controle dos clérigos corruptos e sem caráter que lideravam a igreja. Clérigos que amontoavam riquezas à custa da fé cega do povo usando das mais vis deturpações dos textos sagrados para aumentarem mais e mais suas riquezas e posses. Nenhuma semelhança com os dias atuais não é mera coincidência. 
Os dias atuais são tenebrosos, pois os "arautos" do Deus deturpam as Escrituras das mais terríveis e desprezíveis maneiras e acham que tudo bem. Fico a me perguntar: “Será que esses homens acham que ficarão impunes por tamanha deturpação?”
Em dias como os nossos, onde vivenciamos tanto desmandos doutrinários e maquinações nas mensagens proferidas dos púlpitos de nossas igrejas, impressiona-me a apatia e o comodismo do sal da terra e da luz do mundo. A igreja não toma uma atitude contra toda essa depravação e desmandos. Será que a igreja está esperando que Deus traga Lutero de volta a vida para que ele se levante contra toda essa situação que fere a santidade de Cristo e que deturpa a Palavra de Deus. Será que os cristãos de hoje se levantariam com a mesma heroica ousadia de Lutero e asseverariam tais palavras contra os desmandos de hoje tal como ele fez em sua época: “Wycliffe e Huss criticaram o comportamento imoral dos papistas; eu me oponho principalmente contra as suas doutrinas: afirmo clara e precisamente que eles não pregam a verdade. Para isto fui chamado: tomo o ganso pelo pescoço e aplico a faca à sua garganta. Quando consigo mostrar que a doutrina dos papistas é falsa, conforme tenho feito, posso facilmente provar que seu modo de vida é mau. Quando a palavra permanece pura, o modo de viver, ainda que tenha algum desencontro, também será puro. O Papa tirou a palavra pura bem como a pura doutrina, trazendo outra palavra e doutrina, que pendurou sobre a igreja. Sacudi toda a Paparia com este único ponto, de que eu ensino com retidão e nada misturo a isto. Temos de avançar a doutrina, pois isso é o que quebra o pescoço do Papa”. “Será que diríamos tudo isso acerca das palhaçadas que vivenciamos hoje?”
Nas palavras de Steven J. Lawson: “Que Deus dê novamente à sua igreja homens destemidos na proclamação da Escritura. Fazendo isso, que ele indique o caminho de uma nova reforma no púlpito, que restaure a primazia da sua Palavra no meio de seu povo”.
Mais do que verdade essas palavras de Lawson, uma necessidade mais do que urgente para os dias atuais. Necessitamos de uma nova reforma, de um avivamento genuíno e poderoso.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est!!!


Joel da Silva Pereira

2 comentários:

  1. Texto muito bem escrito e que encoraja os remanescentes a seguir os passos do Mestre, que também enfrentou oposição dos judeus e fariseus, mas não se calou em meio às heresias e comércio nas sinagogas.

    Peçamos a Deus ousadia para proclamar o evangelho e discernimento para não receber evangelho ou espírito diferente daquele que aprendemos e ouvimos através das Sagradas Escrituras (se elas forem mesmo sagradas para nós, haveremos de dar-lhes um lugar de primazia em nosso culto e devoção pessoal).

    Shalom!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto. Realmente o que precisamos hoje em dia é de uma verdadeira reforma para que possamos ser Cristãos mais firmes e empenhados em fazer a obra divina. Que Deus possa estar constantemente fazendo uma reforma no nosso dia a dia, para que seu nome seja honrado e exaltado. Vivamos em Jesus Cristo !
    Soli Deo Gloria !

    ResponderExcluir