sexta-feira, junho 10, 2011

A Cruz

Jesus derramou seu precioso e imaculado sangue no madeiro maldito, tudo isso por amor à uma humanidade decaída que nada merecia e nem merece. A Bíblia nos ensina que todo aquele que fosse pendurado num madeiro, estaria sob a maldição de Deus (Dt 21.22). Contudo, o que não sabemos, ou melhor, ignoramos, é que o Cordeiro de Deus foi crucificado antes que houvesse mundo.
A cruz é o ponto culminante da inimizade que há entre Deus e o homem. Desde a eternidade, uma cruz tinha sido assegurada e o Salvador nela haveria de ser pregado, para vergonha de todos, contudo para a salvação de muitos.
Aquele que é o símbolo da vitória de Jesus sobre o pecado é tão desconsiderado hoje. Foi na cruz que os nossos pecados foram perdoados e foi lá que o nosso Jesus nos justificou. Todavia este tão glorioso e precioso tema está sumindo dos púlpitos das igrejas atuais.
Ao que nos parece, falar da morte expiatória de Cristo no madeiro tornou-se algo vergonhoso e que deve ser mantido longe do conhecimento dos rebanhos. Talvez, não se pregue tanto a respeito do madeiro maldito porque tenhamos medo de que o povo não aceite a figura do seu Salvador em estado de lastíma, de sofrimento e de abandono que é tão contrastante com a figura do Deus Soberano do universo.
Nos esqueçemos que enquanto sofria e padecia no maldito madeiro Jesus recebia imerecidamente a ira de Deus que deveria recair sobre toda a humanidade e que aprouve a Deus que Ele levasse sobre si toda a nossa iniquidade e por suas pisaduras nos fomos sarados e o castigo e que nos traz a paz estava sobre ele (Is 53).
Nas palavras de John Stott: “Pregar a cruz é pregar a salvação pela graça de Deus somente. Tal mensagem é pedra de tropeço (I Co 1.23) porque é gravemente escandolosa para o orgulho humano; ela, portanto, nos expõe à perseguição.”                   
Contudo, o apóstolo Paulo nos exorta que “... longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu  para o mundo.” (Gl 6.14). Assim, vemos que a cruz não é apenas um símbolo de vergonha ou de repulsa, mas que ela é o símbolo universal da fé cristã. Todavia, muitos cristãos não entendem o significado da cruz e nem o porquê Cristo precisou morrer.  
 Portanto, como desvencilhiar tão importante tema do cristianismo? Sem cruz não há cristianismo! O cristianismo tem como um dos seus pontos principais, a cruz! O que por uma grande maioria é reputado por vergonha e humilhação por um lado, para os verdadeiros cristãos deve ser encarado como um sinal de vitória sobre o pecado por meio Daquele que nela foi pregado e lá morreu, a saber, Jesus, o Cristo de Deus.
Devemos compreender que se Cristo se sujeitou à vergonha indízivel da morte na cruz, sofrendo uma dor tão terrível a qual não podemos imaginar, contudo sabemos que era imerecida, apenas por nos amar e ainda mais por ser um filho obediente que ama o seu Pai mais do que a ele mesmo, dessa forma se sujeitou a essa terrível morte unicamente por amor.
Uma última coisa que devemos ter em mente, é que Jesus foi abandonado no madeiro maldito por amor de uma humanidade que nada merecia exceto o fogo do inferno! Ele exclamou: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” (Mt 27.46), ou seja, Deus abandonou o seu único filho numa maldita cruz para provar o seu imenso amor por nós e para nos perdoar dos nossos muitos pecados, e promete que a nós nunca nos abandonará.
Então, que possamos olhar a cruz de Cristo com um novo olhar, com a certeza em nossos corações que foi nela que Jesus nos comprou e nos concedeu a vida eterna.
“A cruz de Cristo deve ser objeto de nossa glória e que Deus nos livre de nos gloriarmos em algo mais (Gl 6.14)” John Stott.  
                                                                                                                           Joel da Silva Pereira    

8 comentários:

  1. First !!!!!
    XD

    muito bom o artigo
    falar sobre cruz é falar sobre o amor de Cristo por nós, o sacrifício na cruz foi a maior prova de amor de Deus a humanidade e acho que é assim que devemos provar nosso amor a Ele, nagando a nós mesmos através da crusificação do nosso eu todos os dias por amor a Deus !!!!

    ResponderExcluir
  2. que nós nao venhamos nos envergonhar do conhecimento da palavra de Deus, mas sim nela nos gloriarmos por conhecer.
    como sempre ótimo post. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Adoreei o artigo! Jesus morreu por nós. Não há prova de amor maior do que esse. ELE concedeu a vida eterna! =)

    ResponderExcluir
  4. Louvado seja o nosso Senhor! Por nos livrar do que nós merecemos...

    Mais uma vez gostei do Texto, quero mais! ^^

    ResponderExcluir
  5. Nós nao merecemos nada, e JESUS morreu em nosso lugar, e ainda nao o amamos de todo coraçao, buscando-O pelo que ELE pode nos dá, e nao pelo que ELE é, e representa para nos. Quanto mais eu leio a palavra de DEUS, eu me sinto suija e nao merecedora de tamanho amor por mim mesmo sendo pecadora!
    O bom é que ELE me amou primeiro! :D

    11 de junho de 2011 18:37

    ResponderExcluir
  6. Não mereciamos esse amor de Cristo, mas por Amazing Grace, aqui estamos nós aguardando o grande dia!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Glórias a Deus!!...Deus é infinitamente mais que AMOR. Ele entregou de forma voluntária e sacrifical o seu filho para a nossa redenção! E como extensão da Sua misericórdia nos trouxe o perdão, (que tanto precisamos)!!!

    ResponderExcluir
  8. Nosssaa muitoo lindo o artigo!
    ée a mais pura verdade tbm! concordo que muitas igrejas nao pregam a cruz de Cristo como deveriaa por enees motivos bobos! maais pq? sendo que foii ali na cruz que Jesus padeceu é que agora temos vida! :)

    ResponderExcluir