quinta-feira, junho 02, 2011

Uma Nova Reforma!!!


Somos bombardeados com diversos tipos de informações acerca dos mais variados temas e assuntos. Hoje, em evidência, encontramos a polêmica da PL 122 que tramita nos corredores da capital federal. Isso tudo tira a nossa visão de algo muito mais importante e que deveria ser o centro de nossa atenção, a saber, o quão estamos distantes das verdades defendidas por Lutero e por todos os reformadores.
Passamos por uma crise espiritual e doutrinária sem igual! Estamos tão distantes da Palavra de Deus, tal como o salmista diz, que o oriente dista do ocidente (Sl 103.12). Nossa geração é uma geração que está perecendo por não buscar o conhecimento das verdades bíblicas. Preocupamos-nos em querer saber de tudo aquilo que nos cercam, mas o quão ignorantes somos acerca das benditas verdades celestias que encontramos nas Sagradas Escrituras.
Em 31/10/1517, Martinho Lutero num ato pleno de amor a Deus afixou nos portais da abadia de Wittenberg, as suas famosas 95 teses que marcaram para sempre a história do cristianismo. Promulgou-se assim a reforma protestante. Foi um marco e deixou um legado digno e fiel de ser seguido, mas que a cada dia tem sido mais e mais esquecido por nós que nos dizemos cristãos protestantes.
Sola scriptura, sola gratia, sola fide, solus Christus e soli Deo gloria. Estes são os cinco solas que sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da vida e prática cristã e que estão a muito esquecidos da maioria dos cristãos protestantes, uma vez que os nossos líderes não pregam e nem ensinam mais isso em nossas igrejas. Então, dessa forma a comunidade cristã está longe dos preceitos e dos ensinos da reforma protestante, e com isso mundanismo que deveria ser combatido sobremaneira está invadindo de forma gradativa as nossas igrejas, e estamos de braços cruzados como meros espectadores assistindo a esse tenebroso capítulo na vida da igreja.
Surge uma pergunta incoviniente: “Onde está o sal da terra e a luz do mundo?”. A igreja foi escolhida para fazer a diferença em um mundo tenebroso que jaz no maligno. Todavia, parece que ela deu braços com o mundo e está bem pior do que ele. A igreja está perdendo o rumo, já está andando errante. Nossos líderes não passam de cegos guiando uma multidão de cegos. Mas, para glória de Deus, ainda existem 7000 que não dobraram seus joelhos diante de baal.
O teológo inglês John Stott disse: “Não pergunte por que a carne estragou, pergunte onde estava o sal!”. O sal não faz está mais fazendo a diferença que deveria. Não prega como deveria, não mais faz discípulos como lhe foi ordenado, nem se preocupa mais com a evangelização daqueles que ainda vivem nas trevas.
Qual seria a reação de Lutero se visse o real estado da igreja? O que ele diria para nós? Como ele reagiria ao ver que quase destruímos o legado que ele e os demais reformadores nos deixaram como herança e que não soubemos, ou melhor, não sabemos honrar.
A igreja nunca esteve tão necessitada de uma reforma espiritual como nos dias de hoje. Deus não requer acalorados programas na igreja e programações frenéticas. Ele deseja somente que seu povo o conheça mais intimamente, diz D. A. Carson. O apóstolo Paulo encontrou a intimidade espiritual em sua própria comunhão com o Pai.
Deus quer que o seu povo se volte para Ele de todo o coração! Ele deseja ter intimidade conosco, assim como tinha com Adão antes da queda.  Só uma reforma espiritual profunda para arrancar a igreja desse ostracismo e desse cristianismo torpe e cruel que ela insiste em professar.
A igreja da atualidade ainda pode alcançar a convicção que Paulo desfrutou seguindo seus princípios de vida e sua busca por uma profunda experiência espiritual. (D. A. Carson).
O que estamos esperando para promovermos essa reforma? Que Deus reviva Lutero e o mande até nós? Não! Essa tarefa cabe a nós povo seu!
Que Deus faça surgir em nossos corações às mesmas palavras que fizeram arder o coração de Santo Agostinho na ocasião de sua conversão: “Tolle. Lege!”. Traduzindo: Toma. Lê! Só um retorno verdadeiro as Escrituras pode colocar a igreja novamente no caminho certo!  


Igreja do Senhor: " Toma. Lê!"                                                                                                                                  
            Joel da Silva Pereira

8 comentários:

  1. É duro mas é o que esta acontecendo nos dias de hoje, nos preocupamos com tudo que acontece em nossa volta e esquecemos de nos voltar para a palavra, para os ensinamentos de Deus para nós.
    Precisamos voltar nossos olhos para o puro e simples evangelho da cruz e buscar fazer a diferença na igreja atual.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, nada melhor do que conhecer a Deus através de sua Palavra, buscando não apenas conhecer, mais fazer cumprir a Sua Vontade em nossas vidas, tendo como nossa maior evangelização o nosso testemunho.

    ResponderExcluir
  3. Devemos viver para DEUS! Nao apenas conhecendo a DEUS, mais prosseguindo em conheçe-Lo.

    ResponderExcluir
  4. devemos buscar ter mais intimidade com o nosso Deus!!!!a hora é agora, depois pode ser tarde demais!!!
    muito bom o post.

    ResponderExcluir
  5. Cada dia mais as pessoas se distanciam do evangelho, tornado isso uma coisa superficial. Graças a ignorância, pessoas morrem accreditando em esinamentos errados e em hipocrisias que acabam escandalizando e envergonhando Evangelho de Cristo.

    gostei do texto, parabéns!
    \o/

    ResponderExcluir
  6. a igreja passa por um tempo difícil que ela mesmo esta si deixando levar por um mundanismo, pessoas não querem saber mas dos verdadeiros ensinamentos de cristo, estão criando um Deus do seu modo ... um Deus de prazeres carnais ,Deus é amor mais também é justiça .. o que vale segundos de prazer quando sua vida pode esta em risco ... Devamos unir a pouca força que temos que e reavivar a igreja de cristo!!! sera que ele morreu naquela cruz para que nos hoje tivermos sentados no sofá e se acomodando com as coisas desse mundo ou sera que ele morreu naquela cruz para que nos vivêssemos hoje uma vida em santidade e dando graças a ele ?

    Fiquem na paz do senhor!!!

    ResponderExcluir
  7. A palavra de Deus se renova cada dia que passa, e nós terminamos deixando a palavra de lado, se preocupando mais com o mundo, a própria palavra de Deus fala: Buscai, pois em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, as outras coisas vos serão acrescentadas - MT 6:36, mas a maioria termina preferindo o mundo do que buscar a Deus. Devemos cada vez mais e mais ler a palavra e botar em prática o que nela está escrito, pois assim teremos intimidade com Deus!

    Parabéns pelo artigo, muito bom!

    ResponderExcluir
  8. É importante ressaltar que a corrupção está crescendo dentro das nossas igrejas! Parte dessa condição é atribuída ao fato de nos esquecermos que Deus é quem está no controle, e que não podemos agir de acordo com o que achamos certo! Devemos ser imitadores de Cristo e trabalhar para a edificação da igreja.

    ResponderExcluir