quarta-feira, setembro 28, 2011

Marcas de Valor!!!!

O grupo Logos em uma de suas mais lindas canções, chamada Marcas de Valor, nos diz o seguinte: “Causa surpresa para muitos hoje em dia, Rever histórias que o tempo não levou Como os discípulos deixaram suas redes, O seu pão, a sua Vida e seguiram a Jesus, E muitos deles, certamente a maioria, Não tiveram vida boa, mas trocaram por melhor: Andaram perto do Senhor, Viram milagres de amor, deixaram marcas...” Ouvindo e meditando na letra dessa canção me pergunto: quais são as marcas que a nossa geração está deixando? Os discípulos renunciaram a tudo por amor a Jesus. Deixaram tudo por uma vida não muito fácil. Uma vida de privação! Uma vida e piedade, onde a única coisa que importava era o amor a Cristo. Renúncia é uma palavra que está sumida do vocabulário cristão atualmente! Com o advento de toda sorte de ventos de doutrinas, a vida de piedade e renúncia ensinada por Cristo e que sempre foi a marca principal do ministério dos apóstolos é cada vez mais escanteada e menos ensinada, ou seja, uma vida de piedade é algo em extinção!
Contudo, não precisamos voltar os olhos para a Bíblia para ver e entender a quão horrenda é a nossa falta de compromisso com o que nos foi legado. Onde estão os ensinos dos reformadores e dos pais da igreja. Os princípios da reforma defendidos com amor e devoção por Lutero e por tantos outros que vieram após ele. O que foi feito do legado de Calvino e dos puritanos ingleses que lutaram pela fé cristã com fervor, amor e com o seu próprio sangue? J. I. Packer fazendo uma comparação entre os cristãos atuais e os puritanos, escreveu: “Os Puritanos exemplificavam a maturidade; nós não. Somos anões espirituais. Os Puritanos em contraste,... eram gigantes.” Por isso que na continuação da letra da música que já citamos o Logos diz: “Iguais a eles são bem poucos hoje em dia Que andam realmente perto do Senhor Que, já libertos de seus vícios e pecados, vivem como perdoados Propagando a salvação São tais pessoas que são Fortes, sendo fracas E, por isso, deixam marcas para outros como eu...” Os apóstolos, os pais da igreja, os reformadores e os puritanos ingleses se enquadram nessa descrição da música, ou seja, são poucos mesmo que vivem perto do Senhor hoje em dia. A liberdade que Cristo nos oferece nos torna herdeiros de um legado maravilhoso, mas que estamos renunciando a este tão honroso legado em nome do nosso egoísmo e de nossa apatia. Não queremos sair da nossa zona de conforto para fazermos algo que não nos traga reconhecimento, mas eu me pergunto se assim não agirmos que legado deixaremos para os de nossa geração? Um legado de negligência, de desamor e de falta de compromisso com Deus e com a sua palavra!
Não podemos fechar os nossos olhos para as marcas de valor deixadas por Cristo, pelos seus discípulos, pelos pais da igreja, pelos reformadores e puritanos e por tantos outros que nos deixaram para que as seguíssemos ou estaremos assim jogando fora toda a nossa herança cristã. Negando a Cristo diante dos homens e com isso enlameando o bom evangelho da graça de Cristo. Nossa atitude tem que ser completamente oposta a essa. Temos que ter a atitude descrita na tão citada música: “Quero pisar sobre estas marcas de valor, Pagar o preço de alguém que se dispôs também A atender a mesma voz que hoje chama e diz: "Segue-me!” Contudo, será que em meio a esse conformismo letárgico no qual estamos mergulhados Deus encontrará corações que a exemplo dos apóstolos deixarão tudo para o seguirem? Será que estaremos dispotos a ir por onde quer que Cristo que nos envie? Será que estaremos dispostos a morrermos pelo legado que nos foi confiado a exemplo de Estêvão que foi apedrejado, de Pedro que foi decapitado e crucificado de ponta cabeça, de Tomé que foi esquartejado, teremos fé para tanto?
Citando uma vez mais a música do Logos, meu desejo e que façamos dela nossa oração para que acordemos e assim possamos entender a importância das marcas deixadas por Jesus e por todos que o seguiram e deram suas vidas por amor a Ele. Eis o que diz a letra da música: “E não importa o que eu tenha que deixar, Quero levar comigo minha tão pequena fé pra repartir por onde Deus me permitir andar Seu amor...
Que seja essa a oração dos nossos corações!! Que estejamos dispostos pela graça de Cristo a sairmos dessa apatia generalizada que se abateu sobre nossas igrejas!! Quais serão as marcas de valor que deixaremos para que a nossa geração saiba que erámos um povo de propriedade exclusiva de Deus, uma geração eleita, uma nação santa? Porque se assim não procedermos seremos aquele sal que pra nada serve, exceto ser jogado fora e ser pisado pelos homens!!

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

Obs. O título desse artigo deriva da música do Grupo Logos de mesmo título!!!

6 comentários:

  1. Glória a Deus irmão!!!
    post abençoado
    bjukass
    continua com Deus!!

    ResponderExcluir
  2. A causa de não renunciarmos algo por amor a Cristo começa com algo muito simples e vira um pacote lacrado: A falta de intimidade com Ele que nos leva à falta de sensibilidade para ouvir o que o Senhor quer das nossas vidas. Se tivermos intimidade com Ele e podemos ouvir a sua voz e mesmo assim não renunciamos, estamos colokando o amor a nós mesmos acima do amor de Cristo(Será que sabemos amar a nós mesmos, ou não sabemos que quando amamos a vontade do Senhor pra as nossas vidas estamos nos amando igualmente?).
    Vc já passaou pela experiência de ouvir Deus falar, saber que é Ele que está falando e fikar alí no canto orando pra não ser Ele? pois é,... todo crente em Cristo Jesus já deve ter passado por essa experiência... mas o pecado não está exatamente na vontade de fazer ou não. Está em "Pra quem" vc vai dar ouvidos... Quem é o Senhor da tua vida? É hora de pararmos pra pensar se estamos sendo honestos até mesmo conosco!

    ResponderExcluir
  3. Pouquíssimos querem "pisar sobre essas marcas de valor", muito menos ai carregar no corpo as marcas de que, como o apóstolo Paulo levava em seu próprio corpo. Peço sempre a Deus pra viver o que tenho pregado, e falar menos viver mais. "A verdade a meu respeito não só é conhecida pelo que eu digo mas também pelo que você faço"
    Deus Abençoe e nos ajude George!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que a primeira coisa com que devemos nos preuculpar, é como estamos em relação a Deus, se estamos distantes, intimos, pecando, frios ou fervorosos; será que a maneira com que vivemos agrada realmente a Deus?
    O comodismo é uma dos principais motivos para que a igreja se encontre da maneira que esta, estamos muito acomodados com aquilo que temos ou conformados com as coisas erradas que vemos, fazemos justamete o contrario do que Paulo diz em Romanos 12:1-2.

    ResponderExcluir
  5. A Falta de Compromisso com a palavra de Deus está escancarado na Igreja de Jesus.. e nao só isso mas falta de intimidade com o Espirito Santoo..Se tivermos um relacionamento profundo com Jesus faremos marcas que vao se perpetuar pelo resto dos dias...
    Temos que deixar de ser egoístas(incluindo EU) e saiamos para pregar do Amor de Jesus.. mas nao de qualquer formaa,mas com Temor e Amor..

    A igreja deve se apaixonar por Jesus novamente!!!

    ResponderExcluir
  6. Voltar ao 1º amor, ser 1 corpo de Cristo verdadeiramente na igreja, dar valor ao Pai e não nas coisas q Ele pode nos dar.

    Dar valor Aquele q carregou marcas no corpo por nossa causa, foi humilhado p/ vencer, p/ que hoje, em nome Dele pudéssemos ter 1 saída , uma salvação!

    Isso quase não é pregado nas igrejas, o povo só se atenta p/ pregação voltada p/ prosperidade financeira, ausência de humilhação e dor, crente Disney rsrsr.

    Abraços Jôoooo!!

    ResponderExcluir