quinta-feira, setembro 08, 2011

Tome a Cruz!!!!



 Nosso Salvador deixou bem claro a sua exigência, ao ordenar explicitamente o negar-se a si mesmo. Depois, Ele enfatizou novamente o seu argumento, utilizando uma ilustração vívida do negar-se a si mesmo — uma ilustração que Ele selaria, em breve, com o seu sangue: “A si mesmo se negue... tome a sua cruz” (Lc 9.23). Seis vezes, nos evangelhos, nosso grande Profeta recomendou aos seus discípulos o tomar a cruz. Essa era uma das ilustrações favoritas de Jesus a respeito do negar-se a si mesmo. Em outras ocasiões, Ele falou sobre vender tudo ou perder a própria vida.
A noção de ser um verdadeiro discípulo hoje foi plenamente deturpada pelas teologias modernas que tornam o evangelho algo fácil e a vida cristã um mar de rosas. As heresias, pregadas e ensinadas pelos defensores dessas teologias do evangelho fácil e sem temor e respeito para com a palavra de Deus, têm deturpado o senso de realidade do que significa ser realmente um discípulo de Jesus. O próprio Jesus disse que o verdadeiro discípulo deveria tomar a sua cruz e seguí-lo sem questionamentos posteriores, apenas uma obediência inquestionável! Mas, como poderão surgir verdadeiros discípulos de Cristo se estão tirando a cruz do centro da vida cristã?
“Cruz” é uma palavra que de início traz à mente o quadro de nosso Senhor no Calvário. Pensamos sobre Ele derramando seu sangue, enquanto pregado em um instrumento destinado a infligir uma morte agonizante. Talvez possamos expandir a idéia de tomar a cruz ao pensarmos sobre Estêvão, que foi apedrejado até à morte, ou sobre Pedro e João, que foram açoitados e presos, ou sobre qualquer outro mártir, através dos séculos. À luz desses sofrimentos físicos corajosos, o crente que desfruta de quietude pode dizer: “Não tenho qualquer cruz para levar”. Talvez esta exigência de Cristo alarme a sua consciência, enquanto você a lê freqüentemente nas Escrituras.
Alguns que chamam a si mesmos de “crentes” e até mesmo de “discípulos” nunca tomaram realmente a sua cruz. Ignorando a experiência da auto-execução, da auto- renúncia, eles são necessariamente estranhos para Cristo. O próprio Senhor Jesus tencionava que sua exigência alarmasse profundamente tais pessoas. Se esta é a sua condição, não haverá qualquer alívio para a consciência, exceto por meio do tomar a sua cruz e seguir a Jesus.
No entanto, outros são verdadeiros servos e dessa forma discípulos de Cristo, porém, sentem desânimo por entenderem de modo errado a exigência de nosso Senhor. É possível tomar a cruz e não o saber. Uma análise cuidadosa do significado das palavras de nosso Senhor será um encorajamento.
O Grupo Logos em uma de suas lindas canções nos diz o seguinte:

Tome a cruz, a Bíblia diz, Se você quer de Cristo ser
Servo útil, preparado, tome a cruz, Eis o mandado!
Tomar a cruz não é carregar
 Um peso, um fardo ou uma enfermidade que chegar
Mesmo que chegar
Tome e a cruz. Tomar a cruz é testemunhar,
mesmo que o mundo inteiro venha contestar

Ser discípulo é negar-se a si mesmo todos os dias, e assim colocar a vontade de Deus acima da sua em todos os aspectos da vida, aprendendo dessa forma a cada dia a depender da imerecida graça do Senhor. Contudo, os pregadores das teologias que tornam o evangelho fácil e sem cruz e que descortina uma vida que pode ser comparada a um mar de rosas e dessa forma deturpam as palavras de Jesus: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16.33b) As aflições fazem parte da vida de um verdadeiro discípulo do Senhor, como Paulo nos ensina em II Tm 3.12: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo serão perseguidos.” O verdadeiro discípulo que quer viver uma vida piedosa com Cristo deve estar preparado para enfrentar perseguições. Esses dois versos derrubam esses ventos de doutrinas que defendem uma vida cristã fácil e confortável sendo que a verdade é totalmente o contrário!
Conforme já sugerimos, a cruz é dolorosa. A palavra “cruz” perde todo o significado, se removermos o terrível sofrimento. Nosso Senhor suportou as dores mais cruéis já infligidas a um homem. Temos de reconhecer que a cruz representava dores internas, bem como dores externas. Para o nosso perfeito Senhor, a tortura íntima resultante da cruz foi maior do que a tortura exterior.
Hebreus 12.2 nos ensina que Jesus “suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia”. A ignomínia era muito mais dolorosa à sublime dignidade dEle do que o eram os cravos e o sangue vertendo de seu corpo. Alguns têm falhado em avaliar o que a cruz era para Jesus: a vergonha de ser feito pecado, diante do Pai, e a ignomínia de ser julgado por um Deus justo, diante de seus inimigos. A vergonha de se identificar abertamente com as sujas transgressões dos ímpios, diante dos homens, dos anjos e de Deus, feriu profundamente a alma sensível de nosso Senhor. Os que se envergonham da cruz de Cristo não são discípulos de Jesus, e devem repensar suas posições diante de Deus!
Que o Senhor Deus nos ajude a entendermos o que significa ser verdadeiramente um discípulo! E que isso seja logo, pois quanto mais nos demorarmos a chegar nesse entendimento mais o mundo se afundará nas densas trevas do pecado!O verdadeiro discípulo de Cristo é sal da terra e luz do mundo e entende que a cruz pode ser vista em todas as áreas da vida cristã. Nosso Senhor não estava falando com hipérbole, quando colocou diante de nós uma cruz diária. Virar as costas para a cruz significa retornar ao caminho largo que conduz à perdição! Que Deus nos ajude!!

Soli Deo Gloria!!!

                                                                                   Joel da Silva Pereira

                                                                                                          

8 comentários:

  1. A cruz... Ah, a cruz tão esquecida hoje em dia. Para o verdadeiro discípulo ela é inevitável, imprescindível. Que o Senhor nos perdoe pelas vezes que nos deliramos em querer largá-la.

    ResponderExcluir
  2. Muita gente olha para a Cruz e medita somente o sofrimento de Jesus, Sua agonia, Sua dor,Sua morte e ressurreição. Mas ainda não consegue enxergar o que de fato a cruz nos representa. Devemos ter a consciência de que o significado da Cruz é muito mais do que a morte de Cristo, é mostrar o quanto nós somos pecadores diante de um Deus santo e o quanto ela (a cruz) nos aguardava "ansiosa" para saciar seus desejos de selar o nosso destino.
    É claro, devemos entender que Jesus morreu naquele madeiro, mas o mais importante ainda é entender o PORQUE que Ele morreu assim.

    Ele assumiu a MINHA e SUA morte naquela Cruz. Imagine então o ladrão na cruz que ao lado de Jesus ainda estava para morrer (aleluia, ainda não havia saciado a vontade da cruz, penso que ela ficou só com o "gostinho"...rs). Ele sabia realmente que estava ali porque merecia a condenação, reconhecendo o seu pecado. Esse reconhecimento foi o que de fato o salvou. A simples atitude de olhar para a cruz e reconhecer o quanto ele era merecedor dessa condenação.

    Assim como esse ladrão devemos olhar para a Cruz e lembrar o quanto éramos merecedor de tal condenação. Mas graças a Deus que nos amou e enviou Seu filho para morrer em nosso lugar.

    Abraço a todos

    silvan porto

    ResponderExcluir
  3. O evangelho "moderno" que deixa a cruz de lado, perde completamente o seu sentido, pois foi nela que a nossa história tomou um rumo diferente, onde satanás foi derrotado e nossos pecados foram pagos. Ela deve ser sempre uma imagem viva em nossas vidas, que nos enche de gratidão e com o desejo firme de sacrificar nossos desejos em prol da quele que sacrificou a sua vida!

    ResponderExcluir
  4. A Cruz é algo que me dá muito Temor.. Sempre tive Temor no versículo que diz q temos que seguir a Jesus,pois só assim seremos discipulos Dle.
    Infelizmente como diz no Texto.. Há um pensamento deturpado em ser discipulo :/ Muitos são Cristãos ou se dizem o mesmo mas não dao Testemunho do Novo Nascimento de Cristo.
    A Cruz é a ligaçao entre e o homem e Deus!
    A música do logos citado no post descreve realmente o que é tomar a Cruz..

    "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." atos 1:08

    ResponderExcluir
  5. Não deixe que seu sal perca o gosto irmão,
    você é único.
    Um dia me disseram que é muito fácil identificar um crente na rua, por que ele sempre vai ser aquele que está sorrindo em meio a multidão.
    E voce irmão tem estado feliz?
    murmurando pelo caminho ou apreciando a paisagem?
    Olha para si, veja quais as atitudes vc tem tomado.
    Voce tem colocado Deus em primeiro plano na sua vida?
    pense nisso.
    No final nós não vamos mais ter escolha.

    ResponderExcluir
  6. O que nos dá a certeza de que podemos e devemos carregar a cruz? Paulo nos dá a resposta, ao afirmar que "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo". E é firmado nesta paz que os filhos de Deus tem força para suportar a cruz, com todas as renúncias que ela acarreta. Mas também nos dá a certeza que nenhuma renúncia de nossa parte poderá, nem de longe, ser comparada à renúncia praticada por Jesus em nosso favor. Isto sim , faz com que ouçamos e joguemos no lixo esta história de carochinha que tenta diluir o evangelho de Jesus e colocar o homem como centro das coisas.

    ResponderExcluir
  7. \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

    O fato de tomar a cruz e assumir todas as dificuldades de caminhar no evangelho, é a maior prova de amor que podemos oferecer a Deus, da mesma forma que a crucificação de Cristo foi a maior prova de amor dEle por nós (Romanos 5.8). A bíblia fala que o amar a Deus e ao próximo são os mandamentos mais importantes no evangelho (Mateus 22.36-40), e que o nosso amor não deve ser expresso apenas por palavras vazias, mas com ações (IJoão 3.18).

    ResponderExcluir
  8. A cruz é além de tudo isto descrito por ti George, o sinal de vitória.
    Ao olhar para ela vazia sempre me dar ainda mais forças para continuar perseverando e carregando a minha "cruz diária", pois Cristo não está mais ali a sofrer, a sentir dor... mas ele RESSUSCITOU. ALELUIA \0/ \0/ \0/

    ResponderExcluir