sábado, novembro 12, 2011

Inconformados!!!!



Paulo, em sua epístola aos romanos nos relata: “Rogo-vos, pois, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.1-2)   Como cumprir essa exortação nos dias de hoje?
Vivemos dias odiosos! A pregação do evangelho é depravada e enganosa. Não pode haver renovações de mentes sem uma pregação genuína do evangelho da graça de Cristo. Esse evangelho que tem sido proclamado das maiorias dos púlpitos não condiz com as Escrituras Sagradas, não contém vida e nem essência! Tendo o homem como centro se distancia mais e mais de Cristo, e apenas produz duas vezes mais filhos do diabo do que verdadeiros filhos de Deus.
Não podemos apresentar o nosso corpo como sacrifício vivo a um evangelho sem cruz. Um evangelho que prega perdão de pecados sem a necessidade do genuíno arrependimento. Um culto racional só é possível mediante a uma clara e fiel exposição do evangelho da graça de Cristo. Um evangelho onde a conversão se dá por meio de persuasão emotiva e psicológica, por um simples levantar de mão, e a chamada “oração do pecador”, nunca nos levará a um culto racional e muito menos a um sacrifício santo e agradável ao Senhor.
Paulo roga pelas misericórdias do Senhor! Hoje, os pregadores modernos rogam ao emocionalismo barato e vil, que leva o homem a temer o próprio homem por julgar que este tem poder para condená-lo a danação eterna e não por temor ao terrível e grande Deus. E o mais chocante é que por nossa omissão e letargia esse tipo de prática é mais e mais frequente em nossos dias. Pois mesmo vendo esse terrível e enganoso erro nada fazemos, e aceitamos tais práticas. Essa aceitação nos torna tão culpados quanto os que a praticam.
É impressionante a atualidade dos escritos paulinos. É como se o apóstolo estivesse vivenciando a nossa realidade. Por isso, creio que a chave para mudarmos essa tragédia se encontra no verso dois: “E não vos conformeis com este século...” Não podemos ser um bando de “Maria-vai-com-as-outras”. Devemos ser sim, um bando de inconformados que esteja determinado a lutar com todas as forças pela verdade. Lutar por uma pregação autêntica do evangelho da graça de Cristo. Um dos fatores que torna essa luta um trabalho hercúleo, é a teologia atual das igrejas. A teologia deixou de ser bíblica e passou a ser de frases feitas e jargões evangélicos. Até as músicas estão cada vez piores. Uma teologia mutilada, oriunda de más interpretações bíblicas de versos isolados assola terrivelmente a verdadeira igreja do Senhor. E compramos e bebemos fundo dessa teologia torpe agregando-a a nossa pregação e assim o “declare isso ao Senhor igreja!” torna-se obrigatório em nossos cultos.
Como se conformar com essa imundícia? Não podemos nunca nos rendermos  a essa podridão que cresce dia após dia e contamina a noiva do Cordeiro. E o pior é que endeusamos esses hereges. Os trazemos para o meio da igreja. Pregamos suas palavras e não as de Deus. Cantamos suas músicas antropocêntricas e nos distanciamos das Santas Letras. Quão miseráveis nós somos!
Novamente pergunto: “Como cumprir a exortação do apóstolo?” Como se conformar com este século? Posso responder como chegamos a essa miséria espiritual, bíblica e teológica na qual estamos afogados. Estamos com toda certeza, com vergonha do evangelho! Estamos como os insensatos gálatas, e nessa situação  temos que ouvir: “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.” (Gl 1.6-7)
Mediante a tudo isso, o inconformismo deve arder em nossos corações. Não podemos nos conformar com este mundo vão. Paulo quer que os seus leitores se transformem pela renovação de suas mentes. Tanto para os cristãos da época como para nós isso só nos é possível por meio da genuína pregação do evangelho da graça de Cristo. Temos que dar um basta nesse evangelho torpe e depravado que ecoam dos púlpitos modernos.
O mesmo inconformismo que levou Lutero a afixar nas portas da catedral de Wittenberg as suas 95 teses há 494 anos, deve arder em nossos corações e eles dever ser semeados com a verdadeira exposição das Sagradas Escrituras.
Nas palavras do saudoso John Stott: “Precisamos, portanto, arrepender-nos desse culto à es­tupidez, bem como de qualquer resquício de antiinte-lectualismo ou de preguiça intelectual que porventura tenhamos alimentado. Estas coisas são negativas, limi­tadoras e destrutivas. Elas insultam a Deus, nos empobre­cem e enfraquecem nosso testemunho. O uso responsável de nossas mentes, por outro lado, glorifica a Deus, nos enriquece e fortalece nosso testemunho no mundo.” (Ouça o Espírito,ouça o mundo)
Prestamos um culto à estupidez ao nos conformarmos com este século depravado, e dessa forma nunca experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus!

Que Deus tenha misericórida de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

3 comentários:

  1. Parabéns pelos seus artigos , São ótimos !
    Sempre com temas exatos para nossos dias ,
    Que Deus continue abençoando essa ''cabecinha'' grandemente !

    :*

    ResponderExcluir
  2. Querido Joel... é impressionante como o Espírito de Deus nos toca de forma pessoal e ao mesmo tempo coletivamente sobre assuntos como esse.... Ele realmente quer chamar nossa atenção, nos despertar dessa letargia espiritual! Nos conformamos demais, quando na verdade deveríamos trazer à luz o Reino de Deus... mas continua sendo mais 'agradável' falar só o que querem ouvir, só o que não compromete. Até quando a igreja, no todo como corpo, vai agir assim? Eu não me conformo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. A mensagem da cruz é o q precisamos...p q venhamos a entender o q d fato vem a ser:"ser cristão". PARABÉNS Joel, mais uma vez podemos ver vc c um canal d benção p aqles q tem o privilégio d ter acesso a artigos d tamanha qualidade, q Deus continue t abençoando a cada dia...bju.

    ResponderExcluir