sábado, janeiro 21, 2012

Que Igreja,Que Geração!!!


A má teologia prejudica as pessoas e desonra a Deus. A igreja contemporânea vem disseminando uma teologia deturpada ao pregar um evangelho para os homens viverem comodamente satisfeitos suas vidas. Um evangelho torpe que atende sobremaneira a todos os desejos desta geração que não sabe que há mais valor no Eterno, e não nesta vida passageira. 
O evangelho que denuncia o pecado e que traz edificação aos santos está em processo de extinção, salvo algumas exceções, pois Deus ainda mantém um remanescente que ainda é fiel as antigas doutrinas da graça e que ainda prega o genuíno evangelho da graça de Cristo. Contudo, mesmo Deus preservando um remanescente, nos é impossível não perguntarmos: “O que há com igreja? E que tipo de geração esse evangelho torpe está criando?” Essas duas perguntas devem tirar o sono de qualquer cristão verdadeiro que acredita verdadeiramente no evangelho da graça de Cristo.
Em resposta temos que infelizmente a igreja tem se tornado como o mundo. O mundo está preocupado apenas no acúmulo desenfreado de riquezas. Dessa forma as igrejas manipulam o sagrado evangelho de Cristo para embasar suas falsas doutrinas. Manipulam de uma forma tão sutil e sórdida que os fiéis são iludidos e absorvem essa teologia depravada. Por pregarem essa má teologia onde o que importa é o TER e não o SER, tais igrejas se esquecem do senso de urgência que o evangelho requer de nós. Tal senso de urgência deveria fazer com que o cristão entendesse que por mais que ele viva no plano terreno sua vida está arraigada num plano ainda mais superior, a saber, no Eterno. Nesse aspecto da urgência de se preocupar e procurar viver a eternidade já aqui, não se tem melhor exemplo que os Puritanos. Eles de maneira alguma atribuíam demasiada importância as coisas desta vida em detrimento aos valores espirituais, mas as igrejas de hoje (em sua maioria) se tornaram insensíveis e indiferentes para com as coisas do alto e desta feita estão se conformando com este mundo e estão acumulando tesouros que o ladrão pode roubar e vivendo de uma maneira como se não conhecesse o Senhor. É como se as igrejas pregasse a Cristo apenas como salvador da igreja e não como o seu verdadeiro e suficiente Senhor, uma vez que por causa de sua má teologia, o seu senhor é Mamom.
Em resposta a pergunta sobre que geração está sendo gerada nessas igrejas, pode-se dizer que é uma geração que a sua esperança em Deus está apenas nas necessidades da existência terrena. A prioridade de suas orações evidencia essa situação lastimável. Uma geração que ora e jejua não porque quer estar em doce comunhão e profunda e santa intimidade com o Senhor ou crucificar a carne e assim renunciar a sua vontade, mas o faz em busca das bênçãos que Deus pode conceder, ou seja, Deus tem que satisfazer a vontade dessa geração se não Ele não será Deus, e muito menos dessa geração. O pastor John Piper comenta: “os mais mortíferos apetites não são pelos venenos do mal, mas pelos simples prazeres da terra. Os prazeres dessa vida e os desejos por outras coisas não são o mal e si mesmo. Não são vícios. São dons de Deus. Mas todos eles podem tornar-se substitutos mortíferos do próprio Deus em nossas vidas.”
Acumular preocupações com as coisas desta vida é um dos muitos ditames dessa má teologia que tem se alastrado no meio cristão. E tal ditame endurece a necessidade de buscar mais a Deus do que as bênçãos provenientes dele.
Uma igreja que deturpa o evangelho da graça de Cristo não pode de maneira alguma gerar cristãos saudáveis. Gerará sim, uma geração tão deturpada quanto o evangelho que por ela é ensinado. Uma geração que está longe de “fixar seus olhos não nas coisas que se veem, mas naquilo que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (II Co 4.18), tal geração está mui longe de entender esse rico princípio bíblico.
Ficamos a pensar (os autores deste artigo) qual seria a reação dos pais da igreja, dos reformadores, dos puritanos e de todos os que deixaram (sem citar Cristo e os apóstolos) tão rico legado doutrinário e que hoje é tão facilmente deturpado.
Uma igreja fria e vazia de doutrina, mas cheias de heresias e de pessoas vazias de Deus e uma geração totalmente desprovida de compromisso para com Deus e sua mui grandiosa e excelente obra.
Nas palavras do princípe dos pregadores, a saber, Charles Haddon Spurgeon: “quando o evangelho é pregado completa e poderosamente e o Espiríto Santo é enviado dos céus, nossas igrejas não apenas retêm os seus, mas ganham outros convertidos; mas quando desaparece aquilo que constitui a força da igreja – ou seja, ao ser encoberto o evangelho e menosprezada a vida de oração – tudo se transforma em mera aparência e ficção. Por isso, nosso coração fica machucado de tristeza.”  
Assim nos perguntamos: “Até quando ficaremos de braços cruzados inertes em nosso comodismo sem tomarmos nenhuma atitude que seja para mudarmos tão terrível quadro?”

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira
Sonaly Soares
                                                                                                                                  

3 comentários:

  1. Que Deus nos ajude a sermos Igreja.

    Igreja no sentido completo e puro da Palavra.

    Amém!

    ResponderExcluir
  2. A igreja sempre busca se adequar a realidade vigente, porém esquece,que Deus é atemporal e é aos padrões Dele que devemos nos adequar!!!!

    ResponderExcluir
  3. Doutrinas ruins se espalham e contagiam mais rápido que doenças, e cada vez mais estão sendo lançadas em cima das pessoas e enganando quem não tem conhecimento.


    Muito bom artigo!

    ResponderExcluir