sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Dons e Talentos!!!!

Hoje vemos no meio da igreja cristã uma multidão de homens e mulheres que se dizem possuidores de dons e talentos especiais. O Espiríto Santo é infinitamente poderoso pra dotar multidões com dons e talentos tais, únicos e irrevogáveis, mas devemos ter consciência de que se homens e mulheres foram dotados com tais dons e talentos são unicamente para servir ao Pai das Luzes com mais destreza e excelência, pois como nos ensina a sua rica e bendita palavra: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto do pai das luzes...” (Tg 1.17).
Contudo, o que vemos são homens e mulheres batendo em seus peitos com egos inflados dizendo que os dons são seus e que os usam como e quando quiserem. Isso nos a leva ao seguinte questionamento: “Onde está a humildade?”
Quando olhamos para a história da cristandade, encontramos variados exemplos magníficos de servos e servas dotados com dons e talentos extraordinários, mas havia algo diferente em suas vidas. Eles diferentemente dessa geração atual reconheciam e aceitavam que os dons e talentos que havia em suas vidas de maneira alguma eram propriamente seus, mas vinham do Pai das luzes do qual procedem toda boa dádiva e dom perfeito. Esse reconhecimento é quase inexistente hoje. O que se vê é uma distorção da verdade bíblica. Homens e mulheres tomam para si uma honra que não lhes cabem e se valem de seus dons e talentos para encherem suas igrejas e para alimentarem seus já tão inflados egos.
Deus concedeu dons aos homens segundo a medida da fé de cada um, mas os homens se esquecem que até esta fé que eles têm não é originada em seus corações depravados. Essa fé é gerada em seus corações pelo Espírito Santo quando o convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.10). Ora se até a própria fé, pela qual os homens creem em Deus, não é algo meramente humano, pois foi concedida por Deus.
Os apóstolos, os pais da igreja, os reformadores, os puritanos e tantos outros que foram levantados por Deus para realizarem a sua obra foram dotados com dons e talentos extraordinários, e realizaram grandes obras e por intermédio de seus frutuosos ministérios anunciaram poderosamente o evangelho da graça de Cristo e todas àquelas vidas que estavam destinadas à salvação se arrependeram e creram em Cristo Jesus. Todavia, mesmo com ministérios tão excelentes eles entendiam que tudo o que realizaram não foram obras de suas mãos, mas acreditavam piamente que toda a sua capacidade vinha do Pai das luzes, pois “porque todas as coisas são Dele, por Ele e para Ele. A Ele seja a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.36)
Hoje o ego humano tem sido alimentado sobremaneira. Pregações humanistas e triunfalistas colocam os homens em pedestais, e o que mais nos alarma é o fato de que os homens se acham dignos de tais honrarias. Os pregadores humanistas e triunfalistas distorcem o evangelho da graça de Cristo de tal modo que os homens passam a acreditar que os dons que Deus lhes concedeu é algo que eles merecem e que pode ser usado para o seu bel prazer. Tudo isso não está de acordo com as Escrituras Sagradas. Elas ensinam que Deus concedeu aos homens para que o seu santo nome fosse glorificado.
Os dons com os quais homens e mulheres foram dotados devem acima de tudo única e exclusivamente glorificar a Deus.
Antes da reforma os clérigos e líderes da igreja usavam de sua “autoridade” e poder para initmidar e manter o rebanho debaixo dessa pseudo-autoridade. Não é diferente hoje, só que não é mais a “autoridade” que mantém o rebanho cativo, mas sim as demonstrações de PODER e dos dons do Espírito Santo. Dessa forma, gerando medo e admiração os líderes modernos mantêm seus rebanhos e os iludem fazendo com que pensem que os dons estão cativos às suas torpes vontades e não sob o controle do Santo Espírito de Deus.
Deus concede dons aos seus servos e servas para ser exaltado e glorificado e não para colocá-los em pedestais, mas sim para serví-lo em temor e tremor. Foi assim nos tempos bíblicos, no tempo dos pais da igreja, no tempo dos reformadores e dos puritanos e é assim hoje e o será eternamente.
Encerro este artigo com as palavras do saudoso John Stott: “Hoje em dia há um renovado interesse no tema do ministério e nos carismata (dons do Espírito) que qualifiquem e dão condições ao povo de Deus para exercer o seu ministério. Todos os dons espirituais (e são muitos)  destinam-se a algum tipo de ministério. São dados para serem exercidos  “visando um fim proveitoso”, tendo como propósito edificar a igreja, o corpo  de Cristo, de forma a crescer até a maturidade. Os dons que mais devem ser  procurados e apreciados, portanto, são os dons do ensino, já que é por meio  deles que a igreja é mais “edificada”.”

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

P.S.Como todos os outros artigos este é dedicado acima de tudo e todos ao Pai das Luzes do qual procede toda dádiva e todo dom perfeito!!E a uma amiga que me ensinou muito em um simples conversa!Deus a abençoe ricamente!!

5 comentários:

  1. Muito Bom! Joel tua reflexão é muito preciosa, realmente o Ego Humano se alimenta muito da vaidade, e isso prejudica a anunciação do evangelho puro e simples tal como é.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente..
    Os dons que pela graça são nos dados devem ser exclusivamente para servir aos outros e glorificar a Deus, e não para acalentar nossa alma que tanto deseja os aplausos..

    Pammella

    ResponderExcluir
  3. É verdade meu caro amigo... seu texto é bem verdadeiro. Muitos têm usado o que ganhou para se alto promover, para causar separação. Acham que a graça recebida é para torná-los querubins entre os homens, serem privilégiados, quando na verdade, o Senhor nos dá para nos tornar alguém mais simples. Nos dá para nos levar a humildade. Li certa vez: "Existem, hoje, opressão disfarçada de liderança, agressividade disfarçada de sinceridade, falta de personalidade travestida de humildade..."

    abraço

    ResponderExcluir
  4. é isso aíii...Gloria a Deus!
    Nossos talentos é somente para a honra e Gloria do nosso Senhor Jesus Cristo! :D

    ResponderExcluir
  5. não entendo como alguém pode se aproveitar de um Dom do Espírito pra se promover. É muito cinismo usar uma coisa que não é sua pra se gloriar.
    Deus tenha misericórdia desse povo...

    ResponderExcluir