segunda-feira, dezembro 10, 2012

Provações & Fé!!!!!


Oscilamos em nossa fé! Em nossa caminhada cristã em muitos momentos, nos sentimos cansados das urdiduras da vida, mas, “quem disse que a vida é um mar de rosas?” Nesses momentos as dúvidas e os medos povoam a nossa mente, fazendo com que nos sintamos mais impotentes e inúteis do que já somos.
Profeta Jeremias nos diz o seguinte: “Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade” (Jr 3.27) Como vemos não podemos dissociar as agruras da vida cristã, contudo é benéfico para nós suportá-las. Ao escrever este artigo vem a minha mente as palavras do grande reformador Martinho Lutero: “A minha fé foi forjada na bigorna da provação”, e incontáveis provações Lutero suportou.
Outro grande exemplo de provação me vem à memória o piedoso John Bunyan, autor da grande pérola da literatura cristã, a saber, O Peregrino. Bunyan, por não se conformar com o regime político da Inglaterra que ditava os caminhos que a igreja e o evangelho deveriam trilhar, foi condenado a prisão perpetua, a Bunyan foi concedida a liberdade desde que ele não pregasse mais o evangelho, mas ele ousadamente falou: “me solte, e amanhã estarei pregando”, dessa forma Bunyan suportou doze longos anos de reclusão na prisão de Bedford, e tudo o que ele pediu foi que Deus lhe concedesse a força para que fosse capaz de suportar as agruras que o cárcere viria lhe trazer.
O apostolo Paulo registrou em sua segunda epístola aos Coríntios: “sofremos pressões de todos os lados, mas não estamos arrasados, ficamos perplexos, mas não desesperados. Somos perseguidos, mas não desamparados, abatidos, mas não destruídos” (II Cor. 4.8-9) Paulo era um “expert” no que dizia a respeito das provações. Ao nos debruçarmos sobre a vida deste gigante da fé Cristã, vemos o quanto de provações alguém que tem sua vida para glória de Deus pode suportar.
O evangelho da prosperidade ensina que estamos enfrentando provações e sofrimentos, por vivermos em pecado e consequentemente sem “um pingo” de fé que seja em nossos corações. Contudo, quem responde ao evangelho da prosperidade é o próprio Cristo: “No mundo terais aflições, mas tende bom ânimo!” Deus não nos deixou exime de passarmos por provações, mas, ao contrário somos levados a passar por ela para que sejamos experimentados e assim aprendemos a ser perseverantes nas tribulações. Paulo vai além “... mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança e a perseverança à aprovação, e a aprovação a esperança” (Rm 5. 3-4). Creio que esses versos não estão entre os favoritos dos defensores da Teologia da Prosperidade, uma vez que endossam que a vida cristã é uma luta de sofrimentos, provações e terríveis e incessante luta em nome da fé em Jesus Cristo.
Ao finalizar este artigo vem ao meu coração o refrão da maravilhosa canção do Grupo Logos: “pois eu sei que jamais eu provado serei, além do que eu possa suportar, e se ainda eu cair e pensar que é o fim, Jesus me ergue e segue junto a mim”.
Lutas, dores, angustias, sofrimentos! Tudo isso faz parte da caminhada cristã de tais coisas não podemos fugir. Temos que enfrentar tudo isso com galhardia e acima de tudo com os olhos fitos no autor e consumador da nossa fé!
Encerro este artigo relembrando o lema que era seguido pelos Moráveis: “Vicit agnus noster eum sequamur- Venceu o nosso cordeiro, vamos seguí-lo!”.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude em nossa caminhada cristã rumo à pátria celestial!!!

Soli Deo Glória!!!

Joel da Silva Pereira

3 comentários:

  1. Lendo esse artigo , lembrei de uma história de uma menino que achou um casulo e se lembrou das aulas que teve na escola onde o professor falava que na fase de metamorfose a borboleta se bateria , bateria e bateria no casulo prá que pudesse sair. E então ele viu que o casulo se mexia e nada , balançava e nada - desesperado Ele cortou o casulo tentando ajudar! A borboleta saiu mas ficava andando no casulo sem conseguir voar, ou seja , é de tanto se bater que a borboleta cria resistência na asa ! E nos também somos assim , é de tanto se bater nas provações que ganhamos forças, fé e Graça de Deus.
    Que Deus te abençoe meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. sem dúvida a maior prova de que se está no caminho de Deus são as provações. Ele não vai nos provar além do que possamos suportar, mesmo que venhamos pensar em desistir Ele nos consola e anda ao nosso lado!! Deus é maravilhoso.

    Muito bom artigo!!

    ResponderExcluir
  3. Jesus foi homem de dores e "aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu" (Hb 5:8). Não somos maiores que o Mestre, para que vivamos uma vida sem provas! Aliás, ninguém pode ser aprovado sem avaliações de competência. São mais dignos de menção na fé os que mais sofreram pelo evangelho. Inúmeros versículos nos lembram de como devemos ter alegria no sofrimento (Tiago 1:2-4, Romanos 5:3-5 e 1 Tessalonicenses 3:3-4).

    Logo, é uma honra sofrer por Cristo alegremente. Sabemos que, no céu, não haverá mais dor, choro e sofrimento. Porém, aqui, lutamos contra o pecado. E provamos o quanto amamos a Deus na hora em que o calor da prova vem.

    Oremos para sermos mais dignos de tribulações, perseguições e provações em nossas vidas, por causa de Cristo, para a glória de Deus. Amém.

    ResponderExcluir