quarta-feira, dezembro 19, 2012

Soberania & Salvação!!!


“Porque ele diz a Moisés: ‘Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e compaixão de quem eu quiser ter compaixão. Assim, isso não depende da vontade nem do esforço de alguém, mas de Deus mostrar misericórdia’”. (Rm 9.15-16)
Muitos asseveram que Deus é o soberano Senhor do universo. Dos seus púlpitos bradam com vozes de trovão que Deus é soberano e que tudo está sobre o seu cotrole soberano. Contudo, quando se aproxima o término dos cultos, Deus perde uma parte de sua soberania. Infelizmente na maioria das igrejas o público é ensinado que pode escolher ser salvo, como se isso fosse uma decisão facultada ao homem que se encontra morto em delitos e pecados. Creio que o texto de romanos citado acima não é tido em alta conta nos dias de hoje, uma vez que ele expressa claramente a soberania de Deus na salvação, e Paulo vai mais além declarando que não depende da vontade e nem do esforço de alguém, mas unicamente de Deus revelar sua misericórdia ao pecador miserável e assim convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo e dessa forma alcançá-lo com a sua irresistível e soberana graça resgatando-o do império das trevas.
O profeta Jonas relata que a salvação pertence ao Senhor (Jn 2.9)! Então eu me pergunto: “Como é que diante de uma tão pura e irrefutável verdade, homens colocam a salvação coo se fosse algo que partisse do homem e que sobre ela ele tivesse poder de decisão”?  Isso totalmente antibíblico! Asseverar que o homem tem o direito de escolha sobre a salvação e incorrer em um grande erro. Podemos tomar como exemplo da soberania de Deus na salvação, o patriarca Noé. Diz-nos o texto sagrado que Noé achou graça aos olhos de Deus. A palavra graça significa literalmente favor imerecido, ou seja, imerecidamente Noé foi escolhido, juntamente com sua família, para sobreviver ao dilúvio que varreria a raça humana totalmente depravada e corrompida da face da terra. Será que a Noé foi facultado o direito de escolher ser salvo ou não do dilúvio?
Como foi com Noé na época do dilúvio, assim é nos dias de hoje. A salvação não depende do homem! A salvação é um ato totalmente monergistico (o homem tem zero de participação), é um ato da soberana vontade de Deus, onde a vontade humana depravada e escrava do pecado se rende a vontade soberana, boa, agradável e perfeita pelo agir sobrenatural do Espírito Santo que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).
Pregar que o homem tem direito de escolher por si só ser ou não salvo é negar o evangelho da cruz de Cristo. O próprio Jesus disse que ninguém poderia se chegar até ele se o pai não o conduzisse até aos pés da cruz, o que só acontece pelo agir sobrenatural do Espírito Santo quebrantando o coração de pedra do pecador miserável.
Muitos não pregam acerca da soberania de Deus na salvação pelo simples fato de que não aceitam que um Deus segundo a sua soberana, boa, agradável e perfeita vontade escolha uns para a salvação e outros para a danação eterna. É mais fácil, devo confessar, e bem mais aprazível pregar apenas que Deus é amor, e não que Ele seja um Deus severo e que não passamos de pecadores nas mãos de um Deus irado, como pregou o grande Jonathan Edwards. Será que nas Bíblias desses pregadores não está escrito que Aquele que viria após João Batista nos batizaria com o Espírito Santo e com fogo? Porque o Espírito Santo aqui significa o selo que está no coração de todo aquele que foi convencido pelo Espírito Santo do pecado, da justiça e do juízo. Enquanto que o fogo significa a consumação daqueles que tiveram os seus corações endurecidos (a exemplo de Faraó que teve o seu coração endurecido por Deus) e que não tem o selo do Espírito Santo de Deus, ou seja, o seu lugar e no lago de fogo e enxofre.
Acredito que o inesquecível e impactante sermão pecadores nas mãos de um Deus irado, do puritano Jonathan Edwards, não encontraria espaço na maioria das igrejas de hoje. Gostaria de ver todo o estardalhaço que tal sermão causou e confesso que gostaria que minha vida fosse impactada tais quais as vidas que ouviram pessoalmente, pois vivemos em um marasmo espiritual terrível a ponto de entregarmos aos homens o direito de escolherem ou não serem salvos! Esse sermão revelou a face irada e Deus e desmistificou a ilusão de que Deus por ser pleno em amor não pode irar-se contra suas criaturas pecaminosas. Um Deus irado contra uma humanidade decaída e depravada, mas este sermão também revelou a face misericordiosa de Deus. Um Deus misericordioso que mesmo em face ao pecado imerecidamente convoca pecadores ao arrependimento e consequentemente á salvação.
Hoje a face irada de Deus é escondida por detrás de uma infinidade de palavras que enaltecem apenas a face bondosa desse Soberano Deus, contudo, os que pregam tais palavras, o fazem no intuito de deixar o homem em uma condição de igualdade com Deus no que tange a salvação. É como se Deus e homem fossem sócios e cada um detivesse 50% de poder de decisão sobre a salvação, contudo ainda sendo sócios em pé de igualdade cabe ao homem a decisão final acerca da salvação. Isso é um absurdo sem tamanho!
Ensinar que o homem tem direito de escolha e que dessa forma pode interferir em sua salvação e desmerecer o sacrifício expiatório e perfeito de Cristo.
Os reformadores lutaram com todas as forças e alguns deles pagaram com suas próprias vidas defendendo a supremacia e autoridade das Sagradas Escrituras, e acima de tudo a soberania de Deus. Hoje esse legado é deturpado! Será que os pregadores que ensinam que o homem tem poder de decisão na salvação nunca lerem “porque é Deus que efetua tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fl 2.12). Paulo afirma com isso que é Deus que produz em nós desejo de salvação, ou seja, como bem disse C. S. Lewis após um autoexame: “Pela primeira vez examinei a mim mesmo com o propósito seriamente prático. E ali encontrei o que me assustou: um bestiário de luxúrias, um hospício de ambições, um canteiro de medos, um harém de ódios mimados.” Como alguém assim pode ter poder de decisão acerca da salvação?
Jonas escreveu: “A salvação pertence ao Senhor!” (Jn 2.9).

Ou Deus é soberano ou não!!!

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira


 

3 comentários:

  1. Graça e paz meu irmão, sei que estava em divida com você, mais este artigo me chamou atenção e logo veio a minha memória; Efésios 2.8-9: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
    A graça é o favor imerecido.,na graça, aquele que não merece, recebe imerecidamente o dom gratuito, sem fazer por merecer,.Alguém diria que a graça é injusta. De modo algum. Veja Rm 3.21-26. Deus disse que o salário do pecado é a morte, e Ele mesmo pagou esse salário para nos salvar, através da morte de Jesus. Então, Aquele que oferece gratuitamente a salvação, já pagou o preço que Ele mesmo estipulara à salvação. Por isso, Deus é justo e justificador daquele que crê em Jesus. Estas palavras faz parte de um texto do Pr Luciano R. Peterlevitz.
    E como a palavra diz é dom de Deus, para que ninguém se glorie. O homem não tem poder algum, foi Deus quem nos escolheu, que nos chamou,foi ele que nos deu a salvação. A palavra que veio a Isaias e a Jeremias é para nos os escolhidos *Isa 49:1 - OUVI-ME, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.
    *Jer 1:5 - Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
    "A todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu Nome" (João 1:12)." Nenhum outro nome há, dado debaixo dos céus, pelo qual possamos ser salvos", além do nome de Jesus (Atos 4:12).
    “É como Jonas escreveu e você transcreveu em este texto maravilhoso lembrando que ‘‘A salvação pertence ao senhor” (Jn 2.9). fica na paz gloriosa do senhor Jesus.
    Sua irmã em cristo

    ResponderExcluir
  2. Fiquei Maravilhada com esse Artigo. Confesso que nunca pensado em uma visão de salvação assim. Parabéns meu Amigo. Que Deus continue te dando graça !

    ResponderExcluir
  3. a soberania de Deus é irrefutável, se não fosse pela graça de Deus de nada adiantaria confessar Deus como Senhor e Salvador das nossas vidas. A salvação pertence a Deus e só pela sua graça somos salvos!

    Muito bom artigo!

    ResponderExcluir