quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Um Rico e Inesquecível Legado!!!!


Nas palavras do reverendo Augustus Nicodemus Lopes: “À medida que percebemos que o mundo ocidental está se esfacelando diante dos nossos olhos, constatamos que vivemos uma crise moral terrível. Acreditamos que a solução seria um avivamento produzido pelo Espírito Santo. Em última análise, dependemos unicamente de Deus vir ao nosso encontro. Sabemos que isso aconteceu no século XVII, na época dos Puritanos. Portanto, embora estejamos aqui tratando de coisas que aconteceram entre três e quatro séculos atrás, cremos que a situação em que os Puritanos se encontravam se assemelha em muito à dos nossos dias. Acreditamos que o Senhor Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente; que a graça de Deus é suficiente para cada geração; e que obviamente Deus não perdeu nada do Seu poder, ou do Seu amor e da Sua misericórdia. Temos toda a razão do mundo para invocá-Lo e pedir que faça o mesmo que já fez no passado”.
Essa afirmação do Dr. Augustus reforça a tese de que rico e importante legado nos foi deixado pelos puritanos. Ainda seguindo nessa linha de pensamento sobre a importância dos puritanos ouso afirmar que a seguinte afirmação bíblica: “Homens dos quais o mundo não era digno” (Hb 11.38) se aplicaria sem nenhuma sombra de dúvidas a esses gigantes espirituais que por muitos hoje nem lembrados são.
Os puritanos foram homens e mulheres que só porque se dispuseram a viver unicamente para a honra e glória de Deus foram vistos como radicais, fundamentalistas e até de fanáticos.  Por muito tempo o termo puritano foi usado de maneira pejorativa. Era como se ser um (a) puritano (a) fosse uma maldição, ou pecado!
Em uma sociedade corrompida e depravada se portar de uma maneira diferente dos ditames modistícos impostos por tal sociedade era ser um alienado, um alheio, um imprudente e até mesmo insensato. Essa era a visão que os puritanos espelhavam a um mundo que jazia (e ainda jaz) em trevas. Ser chamado de puritano era uma ofensa sem igual. Os ignorantes não entenderam nos séculos idos, e pelo visto ainda não entendem hoje, que ser puritano estava longe de ser um alienado ou um pária da sociedade como foram pintados os puritanos. Muito pelo contrário, ser puritano era ser cristão na pessoa de Cristo e viver de uma maneira que pudessem experimentar a boa, agradável e perfeita  soberana vontade de Deus.
Arraigados nas antigas doutrinas da graça, os puritanos viviam, como muito bem afirmou o saudoso John Stott séculos depois, “uma contracultura cristã”!
Tendo sua fé alicerçada unicamente em Cristo Jesus, os puritanos romperam com a liturgia morta da igreja medieval. A igreja medieval além de estar morta em seus delitos e pecados se afundava em um legalismo litúrgico que só imputava mais e mais peso as pessoas, tal quais os clérigos fizeram anos com as indulgências nos anos antes e durante a reforma protestante de 1571.
Os puritanos hastearam a bandeira do genuíno evangelho de Cristo em seus corações, e com suas vidas faziam com essa bandeira tremulasse sempre. Eles procuravam em tudo o que faziam glorificar a Deus. Eles tinham em suas mentes a seguinte pergunta: “Qual o fim principal do homem?” e em seus corações e em suas vidas a resposta para essa pergunta: “Glorificar a Deus e gozá-lo para sempre”!
O legado dos puritanos é uma das mais ricas heranças da história do cristianismo. Não que fossem perfeitos, supercrentes ou infalíveis, mas sim porque com todas as suas falhas, imperfeições e pecados eles entregaram suas vidas a um viver santo e bíblico em nome de um Deus vivo e verdadeiro que os tinha escolhido e destinados à salvação desde antes da fundação do mundo.
Nas palavras de Erroll Hulse: “o legado da teologia puritana, de tempos em tempos pode ser encontrada em pastores e líderes extraordinários”. Podemos citar dentre estes extraordinários o princípe dos pregadores, a saber, Charles Haddon Spurgeon, e o não menos importante, o Dr. Martyn Lloyd-Jones.
Em um mundo vil e depravado como o nosso e que para piorar a maioria das igrejas estão em igualdade ou em alguns aspectos piores que o mundo que jaz em trevas me junto a Erroll Hulse quando ele diz que “o testemunho da santidade e sã doutrina dos puritanos é mais relevante do que nunca neste milênio”.
Que Deus nos ajude a relembrarmos (para alguns) e descobrirmos (para uma imensa maioria que desconhece o legado dos puritanos) que história fascinante é a dos puritanos, pois se eles conseguiram servir a Deus de uma maneira exemplar e que glorificava e honrava a Deus, nós também podemos seguir tão maravilhoso e verdadeiro exemplo.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

P.S. Esse artigo é apenas uma parte acerca dos puritanos que postaremos aqui no Espaço Reformado!!


3 comentários:

  1. O verdadeiro cristianismo precisa ter o olhar nos ensinamentos dos antigos, dos grandes homens que Deus capacitou no ensino da sã doutrina, que nos deixaram grandes exemplos de fidelidade ao Senhor...Parabéns jo por mais um ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Joel, los puritanos imigraron a los Estados Unidos, y gracias a ellos, el evangelio llego a este pais. Los puritanos dejaron grandes muestras de fidelidad, humildad y mucho sacrificio. Atravezaron el Oceano Atlantico con la intencion de fundar una tierra para la gloria de Dios. Hoy los Estados Unidos necesita regresar a sus raices espirituales puritanas, porque hay mucho pecado y sigue aunmentando. Muchas bendiciones pare ti, Joel! Gloria Hieser

    ResponderExcluir
  3. não conheço muito da história dos puritanos, mas do pouco que conheço já me impressiono com estilo de vida deles e admiro esses homens e mulheres q viveram para glorificar o nome de Deus!

    Muito bom artigo!

    ResponderExcluir