quarta-feira, março 13, 2013

Obscuridade Bíblica!!!!



Estamos vivenciando dias de uma obscuridade bíblica tremenda. O que tenciono dizer com isso? “Nossa única fonte de regra, fé e prática tem sido absurdamente negligenciada!” o profeta Oséias disse acerca da corrupção geral de Israel: “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento” (Os 4.6). A história bíblica é repleta de informações acerca da inconstância e da negligência do povo de Deus para com a sua santa, rica e bendita palavra. Essa inconstância atraiu por diversas vezes a ira santa e justa de Deus que caiu sobremaneira sobre o seu povo, que mesmo tendo sido severamente castigado continuava distante de Deus e de sua palavra! Como se não bastasse os desvios relatados nas Sagradas Escrituras, temos o relato da própria história do cristianismo que nos mostra os dois lados da moeda, por assim dizer, de um lado temos um igreja cheia de homens que depravados que deturpavam as Santas Letras em nome de seus próprios interesses escusos e assim mantiveram o povo por um longo período afastado das Santas Letras. De outro lado àqueles que foram levantados por Deus para serem usados com instrumentos para servirem de guias no intuito de tirar o povo da obscuridade escriturística na qual o rebanho de Cristo estava mergulhado.
O que podemos ver nisso é que Deus tem prazer em sua e vela sobre ela para cumpri-la como bem nos informa o profeta Jeremias (Jr 1.12), pois mesmo em tempos difíceis e de obscuridade e negligência bíblica Deus sempre dispôs de instrumentos e meios para que a sua Palavra não fosse esquecida e nem ensinada de maneira deturpada. Em dias como nossos devemos tomar a mesma atitude do salmista e guardar a Palavra de Deus em nossos corações (Sl 119.11).
Mesmo nas épocas mais sombrias, onde o povo estava mergulhado na mais profunda e densa cegueira e ignorância bíblica, Deus nunca deixou que o povo ficasse sem ouvir a sua palavra, salvo a exceção do período interbíblico (período de aproximadamente 400 anos onde o povo ficou sem nenhum tipo de revelação da parte de Deus). Deus fez uso de homens e mulheres ao longo da história para que o povo se voltasse para Ele e para a sua Palavra e nela encontrasse a plena revelação de Deus aos homens, e dessa maneira entendessem que o Verbo se fez carne e tabernaculou entre nós.
Quando falamos de homens que lutaram pela autoridade infalível das Escrituras Sagradas sempre nos lembraremos dos reformadores. Só que não devemos esquecer que antes dos reformadores, Deus levantou outros tantos que com amor defenderam as Santas Letras e que tinham os seus corações inflamados por um verdadeiro zelo por Deus e por sua santa palavra. Dentre tais homens podemos citar John Wycliff que ficou conhecido como a Estrela D’alva da Reforma e o teólogo e pensador tcheco Jan Huss. Huss pagou com a vida o amor que nutria e expressava por Cristo e por sua palavra! “Seríamos capazes de enfrentar a morte por amor a Cristo e pelas Santas Letras?”
No período pós-reforma Deus agiu poderosamente em prol de sua Palavra. Nesse período surgiram grandes vultos, dentre eles citamos: John Knox, Charles Haddon Spurgeon, os irmãos Wesley (John e Charles). Não podemos nos esquecer dos gigantes puritanos, e no meio deles Deus levantou verdadeiros arautos de sua bendita palavra, podemos citar,  John Owen que ficou conhecido como o princípe dos puritanos devido a sua erudição e seu amor a Deus e a sua bendita palavra, ainda temos o inesquecível e marcante John Bunyan e poderíamos ficar aqui citando nome após nome por muito tempo, mas quero dizer com isso que mesmo que as gerações se esqueçam da rica e bendita Palavra de Deus, Ele não se esquece dela pois vela sobre ela para cumpri-la e sempre levantará os seus eleitos para levarem adiante a mensagem da cruz! Porém, esses homens que Deus usou e ainda usa esses escolhidos tinha e tem algo em comum, suas vidas são consumidas por uma intima devoção e zelo constante para com Deus e com as Santas Letras.
Solano Portela, ao prefaciar o livro “Sola Scriptura” do rev. Paulo Anglada, escreveu: “talvez a igreja de Cristo esteja atravessando um dos seus mais difíceis períodos da história, no que diz respeito à acolhida do seu padrão de fé e prática: As Sagradas Escrituras”. Esse livro foi escrito em 1998, ou seja, 15 anos atrás e já era visível um declínio no tocante ao comprometimento com as Sagradas Escrituras, e esse declínio e negligência para com a palavra de Deus motivou o pastor Paulo Anglada (opinião minha) a trazer para o meio cristão um dos pilares centrais da reforma protestante, a Sola Scriptura, para trazer à nossa memória a suprema importância das Sagradas Escrituras na vida de cada servo e serva de Deus.
Encerro este post com duas citações: a primeira extraída da Confissão de Fé de Westminster que declara: “Todo conselho de Deus concernente a todas as cosias necessárias para a glória Dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela; à qual nada, e em tempo algum, se acrescentará, seja por novas revelações do Espírito, seja por tradições humanas. Não obstante, reconhecemos ser indispensável a iluminação interior do Espiríto de Deus para o salvífico discernimento de tais coisas como se encontram reveladas nas Palavra”. A Palavra de Deus é absoluta e infalível! Que Deus nos ajude a lembramos dessa tão plena verdade que saiu da pena dos puritanos e que por sua vez é uma verdade alicerçada na inerrante e bendita Palavra de Deus. A segunda afirmação é de Solano Portela, ainda tirada do prefácio do livro “Sola Scriptura” do pastor Paulo Anglada: “A um mundo que está sem padrão, e a própria Igreja Evangélica está voltando a enterrar o seu padrão em meio a um entulho místico pseudo-espititual – a mensagem da reforma continua necessária”!

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a guardarmos em nossos corações a sua santa, rica, bendita, absoluta, inerrante e eterna Palavra!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

4 comentários:

  1. Muito bom , ótima postagem!
    Que Deus continue te abençoando meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Hola Joel! Buen articulo. Estamos viviendo en tiempos donde la Palabra de Dios no se conoce muy bien entre los creyentes Cristianos. Los predicadores no predican toda la Palabra y muchos no saben vivir para la gloria de Dios. Ruego a Dios que te guie y te de sabiduria para que seas un buen pastor que ama a Dios y a su Palabra. Gracias por tu dedicacion y devocion al Senor! Que Dios te bendiga!
    Gloria Hieser

    ResponderExcluir
  3. Precisamos ler constantemente o salmo 119, para aprender-mos a amar a Palavra de Deus como o samista amava. Deus te abençoe meu amigo a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. a falta de conhecimento da palavra de Deus é o que tem levado muitas pessoas a seguirem doutrinas erradas, e viverem de acordo com o mundo e consentir com o pecado. Sem o conhecimento das escrituras e sem buscar a Deus a igreja não se mantem.

    ResponderExcluir