quinta-feira, agosto 08, 2013

Doentes!!!!!!



No artigo anterior falamos acerca da fraqueza cristã: de como somos uma geração fraca, alimentada por uma pregação covarde e distorcida da Palavra de Deus, isso tem sido a constante dos nossos dias. A nossa geração abomina (essa é a palavra) a orientação de Paulo, enfim estamos nos conformando com este mundo.
Ao examinar as Escrituras Sagradas, em especial o livro do profeta Oséias, entendi que o nosso problema de fraqueza é bem mais sério do que relatado anteriormente. Na verdade não se trata de uma simples fraqueza, mas, de uma grave e terrível doença; o profeta disse: “o seu coração é falso; por isso serão culpados.” (Os 10.2) Vê-se assim que a nossa doença cardíaca chama-se FALSIDADE, e como sintoma dessa doença temos:  a nossa fraqueza.
Dessa forma somos uma geração doente, e assim formamos uma igreja igualmente doente e cheia de pessoas que se apertam em busca de algumas migalhas que caem dos púlpitos, mas, não no intuito de se fartarem de alimento sólido, porém de palavras que apenas massageiem os nossos já tão inflados egos.  Infelizmente, somos uma geração doente que professa sua fé em Cristo, mas, que em contrapartida confia excessivamente mais em seu ego do que na pessoa de Cristo, pois, enquanto as coisas vão bem não nos lembramos de Cristo, agora se algo sai dos trilhos logo recorremos em busca de respostas e explicações, ou seja, Cristo ao invés de ser a nossa confiança e esperança se tornou o nosso quebra galhos.
Nossa terrível doença nos cega e assim não enxergamos a verdadeira realidade, só vemos a realidade que o nosso orgulho nos permite ver e com isso nos afastamos terrivelmente de Deus e de sua santa e bendita Palavra, assim nos esquecemos de que Deus nos fez com apenas um coração e este deve estar totalmente devotado à sua soberana vontade, mas, a nossa doença, ou seja, a FALSIDADE de nossos corações tem nos tornado idolatras repugnantes e assim todo o nosso caráter é culpado.
Como efeito devastador dessa doença miserável, Spurgeon diz que “Deus não é amado, de forma alguma, quando não é amado totalmente”, ou seja, a falsidade que reside em nosso coração nos faz amar cada vez menos a Deus ou em alguns casos não o amamos. Não se pode amar verdadeiramente se verdadeiramente o seu coração é falso.
No texto do profeta Oséias que citamos, vemos a terrível realidade do povo escolhido de Deus. Israel como nação estava totalmente dividida e arrasada e assim afundada em sua depravação.
Israel estava dividindo sua lealdade entre YHWH e Baal, e por esse comportamento tornou-se inútil para Deus e foi abandonado ao cativeiro. É como se o profeta estivesse com um arco armado e pronto apontado diretamente para os nossos dias, tamanha é semelhança entre a nossa miserabilidade e a de Israel falso e depravado.
A nação israelita com seu coração falso e dividido insultou a Deus a tal ponto que foi entregue ao exílio, Deus não admite rivais. Ele, castigou severamente a Israel por causa da doença (FALSIDADE) de seu povo, será que não fará o mesmo conosco?
A verdade é que além de sermos uma geração doente, somos também e para nossa desgraça uma geração mimada e entorpecida pela vileza do orgulho e do egoísmo e isso nos torna ainda mais doente do que já somos. E nossa doença só faz aumentar quando dos púlpitos não flui o verdadeiro evangelho da graça de Cristo.  Spurgeon falando acerca da FALSIDADE descrita pelo profeta Oséias disse: “o que vai em busca de Cristo, nunca o encontrará, enquanto seu coração desejar ardentemente os prazeres pecaminosos, ou a confiança farisaica: sua busca é defeituosa demais para obter êxito”. Por causa de nossa doença miserável nossa vida coxeia e vacila, pois não trás em seu peito um coração íntegro e totalmente devotado a Deus.
Esquecemo-nos que Cristo em sua paixão entregou totalmente o seu coração para no redimir de nossos pecados e assim não é coerente de nossa parte ter um coração falso e totalmente dividido. Como chegamos a esse terrível ponto? Como deixamos essa doença se alastrar de uma forma tão avassaladora? Mediante a tudo isso nos portamos como se estivesse tudo bem e como se nada de errado estivesse acontecendo. Como disse antes, além de estarmos doente somos uma geração mimada, e agora depois de tudo o que foi escrito vejo que a FALSIDADE de nossos corações nos tornou uma geração hipócrita, que se comporta como uma dona de casa negligente prefere amontoar a sujeira em baixo do tapete, ou seja, preferimos posar de santos e nos escondermos sob um manto falso de santidade e desse modo fingir que está tudo bem e que somos uma geração que tem o seu coração totalmente devotado a Deus. Quanta hipocrisia e falsidade.
Realmente a nossa doença é nítida! Não podemos mais escondê-la e também não podemos mais usar de paliativos tolos e banais para saná-la, precisamos ter em mente que só Cristo tem o poder necessário para curar essa geração e se não recorrermos essa maldita doença se alastrará como um câncer e nos devorará de dentro para fora. 

Que Deus tenha misericórdia de nós, nos cure e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!


Joel da Silva Pereira

3 comentários:

  1. Profundo, Joel. Falsidade é uma propriedade dos filhos do diabo, amantes e praticantes da mentira. Quem não se converter e se fizer humilde como uma criança, não pode entrar no reino dos céus. Máscara é uma fantasia que esconde a verdadeira face. Quem ama e conhece a Cristo aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

    Doença incurável e espiritual é o pecado, somente remediada pelo arrependimento - dádiva exclusiva do Senhor. Não adianta fingir que não se finge: os olhos de Deus estão em todo lugar e ele mesmo sonda mentes e corações. Hipocrisia é um fermento que incha e deixa os homens piores do que os indivíduos marginalizados por sua reputação: prostitutas, ladrões e assassinos - porque estes sabem que estão errados e, poucas vezes, tentam justificar-se no que fazem.

    É melhor não nascer do que viver a enganar-se e a enganar os outros! A consciência desses homens deve ser cauterizada, pois não deve suportar tanto peso sem destruir a própria alma.

    Deus nos faça mais limpos, purificando-nos pela fé o coração e nos guiando pelo caminho eterno: Jesus Cristo.

    Abraço cordial.

    ResponderExcluir
  2. É esse tipo de mensagem q precisamos ouvir em nossos púlpitos, o q tem faltado, p q haja um despertar de condição nos corações. Parabéns meu amigo, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Uaaau! noossa muito boom o post! Estava exatamente falando para o Senhor agora a pouco no meu devocional a respeito disto. Coraçao dividido. Nao quero ter um coraçao dividido a ponto de ficar em cima do muro com as coisas de Deus e do mundo, sendo terreno demais, querendo conquistar coisas terrenas, mas nao priorizando o que Jesus disse em Mateus 6, q devemos buscar primeiramente as coisas do Céu e as demais coisas nos sera acrecentado! E mais.. q quem espera mais dessa vida é o mais miseravel de tds os homens! a coisa é seria! :/ Devemos nos decidir viver completamente apoixanados por ele, sem falsidade, mais servi-lo por Amor e nao por obrigaçao e de ter medo de ir para o inferno, é muita religiosidade pensar assim!

    ResponderExcluir