domingo, março 23, 2014

Sã Doutrina!!!!



“Os lábios do sacerdote deve guardar o conhecimento” (Ml 2.7)
É a tarefa primordial dos pastores preservar e ensinar a pura e genuína doutrina do evangelho da graça de Cristo, não há nada mais sagrado no ministério pastoral, do que a clara e firme exposição das Sagradas Escrituras.
Os dias são maus e a corrupção no da igreja enlameia o evangelho por causa daqueles que se autoproclamam “arautos” do evangelho os quais deveriam guardar o conhecimento da Palavra de Deus, porém, estão ao “seu bel” prazer distorcendo o glorioso evangelho a fim de darem justificativas para suas atitudes erradas e assim condenam o rebanho de Cristo a uma estagnação e a uma cegueira espiritual devastadora.
Pessoas que deturpam a verdadeira e gloriosa mensagem do evangelho que se transformam em verborragia propagada de seus púlpitos afirmando ser isto o inicio de um grande e genuíno avivamento, diante disso, não posso deixa de questionar: “Como pode ser essa imundície o inicio de um avivamento, se o que está sendo pregado não é o genuíno evangelho da graça de Cristo?” O que sai dos lábios de tais “sacerdotes” é tudo menos algo que honra a Deus.
O verdadeiro avivamento é uma obra soberana de Deus operada pelo Espírito Santo através da verdadeira exposição das Sagradas Escrituras.
Não tem como não deixar de citar num post sobre o dever de guardar o conhecimento de Deus não poderia deixar de citar os reformadores e os puritanos. Lutero descobriu o verdadeiro valor das Escrituras e diante de tal descoberta intentou reformar a igreja medieval. Ele desejava que os clérigos retornassem à Bíblia e assim não só os lábios, mas, também os seus corações estariam plenos do conhecimento de Deus. Daí surgiu o Sola Scriptura baseado em Jo 17.17. O desejo de Lutero era que a igreja voltasse a ensinar as Escrituras ao povo na língua materna, uma vez que a língua empregada era o latim. Os clérigos da época é claro que não aceitaram as argumentações de Lutero e o trataram como herege até a excomunhão.
Segundo J. M. Boyce o reformador francês João Calvino não tinha outra arma a não ser a Bíblia. Calvino expôs as Escrituras pelas Escrituras todos os dias crendo no principio hermenêutico de que a Bíblia se explica pela própria Bíblia. Dessa forma pelo poder do Espírito Santo a cidade de Genebra foi impactada pelo conhecimento que fluía do púlpito sobre o qual se postava um sacerdote que guardava em seus lábios e em seu coração o conhecimento acerca de Deus e de sua rica e bendita palavra, a saber, João Calvino.
Os puritanos também têm seu lugar na história da cristandade dentre àqueles que guardaram o conhecimento do Senhor e de sua rica e bendita palavra. Dentre os teólogos puritanos destaca-se o príncipe dos puritanos, a saber, o pastor congregacional John Owen. Owen reconhecia a necessidade de se guardar o conhecimento das Escrituras e reconhecia a sua divina origem por intermédio do Espírito Santo, em suas palavras: “Nisso consiste o testemunho que o Espírito dá à Palavra de Deus: sendo o Espírito Santo o autor imediato de toda a Escritura, ali por meio dela presta testemunho acerca da verdade e da origem da mesma, por meio das marcas da autoridade e veracidade divinas expressos nas Escrituras, evidenciando esses fatos por meio de seu poder e eficácia”. Por intermédio do Espírito Santo continua Owen, “as Escrituras do Antigo e do Novo Testamento manifestam-se, de forma abundante e inequívoca, como a Palavra do Deus vivo”, e era essa Palavra que Owen pregava diariamente crendo que ela era (e ainda é) o poder de Deus para a salvação de todo aquele crê, isso mostra que, Owen se portava como um sacerdote cujos lábios guardavam o conhecimento de Deus.
Na contemporaneidade, salvo algumas raras exceções, a guarda do conhecimento bíblico não se faz mais necessário, uma vez que, a pregação se torna a cada dia mais humanista e exalta mais o homem do que a Deus, isso faz com o povo se afaste cada vez mais de Deus, o que nos faz pensar na assertiva do profeta Oséias concernente ao conhecimento de Deus e de sua Palavra: “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento” (Os 4.6). Essa assertiva é o retrato da realidade que vivenciamos hoje. A assertiva do profeta Malaquias que introduz esse post deveria ser a realidade dos sacerdotes que estão como líderes do rebanho de Deus, contudo é justamente o contrário. O legado do Sola Scriptura deixado pelos reformadores hoje não é relegado como um simples principio arcaico e fundamentalista.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Que Deus nos dê sacerdotes que se sintam honrados que em seus lábios e corações repouse o conhecimento de Deus e de sua Palavra gloriosa e assim glorifique ao Eterno com a sadia exposição das Escrituras!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira


2 comentários:

  1. O que aconteceu nas igrejas no tempo da reforma acontece hoje em dia em muitas igrejas, onde os lideres que deveriam dar a mensagem do evangelho estão privando o povo do conhecimento, e algumas vezes nem eles conhecem tal mensagem. Porém nos dias de hoje, o acesso a esse conhecimento é muito mais fácil. Ao contrário do que muita gente diz, o que está acontecendo nas igrejas evangélicas hoje não é, nem de longe, um avivamento e sim alguns movimentos isolados promovidos pelo coração enganoso do homem.

    ResponderExcluir
  2. Em dias de apostasia e esfriamento do amor (pela multiplicação da iniquidade), são poucas as vozes que se levantam contra o pecado de desviar o povo de Deus do reto caminho. As ovelhas do bom pastor, no entanto, são atentas à voz de seu Senhor e Mestre. Não nos deixemos envolver por doutrinas várias e estranhas: apeguemo-nos ainda mais às coisas que concernem à nossa salvação, rejeitando as fábulas de velhas caducas e ensinamentos de homens inescrupulosos. Leiamos e estudemos a Palavra de Deus, não nos conformemos com este mundo e tenhamos misericórdia dos que duvidam. Judas 22-23

    Estejamos unidos na verdade, na justiça e no amor do Pai. Amém.

    ResponderExcluir