sábado, janeiro 23, 2016

Uma Geração Ignorante!!!



A ignorância se alastra no meio da igreja. Aqueles que se dizem cristãos são os mais ignorantes. Os crentes hoje são ignorantes acerca de Deus. A Bíblia é apenas uma peça de decoração que enfeita as casas dos “servos” de Deus.
No passado os crentes eram conhecidos como o povo do Livro Preto! Hoje os crentes nem andam mais com as suas Bíblias. O profeta Oséias foi enfático: “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento” (Os 4.6). Essa profecia encontra o seu cumprimento nos dias atuais, provando que a Palavra de Deus é atemporal e imutável.
Hoje o conhecimento que os cristãos têm da Bíblia é superficial, e assim o conhecimento acerca de Deus e precário.  A atual geração está impregnada com as pregações midiáticas de “pastores” que só dizem que Deus é amor e que Ele tem obrigação de abençoar qualquer um que o busque. Hoje, os cristãos só veem as bênçãos de Deus e não o Deus que abençoa!
Ao que parece a geração atual de cristãos é tão ignorante, que não conhece a Deus, não sabe cultuar porque não o conhece, e de igual modo não sabe adorá-lo. A geração atual segue o exemplo da mulher samaritana que adora o que não conhece. A igreja está repleta de pessoas que nada conhecem acerca de Deus.
O profeta Daniel escreveu: “... mas, povo que conhece o seu Deus se tornará forte e será bem sucedido.” (Dn 11.32). Olhando a geração atual e procurando enquadrá-la na assertiva do profeta Daniel, esbarra-se em um contraste gigantesco, pois a mesma padece de um analfabetismo bíblico sem tamanho. Se a geração não conhece a Bíblia, então não conhece a Deus, pois ela O revela aos homens; tal geração a ser exortada e confrontada pelas gloriosas verdades do evangelho da graça de Cristo não aceita e em sua ignorância não consegue entender que Deus está tratando com ela.
Em sua ignorância a geração atual está perdendo o seu valor e não consegue desempenhar o papel para o qual Cristo a convocou, a saber, ser o Sal da terra e a Luz desse mundo.  Essa geração ignorante não quer compromisso e nem responsabilidades com o Reino e muito menos com o Senhor do Reino.
Calvino, comentando o texto do profeta Daniel citado acima, diz que a geração que conhece a Deus “concentrará sua coragem no cumprimento do seu dever”, ou seja, uma geração piedosa vocacionada e cheia de amor para com Deus e para com as almas perdidas. A pergunta que cabe aqui é: “onde está essa geração?”
Em resposta a pergunta sobre que geração está sendo gerada nessas igrejas, pode-se dizer que é uma geração que a sua esperança em Deus está apenas nas necessidades da existência terrena. A prioridade de suas orações evidencia essa situação lastimável. Uma geração que ora e jejua não porque quer estar em doce comunhão e profunda e santa intimidade com o Senhor ou crucificar a carne e assim renunciar a sua vontade, mas o faz em busca das bênçãos que Deus pode conceder, ou seja, Deus tem que satisfazer a vontade dessa geração se não Ele não será Deus, e muito menos dessa geração. O pastor John Piper comenta: “os mais mortíferos apetites não são pelos venenos do mal, mas pelos simples prazeres da terra. Os prazeres dessa vida e os desejos por outras coisas não são o mal e si mesmo. Não são vícios. São dons de Deus. Mas todos eles podem tornar-se substitutos mortíferos do próprio Deus em nossas vidas.”
As pregações midiáticas se alastram e corrompem uma grande quantidade dos que se professam cristãos, só que de acordo com o texto do profeta Daniel os verdadeiros cristãos, àqueles que realmente conhecem ao Senhor são fortes e mostrarão resistência. A versão King James é ainda mais severa em sua tradução do texto de Daniel (acima foi citado apenas a parte b do verso) “Com mentiras e lisonjas corromperá todos àqueles que tiverem abandonado a  Aliança, mas o povo que, me verdade, conhece a Elohim, o seu Deus, resistirá com firmeza e coragem” (Dn 11.32. VKJ). Quanto mais a geração continuar distante de Deus cada vez mais ignorante se tornará e mais distante do propósito em ser Sal e Luz nesse mundo que jaz no maligno.

Que Deus em sua misericórdia nos ajude e infunde em nossos corações amor por Ele e pela sua Palavra!!!!

Soli Deo Gloria!!!


Joel da Silva Pereira

3 comentários:

  1. É lamentável a situação atual da nossa geração...Quão prazeroso é ser a diferença e sal. Onde está aquele povo que busca, se arrepende e O adora?! Triste ver a igreja se levando por filosofias do pós-mordenismo.

    ResponderExcluir
  2. Texto excelente, estamos vivendo um tempo de igrejas cheias, mas corações vazios onde as pessoas se perdem por não se aprofundar na palavra, por não se envolver com o que realmente é verdadeiro. A busca por prazeres momentâneos fecha o entendimento para o que realmente é eterno, ah quão distantes estamos do verdadeiro evangelho que o Senhor tenha misericórdia de nossas vidas!

    ResponderExcluir
  3. A geração que Deus quer usar está pensando como o autor deste texto. Não somos merecedores, mas desejamos prosseguir no conhecimento do Altíssimo, para a glória do nome dele. Oremos pelos ignorantes e compartilhemos a verdade com eles!!!

    ResponderExcluir