segunda-feira, outubro 31, 2016

O Grito da Reforma!!!


Resultado de imagem para 5 solas

O mundo estava em transformação! As mudanças de paradigmas eram constantes! Essas mudanças ocorriam em todos os segmentos da sociedade, e como não poderia deixar de acontecer, a igreja medieval (romana) sofreu uma grande e incontestável influência dessas mudanças.
A igreja se portava imensamente arrogante do alto de toda a sua pomposidade. Sua ganância desmedida infligia ao povo altas taxas cobradas sob as desculpas de que o povo poderia comprar o perdão dos pecados e até abreviar o tamanho da punição divina que lhe seria imputada por Deus.
Em meio a tudo isso, a todos esses descalabros, um pequeno monge alemão, a saber, Martinho Lutero, se posicionou contrário a esses absurdos. Fico a imaginar duas situações na vida deste grande homem de Deus, uma é real e a outra uma hipótese da mente deste pecador metido a escritor; a) o momento em que este homem subia de joelhos os degraus da catedral de Roma, e sentiu em seu coração ressoarem as palavras contidas na carta de Paulo aos romanos “o meu justo viverá por fé”, e b) e outro texto também da carta aos romanos martelando na mente e fazendo se encher de convicção o coração de Lutero com sua inquestionável verdade enquanto este redigia as suas 95 teses o texto em questão era “não se amoldem ao padrão desse mundo, mas transformem-se pela renovação da vossa mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.1-2).
Será que a situação atual da maioria das igrejas hoje, não é similar a da igreja medieval (romana)? Naquela época o papa se colocava como infalível e plenamente santo. Hoje a figura papal continua igual, mas no que tange a igreja protestante, uma gama de “pastores” se colocam acima do bem e do mal e pousam como se fossem “senhores” e “donos” da igreja. Tais bufões se assemelham a figura papal no que concerne aos mandos e desmandos, e também na exploração da fé do povo. Usando de uma interpretação deturpada das Santas Letras tais líderes acham bases para darem ocasião a uma enormidade de absurdos em nome de uma fé torta, oriunda de uma pregação errônea e manipuladora proveniente de homens descompromissados com as verdades sagradas das Escrituras. Esses homens, muitos deles midiáticos pousam como santos, mas não passam de inescrupulosos e gananciosos que se aproveitam da cegueira do povo para encherem seus bolsos e assim engordarem suas contas bancárias.
O que mais me espanta é o fato de que a cada dia que passa mais e mais pessoas se rendem ao evangelho que esses homens pregam. O Sola Scriptura, um dos famosos cinco solas da Reforma Protestante, caiu totalmente em desuso. O povo não examina mais o Santo Livro para comprovar se o que estão ouvindo está realmente com as verdades de Deus reveladas nas Escrituras. Os bereianos ouvindo Paulo (vejam bem era Paulo que estava pregando), mas examinavam as Escrituras para comprovar se o que o apóstolo falava estava de acordo com as Escrituras. Vejamos o que Lucas registra sobre os bereianos: “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (At 17.11). O povo hoje engole qualquer coisa. Alimentam-se de comida de má qualidade e bebem de cisternas rotas: “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas” (Jeremias 2:13). Contudo, Deus em sua graça ainda preserva um remanescente que lhe é fiel. Ainda há 7000 que não se dobraram diante de baal e que ainda pregam e vivem o verdadeiro evangelho da graça de Cristo.
É nítido que precisamos de uma reforma! A fé protestante necessita de uma profunda renovação, e por renovação devemos entender o seguinte: precisamos mais do que nunca voltar às Escrituras. Precisamos resgatar os princípios da reforma protestante que assolaram o mundo a partir de 1517, a saber, os cinco solas: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus e Soli Deo Gloria! Precisamos orar incessantemente a Deus por avivamento! Avivamento que nos leve rendido aos pés de Cristo, o Rei dos Reis! Essa é a renovação na fé que precisamos.
Não podemos aceitar a atual situação da fé cristã! Por conta de uma raça de víboras o evangelho da graça e a fé cristã se tornaram meros objetos e meios para se arrancar dinheiro e bens de uma grande parte dos fiéis. Não podemos esperar que Deus ressuscite a Lutero ou quaisquer outros reformadores para que estes promulguem uma nova reforma.  Somos nós que temos que levar adiante o legado deixado pelos reformadores. 
O grito da reforma precisa ser ouvido novamente em nosso país e também no mundo. Nas palavras do reverendo Augustus Nicodemus: “O grito da Reforma precisa ser ouvido no nosso país! Onde seitas que se dizem evangélicas, negociam e comercializam a salvação. É pela graça, não por obras, não por mérito, não é por nada que nós fazemos!”

Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria!!!
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

"Ecclesia reformata et semper reformanda est" (A igreja reformada está sempre se reformando)


Joel da Silva Pereira

3 comentários:

  1. Texto extraordinario e muito edificante.
    Que Deus seja sempre sua inspiração!

    ResponderExcluir
  2. Que grandes verdades ditas nesse texto, faz tempo que não leio algo assim, onde o autor conversa tão claramente com o leitor , parabéns pelo blog, Deus te abençoe sempre, e que sejamos capazes de sentir o desejo de mudança , que inflame em nosso coração o desejo de continuar essa reforma que foi iniciada por Lutero mas que deve ser praticada todos os dias em nossas vidas e na vida da igreja brasileira , que Deus tenha misericórdia de todos nós.

    ResponderExcluir
  3. Pelo texto e pelas citações vemos como a batalha pela fé continua chamando os crentes para o bom combate. São muitos desafios, porém o Senhor da igreja a protegerá dos lobos. Somos desafiados a deixar-nos ser edificados pela Palavra e por ela edificar os nossos irmãos.

    Lutero venceu com a oração, o bom testemunho e a graça soberana do alto. Nós cremos no mesmo Deus que operou reformas em sua casa e que hoje zela pelo templo feito não por mãos humanas.

    Que o amor nos encoraje a prosseguir nesse chamado à santificação. Vivamos para a glória do nosso Pai, e com alegria dependamos de sua vontade. Reina sobre nós e perdoa os nossos pecados, Senhor, como nos ensinaste.

    ResponderExcluir