O historiador Mark Noll acerca de Jonathan Edwards: “A piedade de Edwards continuou na tradição avivalista, a sua teologia continuou no calvinismo acadêmico, mas não há sucessores para a sua cosmovisão centrada em Deus ou sua filosofia profundamente teológica.” Novamente tenciono falar sobre Ortodoxia e Piedade. Sei que é um assunto muito debatido e estudado. Só que sempre há uma coisa sobre o que falar a respeito.
Vivemos no meio de um
extremismo exacerbado, onde assistimos o embate de duas forças antagônicas.
Embate esse que presta um desserviço ao evangelho. O embate do super
intelectualidade contra a super espiritualidade.
Incontáveis vezes escutamos
o mau uso do verso: “a letra mata, mas o espirito vivifica!” Os advogados da
super espiritualidade usam esse verso fora de seu contexto pra defenderem a
tese de que não se precisa estudar ou se aprofundar na teologia, pois basta que
sejam cheios do Espírito Santo e pronto.
Os advogados da super
intelectualidade defendem que a fé é racional usam o texto de romanos 12.1-2
(que fala acerca de andarmos na contramão do mundo e do culto racional) também
de maneira equivocada e defendem que podemos buscar a Deus somente pelo nosso
intelecto.
Nos dois grupos, a Terceira
Pessoa da Trindade, o Espirito Santo tem sido fortemente ofendido. Um grupo
enfatiza demais as manifestações do Espirito Santo e chegam a atribuir a Ele as
mais absurdas bizarrices, e chegam à presunção de afirmar que nem faz tais
coisas não é uma pessoa espiritual. Já o outro grupo advoga que as manifestações
sobrenaturais do Espírito Santo não são mais necessárias para a igreja
hodierna, e que os dons (charismatas) do Espírito Santo listado em I Corintios
12 não mais tem lugar hoje na igreja moderna.
O extremismo é nítido. Além
disso, é um extremismo perigoso em todos os sentidos. Se de um lado temos um
grupo com todas as suas manifestações e devaneios em nome de uma super
espiritualidade que não encontra bases nas Escrituras, do outro lado temos o
grupo que defende uma super intelectualidade seca e sem vida onde apenas a
teologia pela teologia é evidenciada. Nos dois grupos o Espírito Santo ao que
parece perdeu seu espaço. Um grupo o superestima e o outro o subestima. E quem
perde com isso é o evangelho e o reino de Deus.
Não há como separar
Ortodoxia de Piedade, porém, em nossos dias em nome de defender o seu ponto de
vista, o homem conseguiu separar as duas partes do todo. Um cristianismo
equilibrado é aquele onde a fé se une com a razão para nos indicar que o único caminho é Jesus
Cristo. Um cristianismo onde a ortodoxia bíblica é alicerçada sobre a égide de
uma também espiritualidade bíblica. Em outras num cristianismo equilibrado
existe espaço para a intelectualidade e para a espiritualidade, só que nesse
espaço ambas coexistem e dão firmeza e fé aos cristãos para que possam viver
para a glória de Deus.
A banalização das
manifestações do Espírito Santo de um lado, e a racionalização extremista
baseada numa intelectualidade armaram o placo para um embate terrível e que
prejudica a fé e enlameia o santo evangelho da graça de Cristo.
John Piper diz em seu livro
Pense: “Teologia e Piedade acharam em Edwards uma união que desapareceu ou que
é muito rara.”
Os homens pararam de olhar
para Deus e com isso se fecham em si mesmos e em suas convicções e isso vemos
aos montes dos dois lados que aqui estamos enfocando. Os super intelectuais se
fecham em conceitos humanos e se acham os donos da verdade, por outro lado os
super espirituais se acham santos por serem mais conectados com o céu por assim
dizer.
Isso é algo nocivo ao
evangelho e enquanto essa queda de braço continuar o Reino de Deus sempre será
o perdedor porque tais homens em ambos os lados se colocam como donos da
verdade e com isso aprisionam as pessoas em seus sistemas teológicos e as
escravizam e as tornam submissas e bitoladas, e também tem o fato de que essas
pessoas se deixam dominar por tais sistemas.
Precisamos da teologia
tanto quanto da piedade. Precisamos reencontrar o equilíbrio assim como
Jonathan Edwards encontrou e isso é urgente, porque assim como em 1517
precisamos de uma nova reforma.
Que Deus nos ajude e tenha
misericórdia de nós!!!
Soli Deo Gloria!!!
Joel da Silva Pereira
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