segunda-feira, outubro 09, 2017

Divisões:Ortodoxia versus Piedade!!!

Resultado de imagem para Reino Dividido
"...Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto..." (Mt 12.25)
O historiador Mark Noll acerca de Jonathan Edwards: “A piedade de Edwards continuou na tradição avivalista, a sua teologia continuou no calvinismo acadêmico, mas não há sucessores para a sua cosmovisão centrada em Deus ou sua filosofia profundamente teológica.” Novamente tenciono falar sobre Ortodoxia e Piedade. Sei que é um assunto muito debatido e estudado. Só que sempre há uma coisa sobre o que falar a respeito.
Vivemos no meio de um extremismo exacerbado, onde assistimos o embate de duas forças antagônicas. Embate esse que presta um desserviço ao evangelho. O embate do super intelectualidade contra a super espiritualidade.
Incontáveis vezes escutamos o mau uso do verso: “a letra mata, mas o espirito vivifica!” Os advogados da super espiritualidade usam esse verso fora de seu contexto pra defenderem a tese de que não se precisa estudar ou se aprofundar na teologia, pois basta que sejam cheios do Espírito Santo e pronto.
Os advogados da super intelectualidade defendem que a fé é racional usam o texto de romanos 12.1-2 (que fala acerca de andarmos na contramão do mundo e do culto racional) também de maneira equivocada e defendem que podemos buscar a Deus somente pelo nosso intelecto.
Nos dois grupos, a Terceira Pessoa da Trindade, o Espirito Santo tem sido fortemente ofendido. Um grupo enfatiza demais as manifestações do Espirito Santo e chegam a atribuir a Ele as mais absurdas bizarrices, e chegam à presunção de afirmar que nem faz tais coisas não é uma pessoa espiritual. Já o outro grupo advoga que as manifestações sobrenaturais do Espírito Santo não são mais necessárias para a igreja hodierna, e que os dons (charismatas) do Espírito Santo listado em I Corintios 12 não mais tem lugar hoje na igreja moderna.
O extremismo é nítido. Além disso, é um extremismo perigoso em todos os sentidos. Se de um lado temos um grupo com todas as suas manifestações e devaneios em nome de uma super espiritualidade que não encontra bases nas Escrituras, do outro lado temos o grupo que defende uma super intelectualidade seca e sem vida onde apenas a teologia pela teologia é evidenciada. Nos dois grupos o Espírito Santo ao que parece perdeu seu espaço. Um grupo o superestima e o outro o subestima. E quem perde com isso é o evangelho e o reino de Deus.
Não há como separar Ortodoxia de Piedade, porém, em nossos dias em nome de defender o seu ponto de vista, o homem conseguiu separar as duas partes do todo. Um cristianismo equilibrado é aquele onde a fé se une com a razão  para nos indicar que o único caminho é Jesus Cristo. Um cristianismo onde a ortodoxia bíblica é alicerçada sobre a égide de uma também espiritualidade bíblica. Em outras num cristianismo equilibrado existe espaço para a intelectualidade e para a espiritualidade, só que nesse espaço ambas coexistem e dão firmeza e fé aos cristãos para que possam viver para a glória de Deus.
A banalização das manifestações do Espírito Santo de um lado, e a racionalização extremista baseada numa intelectualidade armaram o placo para um embate terrível e que prejudica a fé e enlameia o santo evangelho da graça de Cristo.  
John Piper diz em seu livro Pense: “Teologia e Piedade acharam em Edwards uma união que desapareceu ou que é muito rara.”
Os homens pararam de olhar para Deus e com isso se fecham em si mesmos e em suas convicções e isso vemos aos montes dos dois lados que aqui estamos enfocando. Os super intelectuais se fecham em conceitos humanos e se acham os donos da verdade, por outro lado os super espirituais se acham santos por serem mais conectados com o céu por assim dizer.
Isso é algo nocivo ao evangelho e enquanto essa queda de braço continuar o Reino de Deus sempre será o perdedor porque tais homens em ambos os lados se colocam como donos da verdade e com isso aprisionam as pessoas em seus sistemas teológicos e as escravizam e as tornam submissas e bitoladas, e também tem o fato de que essas pessoas se deixam dominar por tais sistemas.
Precisamos da teologia tanto quanto da piedade. Precisamos reencontrar o equilíbrio assim como Jonathan Edwards encontrou e isso é urgente, porque assim como em 1517 precisamos de uma nova reforma.

Que Deus nos ajude e tenha misericórdia de nós!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário