sexta-feira, maio 25, 2018

Falta-nos Humildade!!!


Resultado de imagem para servos humildes
“Portanto, humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus...” (I Pe 5.6 a)
Há uma música do Grupo Rebanhão, que data de 1990, que traz as seguintes palavras em sua letra: “aonde está a honra dos orgulhosos/ a sabedoria mora com gente humilde”. Essas palavras ecoam na minha mente num momento bem peculiar, onde ao que parece falta humildade à maioria dos mestres, líderes e pastores e os tais são sábios aos seus próprios olhos.
A arrogância, a prepotência, o orgulho e a soberba teológica estão cada vez mais impregnados nas mentes e nos corações daqueles que deveriam ter em mente um único desejo, a saber, ser igual ao Seu Senhor (Mt 10.24-25 a). Ao que parece se parecer com Cristo deixou de ser importante. Hoje se busca conhecimento não para crescer na graça, mas para SER mais! Busca-se conhecimento não para ser um servo melhor, mas para SER algo a mais! Busca-se conhecimento, não para se parecer com o Senhor, mas SER mais e melhor que os demais!
Buscar conhecimento não é errado, porém pelo que podemos observar em nossos dias há uma busca desenfreada pelo conhecimento apenas para se alcançar o reconhecimento dos homens, porque é muito mais válido ter a aprovação dos homens do que está de acordo com os parâmetros divinos estabelecidos nas Sagradas Letras.
O texto da primeira epístola de Pedro que citamos no inicio do texto nos serve de alerta e ainda mais nos serve como um meio de segurança, pois ele nos revela que há um Deus Soberano a quem devemos ser submissos. 
Vemos e ouvimos discursos e mais discursos teológicos em nossos púlpitos (isso quando vemos um pouco de teologia), porém são apenas palavras lançadas ao vento, ainda que sejam verdades, infelizmente são verdades vazias.  É-nos necessário sim o conhecimento teológico, mas sem a humildade, e sem está alicerçado na Palavra de Deus e nem em submissão à boa, agradável e perfeita vontade de Deus, esse conhecimento será meramente humano e ao ser oralizado em nossos púlpitos, usando as palavras de Richard Owen Roberts, em seu livro Avivamento, será “cabeça pregando pra cabeça”. Nem todos na congregação tem a mesma capacidade intelectual. Precisamos entender e ser sensíveis ao fato que nossas igrejas são formadas por uma gama diferentes de pessoas e cada uma delas pensa de maneira diferente da nossa, por isso ainda segundo o mesmo autor a pregação mais eficaz é “de alma para alma”. Pregação de alma para alma só é possível quando o pregador é intimo de Deus e quando ele reconhece que o seu conhecimento vem de Deus bem como ensina Tiago 1.17 “todo dom perfeito e toda boa dádiva vem do alto, do Pai das Luzes”.
Somos uma geração influenciada e marcada pela canção do momento, pelo grupo de louvor da mídia, pelo pregador “daora”, mas o que vemos são canções que não exaltam a Deus e nem são bíblicas em suas letras. Canções antropocêntricas! As pregações são vazias e sem sã doutrina, em alguns casos vemos pregadores fazendo chacota com o santo evangelho da graça de Cristo com a desculpa de que os dias são tensos demais e que se faz necessário de um pouco de descontração. Não se faz piada com o evangelho. Nas palavras de Steven Lawson: “o púlpito não é o lugar de comediantes. O Céu e o Inferno não são piada!”
Deus, infelizmente, ao que parece deixou de ser soberano para a geração atual, pois o “deus” do momento é outro, a saber, o SER. Todos buscam SER alguma coisa ou alguém  reconhecido pelos  homens e isso se torna cada vez mais evidente pois não vemos uma busca sincera e humilde por Deus. Não se busca mais a Deus pelo que Ele É, mas apenas pelo que se pode obter por servi-Lo. Não se busca mais a Deus com sinceridade!
Jesus é o nosso maior e melhor exemplo de humildade. Eis o que Paulo nos fala acerca da humildade de Cristo: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (Fp 2.511)
Cristo é a personificação da humildade. Precisamos olhar para Ele mais do que nunca, porque se Cristo sendo Deus se humilhou sob a potente mão de Deus e sob a vontade soberana Dele como podemos observar em sua oração no Getsêmani (Mt 26.36-42).

Que Deus nos ajude e tenha misericórdia de nos!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira



3 comentários:

  1. Ótima reflexão!Que haja sinceridade ao buscarmos a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Passei um bom tempo pensando nessa pregação de alma para alma... Quanto vazio me preencheu quando me alimentei de enganosas iguarias! Só sinto maior minha indignidade diante do Senhor e sua excelsa glória. Tenho muito a ser mudado ainda, e cada dia parece aumentar a diferença do padrão majestoso de Cristo. Agora que não dependo mais de mim, sinto grande alívio nessa sublime graça. Louvado seja o seu nome santo, amém.

    ResponderExcluir
  3. Ótima interpretação do texto, parece que Pedro estava lembrando das dores que Cristo sofria enquanto escrevia essa carta, conteúdo muito profundo e que precisa ser aplicado na vida cristã.

    ResponderExcluir