quinta-feira, setembro 13, 2018

Resgatando a Piedade!!!


Resultado de imagem para vida piedosa
“A piedade para tudo é proveitosa” (I Tm 4.8)
No capítulo 4 de I Timóteo, Paulo ordena: “Exercita-te a ti mesmo na piedade”. E ele continua: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa”. Qual a razão de ser dessa ordem? Paulo está fazendo recomendações a Timóteo a fim de que ele seja um “bom ministro de Cristo Jesus” (vs 6). 
Quando falamos em piedade, logo vem a nossa mente a ideia de comiseração, compaixão, dó, pena. Mas essa não é a piedade cristã. O grande reformador João Calvino deu bastante ênfase sobre a piedade em seus escritos. Ele definiu da seguinte forma: “A verdadeira piedade consiste em um sentimento sincero que ama a Deus como Pai, ao mesmo tempo em que o teme e o reverencia como Senhor, aceita a sua justiça e teme ofendê-lo mais do que teme a morte”. Comentando esse assunto, Joel Beeke escreveu: “Para Calvino, piedade designa uma atitude própria para com Deus e obediência a Ele. Emanando do conhecimento de quem Deus é (teologia), a piedade inclui adoração sincera, fé salvadora, temor filial, submissão e amor reverente.” Para os puritanos, que redigiram a Confissão de Fé de Westminster bem como o Breve Catecismo de Westminster, o fim principal do homem é glorificar a Deus, esse é o alvo da piedade, e nós o glorificamos cumprindo a sua própria vontade revelada nas Escrituras.
Para o desenvolvimento de uma espiritualidade sadia se faz mais do que necessário cultivarmos uma vida de piedade.  Pelo texto de Paulo a Timóteo podemos entender claramente que a piedade é um exercício.  Da mesma maneira que temos que buscar santificação, sem a qual ninguém verá a Deus, temos que de igual modo cultivar uma vida piedosa na qual o alvo seja tão somente a Glória de Deus. Para essa busca de uma vida piedosa temos que lançar mão dos meios da graça, a saber: (a) oração: se olhamos para as Escrituras veremos que o próprio Cristo cultivava uma vida de oração. Por meio da oração somos levados a nos submetermos totalmente à vontade de Deus, expressando nossa total dependência à Ele, lançado sobre si todas as nossas ansiedades e confiando que ele tem o melhor para seus filhos e que podemos descansar n’Ele. Paulo exorta aos tessalonicenses acerca da necessidade e da importância da oração: “Orai sem cessar” (I Ts 5.17). (b) leitura bíblica: através das santas letras e de sua obediência, discernimos qual a vontade de Deus e o que Ele requer de nós. Calvino disse que a Escritura é Deus falando conosco como um pai fala com seus filhos. Paulo também falando ao seu amado filho Timóteo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste, e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (II Tm 3.14-17). (c) comunhão dos santos: Joel Beeke diz, que o progresso na piedade não é possível sem a igreja, pois ela [a piedade] é nutrida pela comunhão dos santos. Calvino fala que, sob a liderança de Cristo, os crentes amam e cuidam uns dos outros, apegando-se na distribuição mútua dos dons. Todas essas, além de outras, são formas do cristão progredir em piedade. No final do versículo oito Paulo explica porque a piedade para tudo é benéfica: “pois tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser”.  
Precisamos resgatar mais do que urgentemente o cultivo de uma vida de piedade. Precisamos persegui-la como sendo um dos mais importantes alvos das nossas vidas, sabendo que ela para tudo é proveitosa. Assim, Paulo instrui seu amado filho a ensinar o povo, porque assim, ele seria um bom ministro do evangelho. Dessa maneira, nós nos tornaremos testemunhas de Cristo, anunciando a sua glória. Que o principio da reforma protestante do século XVI, o Soli Deo Gloria, seja não apenas um princípio, mas um desejo em nossos corações. Que sejamos, realmente, jovens piedosos.
Se quisermos desenvolver uma espiritualidade saudável e pautada pelas Escrituras precisamos cultivar uma vida de piedade. Ainda sobre o texto Paulo a Timóteo, o reformador francês, João Calvino diz: “Você fará algo de grande valor se, com todo o seu zelo e habilidade, se dedicar unicamente à piedade. A piedade é o começo, o meio e o fim do viver cristão. Onde ela é completa, não há falta de nada… O que precisamos entender é que devemos cultivar exclusivamente uma vida piedosa, pois, uma vez que a tenhamos atingido, Deus não exige de nós qualquer outra coisa”.

Que Deus nos ajude e tenha misericórdia de nós!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

2 comentários:

  1. Texto leve, que trata com simplicidade daquilo no que mais deveríamos nos empenhar. Ajuda-nos, ó Pai, a agradar mais a Ti, e menos ao homem.

    ResponderExcluir
  2. Me enche de alegria e orgulho esse meu amigo! Deus tem te usado grandemente e meu desejo é que Ele continue a falar através da sua vida. Você é canal de bênçãos na vida de muitos por causa da piedade que cultivas.
    Continuemos dando a Deus toda Glória! Louvado seja o nome dEle eternamente!

    ResponderExcluir