“A piedade
para tudo é proveitosa” (I Tm 4.8)
No capítulo 4 de I Timóteo, Paulo ordena: “Exercita-te a ti mesmo na
piedade”. E ele continua: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas
a piedade para tudo é proveitosa”. Qual a razão de ser dessa ordem? Paulo está
fazendo recomendações a Timóteo a fim de que ele seja um “bom ministro de
Cristo Jesus” (vs 6).
Quando falamos em piedade, logo vem a nossa mente a ideia de
comiseração, compaixão, dó, pena. Mas essa não é a piedade cristã. O grande
reformador João Calvino deu bastante ênfase sobre a piedade em seus escritos.
Ele definiu da seguinte forma: “A verdadeira piedade consiste em um sentimento
sincero que ama a Deus como Pai, ao mesmo tempo em que o teme e o reverencia como
Senhor, aceita a sua justiça e teme ofendê-lo mais do que teme a morte”.
Comentando esse assunto, Joel Beeke escreveu: “Para Calvino, piedade designa
uma atitude própria para com Deus e obediência a Ele. Emanando do conhecimento
de quem Deus é (teologia), a piedade inclui adoração sincera, fé salvadora,
temor filial, submissão e amor reverente.” Para os puritanos, que redigiram a
Confissão de Fé de Westminster bem como o Breve Catecismo de Westminster, o fim
principal do homem é glorificar a Deus, esse é o alvo da piedade, e nós o
glorificamos cumprindo a sua própria vontade revelada nas Escrituras.
Para o desenvolvimento de uma espiritualidade
sadia se faz mais do que necessário cultivarmos uma vida de piedade. Pelo texto de Paulo a Timóteo podemos entender
claramente que a piedade é um exercício.
Da mesma maneira que temos que buscar santificação, sem a qual ninguém
verá a Deus, temos que de igual modo cultivar uma vida piedosa na qual o alvo
seja tão somente a Glória de Deus. Para essa busca de uma vida piedosa temos
que lançar mão dos meios da graça, a saber: (a) oração:
se olhamos para as Escrituras veremos que o próprio Cristo cultivava uma vida
de oração. Por meio da oração somos levados a nos submetermos totalmente à
vontade de Deus, expressando nossa total dependência à Ele, lançado sobre si
todas as nossas ansiedades e confiando que ele tem o melhor para seus filhos e
que podemos descansar n’Ele. Paulo exorta aos tessalonicenses acerca da
necessidade e da importância da oração: “Orai sem cessar” (I Ts 5.17).
(b) leitura
bíblica: através das santas letras e de sua obediência,
discernimos qual a vontade de Deus e o que Ele requer de nós. Calvino disse que
a Escritura é Deus falando conosco como um pai fala com seus filhos. Paulo
também falando ao seu amado filho Timóteo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de
que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste, e que, desde a infância,
sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em
Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para
a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem
de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (II Tm
3.14-17). (c) comunhão dos santos: Joel Beeke diz, que o
progresso na piedade não é possível sem a igreja, pois ela [a piedade] é
nutrida pela comunhão dos santos. Calvino fala que, sob a liderança de Cristo,
os crentes amam e cuidam uns dos outros, apegando-se na distribuição mútua dos
dons. Todas essas, além de outras, são formas do cristão progredir em piedade.
No final do versículo oito Paulo explica porque a piedade para tudo é benéfica:
“pois tem a
promessa da vida que agora é e da que há de ser”.
Precisamos resgatar mais do que urgentemente o
cultivo de uma vida de piedade. Precisamos persegui-la como sendo um dos mais
importantes alvos das nossas vidas, sabendo que ela para tudo é proveitosa.
Assim, Paulo instrui seu amado filho a ensinar o povo, porque assim, ele seria
um bom ministro do evangelho. Dessa maneira, nós nos tornaremos testemunhas de
Cristo, anunciando a sua glória. Que o principio da reforma protestante do
século XVI, o Soli Deo Gloria, seja não apenas um princípio, mas um desejo em
nossos corações. Que sejamos, realmente, jovens piedosos.
Se quisermos desenvolver uma espiritualidade
saudável e pautada pelas Escrituras precisamos cultivar uma vida de piedade.
Ainda sobre o texto Paulo a Timóteo, o reformador francês, João Calvino diz:
“Você fará algo de grande valor se, com todo o seu zelo e habilidade, se
dedicar unicamente à piedade. A piedade é o começo, o meio e o fim do viver
cristão. Onde ela é completa, não há falta de nada… O que precisamos entender é
que devemos cultivar exclusivamente uma vida piedosa, pois, uma vez que a tenhamos
atingido, Deus não exige de nós qualquer outra coisa”.
Que Deus nos ajude e tenha misericórdia de nós!!!
Soli Deo Gloria!!!
Joel da Silva Pereira
Texto leve, que trata com simplicidade daquilo no que mais deveríamos nos empenhar. Ajuda-nos, ó Pai, a agradar mais a Ti, e menos ao homem.
ResponderExcluirMe enche de alegria e orgulho esse meu amigo! Deus tem te usado grandemente e meu desejo é que Ele continue a falar através da sua vida. Você é canal de bênçãos na vida de muitos por causa da piedade que cultivas.
ResponderExcluirContinuemos dando a Deus toda Glória! Louvado seja o nome dEle eternamente!