domingo, julho 29, 2012

SER ou TER?Eis a Questão!!!


A pregação triunfalista se alastrou de forma avassaladora e vem deturpando cada vez mais o verdadeiro evangelho da graça de Cristo. Ela tomou conta de uma grande parte dos púlpitos modernos e trouxe de volta consigo uma verdadeira praga para o cristianismo, a saber, o antropocentrismo. O homem, agora, tornou-se o centro do evangelho que é pregado nas igrejas hoje e Deus é visto apenas como um mero despenseiro da vontade vil e egoísta do homem. E com isso surgem vários tipos  de bizarrices, tais como: em algumas orações o homem coloca Deus contra a parede e o obriga a realizar a sua vontade, ou seja, o homem se torna soberano e Deus um mero servo de sua perversa vontade; a vontade do homem é sim perversa.
O que mais me espanta é que “os cristãos” acham isso normal e encaram como se fosse algo bíblico, uma vez que alguns grupos que se dizem cristãos cantam músicas que apoiam essa deturpação clara do evangelho e dessa forma essa doença se alastra e toma conta da igreja moderna gerando uma séria crise na vida da igreja. Uma crise entre o SER e o TER.
 A pregação triunfalista ensina que o homem tem direito a TER tudo o que ele deseja, pois a Bíblia assim ensina e o grupo tal também canta canções que dizem isso também.
Hoje, o cristão só é abençoado se tiver uma vida na qual desfrute de uma situação financeira que lhe conceda um bom status social e que possa ser invejado pelos demais.  Não sou contra a prosperidade na vida desde que ela venha do fruto do trabalho do homem e que Deus seja glorificado por meio dela, mas fazer dela o parâmetro de uma vida abençoada isso é antibíblico e sou totalmente contra, pois isto é servir a Mamom e não a Deus.
 O cristão é levado e ensinado a TER e quanto mais ele tem mais se convence de que não tem o bastante e assim ele prossegue numa busca insaciável por TER e por essa causa ele se aproxima de Deus exigindo que suas orações egoístas sejam respondidas imediatamente, pois se não responder Deus não é Deus e é um mentiroso, pois disse em sua palavra que bastava pedir em seu Nome que a oração seria respondida.
Todavia, quando examino as Sagradas Escrituras me deparo com seguinte texto: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (I Co 10.31), que me ensina que tudo o que tenho que fazer como cristão deve glorificar a Deus e isso inclui também as minhas orações.  Ao ler e estudar um texto como esse não posso crer que o parâmetro de uma vida abençoada seja o TER, mas sim o glorificar a Deus. “Os cristãos” estão se acostumando a celebrar e glorificar a bênção e estão se esquecendo, ou melhor, estão ignorando que “toda boa dádiva” procede do Pai das luzes e Ele sim deve ser celebrado, adorado e glorificado ao invés da bênção.
As Santas Letras nos ensinam que devemos SER cristãos que tomam sua cruz e que negam a si mesmos; SER aqueles que colocam a mão no arado e não olham para trás; SER santo como santo é nosso Deus; SER transformado pela renovação da nossa mente. Não encontro nenhuma passagem que me ensine que eu deva TER todas as minhas orações respondidas ou que me digam que Deus é obrigado a atender todas as minhas orações mesmo que sejam egoístas e vis.
Ao olhar para a história da cristandade, encontro os puritanos ingleses que procuravam viver suas vidas em plena harmonia com a Bíblia (não estou defendendo que eles eram perfeitos, uma vez que todos pecaram) e a única coisa que eles almejavam TER era “a mesma atitude que Jesus Cristo tinha” (Fp 2.5), algo que está muito longe de nós hoje.  Os grandes reformadores também tinham essa visão de que o SER era mais importante e agradava mais a Deus do que o TER, porém, os cristãos de hoje estão querendo mais agradar a si mesmos do que a Deus, e enquanto tiverem bitolados e entupidos pela má teologia propagada dos púlpitos e endossadas pelas canções de grupos que ensinam que TER é melhor que SER será difícil que venham a viver um evangelho autêntico e bíblico. 
Numa época em que a bênção é mais valorizada e celebrada do que o Deus que concede a bênção é um sinal para que fiquemos alertas e sejamos ainda mais vigilantes e sóbrios. Não podemos nos deixar corromper pela pregação triunfalista e sim nos atermos às bíblicas doutrinas da graça, a saber, a depravação total, a eleição incondicional, a expiação limitada, a graça irresistível e a perseverança dos santos. Tais doutrinas foram pregadas e ensinadas pelos grandes reformadores, a exemplo de Calvino e Knox, e que foram resgatadas por Whitefield, Spurgeon e Edwards. Além das santas doutrinas da graças devemos resgatar também os princípios bíblicos apregoados e defendidos veementemente durante a reforma protestante que, ficaram conhecidos como os cinco solas: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus e Soli Deo Gloria.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude no resgate das antigas e bíblicas doutrinas da graça e no resgate dos princípios da reforma protestante!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

5 comentários:

  1. Isso só demonstra, a realidade atual de uma igreja, que tem deixado de lado o precioso tesouro que tem em mãos que é a PALAVRA DE DEUS.já disse Lutero "O verdadeiro tesouro da igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus" isso basta, pena que muitos não entendam o que isso significa.Parabéns amigo, pelo tema, Deus continue te abençoando!bjus...

    ResponderExcluir
  2. o melhor nisso tudo é que não importa o quanto se peça e o quanto seja pregado, se não for a vontade de Deus não vai acontecer, por que Deus é soberano e pronto. Que Deus tenha misericórdia!

    Muito bom artigo!

    ResponderExcluir
  3. Que texto belo e reflexivo, Joel! Deus siga te inspirando e levante ainda mais homens de Deus com essa mesma intenção de pregar o verdadeiro Evangelho de Cristo e que tenhamos sempre 'fresco' na memória a doutrinas da graça,longe da pregação triunfalista! um abraço querido!

    ResponderExcluir
  4. Que graça e a paz esteja com você meu irmão,uma das coisas que muitos crente não lembra do versículo que esta lá em Mateus:“Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vós serão acrescentadas” (Mateus6:33),só querem saber de buscar as demais coisas e esquecem de buscar o senhor verdadeiramente,como diz na letra do louvor de Grupo logos.
    (o evangelho),Eu sinto verdadeiro espanto no meu coração,Em constatar que o evangelho já mudou.quem ontem era servo agora acha-se Senhor
    E diz a Deus como Ele tem que ser....
    o pastor Paulo Cesar muito sábio em suas letras. pois é como você diz meu amado em seu artigo A pregação triunfalista se alastrou de forma avassaladora e vem deturpando cada vez mais o verdadeiro evangelho da graça de Cristo.Vejo muitas pessoas que estão a espera de vitorias , então vivem aprisionadas a textos bíblicos que prometem em (Mateus:6-31-32 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: que havemos de vestir(Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.Viver o presente e ser grato pelo dia de hoje, traz Paz a alma. Viver no presente na convicção de que o futuro cabe a Deus e Deus é bom! é viver uma vida de gratidão.(Filipenses 4:6a) “Não andeis ansiosos por coisa alguma;que possamos esta mais atento o que DEUS que falar , sejamos verdadeiro servos do senhor JESUS, Que DEUS tenha misericórdia de nós, fica na paz até o próximo.

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bom!
    Nos isentiva a buscarmos e a transmitirmos o verdadeiro evangelho que tem sido ofuscado pelos falsos ensinamentos pregados na maioria das igrejas atuais, cabe a nós, como servos, a missão de propagar o verdadeiro evangelho da cruz de Cristo, pois nenhum bem que possamos conseguir aqui na terra é mais importante do que o morrer para Cristo.

    "Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas."
    2 Coríntios 4:18

    ResponderExcluir