sábado, agosto 03, 2013

Fracos!!!


Por que a igreja de hoje é tão fraca? Há inúmeras conversões e um aumento considerável do número de membros, contudo o impacto da igreja sobre a sociedade é irrisório! Ao que parece hoje está cada vez mais difícil distinguir os cristãos dos mundanos.
Uma das razões para a fraqueza da igreja é que ela deixou de pregar a Palavra de Deus tal como ela é, enfim a igreja está deixando de viver o cristianismo puro e simples. Prega-se e vive-se um evangelho embotado e torpe que não alimenta as almas e que nem de longe glorifica e honra o nome de Jesus. Como ter uma igreja forte se não há alimento suficientemente capaz de nutri-la e fortalecê-la? Trocando em miúdos, a igreja está fraca porque os seus púlpitos estão fracos! Onde está a verdade e a vida da afirmação de Paulo aos coríntios: “Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo como Senhor” (II Co 4.5) Uma igreja que não se submete mais ao senhorio de Cristo está longe de ser uma igreja forte, ou melhor, está longe de ser IGREJA!
Os cristãos de hoje, por conta de pregações humanistas e antropocêntricas, correm o risco de perder de vista o ponto central da mensagem do evangelho, e isso os torna cristãos fracos, mas essa fraqueza em nada se parece com a fraqueza do apóstolo Paulo que ouviu do Senhor que o poder Dele seria aperfeiçoado na fraqueza do apóstolo. Infelizmente com uma igreja fraca como a atual, as únicas coisas que podem ser aperfeiçoadas são o orgulho e o ego humano e, por conseguinte o pecado, ou seja, a igreja fraca de hoje tende a se depravar mais e mais e assim se distanciando mais e mais da cruz de Cristo.
Os cristãos de hoje que não reconhecem mais o senhorio de Cristo se acostumaram com pregações doente e distorcidas da Palavra de Deus a ponto de estarem na casa de Deus apenas por mera “condicionalidade” e não como o salmista que ansiava por  estar na casa de Deus. Citando o pastor John MacArthur Jr, consigo ver um dos motivos pela tamanha fraqueza da igreja, disse ele: “as boas novas deram lugar às más novas de uma fé fácil e traiçoeira, que não faz qualquer exigência moral para a vida dos pecadores”. Ser cristão hoje se tornou conveniência. Não é preciso tomar a cruz e nem negar a si mesmo, basta apenas levantar a mão e responder a um apelo meramente humano e carregado de massagens para os egos pecadores que emotivamente respondem a esses apelos. Nenhuma igreja se torna forte simplesmente massageando o ego do seu corpo de membros. Se nos debruçarmos para os relatos bíblicos concernentes a igreja primitiva vemos que não havia apelos e nem massagens de egos, tão somente existia um firme testemunho e uma fé inabalável na pessoa de Cristo. Cristo era o cabeça da igreja primitiva, mas hoje não vemos mais Cristo tendo a primazia longe disso, em muitas igreja Ele nem lugar mais tem nem nos templos e muito menos nos corações dos cristãos. Olhando os nossos dias vem a minha mente o legado dos morávios que tinham por lema: “Vicit Agnus Noster Eum Sequamur” (Venceu o Nosso Cordeiro, vamos segui-lo). Esse lema deveria arder em nossos corações com toda intensidade e vivacidade que havia em cada coração moraviano, só que a nossa realidade é bem diferente, vocês podem até argumentar que os nossos dias e nossa realidade são bem diferentes dos morávios, mas eu contra-argumento com o seguinte: “os dias e a realidade podem ser diferentes, mas o Deus que os morávios serviam é o mesmo que ousamos dizer que servimos”. Não estou dizendo que os morávios eram perfeitos, mas que eles são um exemplo daquilo que os cristãos de hoje não são: FORTES! Sua força vinha do Senhor Jesus e de sua rica e bendita Palavra. Mas a nossa força vem de homens falhos e corruptos. Somos uma geração fraca e doente.
Nossa fraqueza deriva da nossa falta de temor e reverência a Deus e a sua Palavra e isso cresce a cada dia e cada vez enfraquecemos mais. São vários os motivos que faz de nós uma geração fraca se fosse listá-lo aqui seria um livro e não um simples post .
“O que diriam os mestres reformadores que lutaram para edificar uma igreja robusta e forte para Cristo se pudessem contemplar a igreja hoje?”   
 “Qual seria a reação deles ao ver que o legado pelo qual eles deram suas vidas tem sido negligenciado de maneira tão escabrosa e vil?”

Sim, somos uma geração fraca e corrupta! Mas, eu me pergunto: “Será que vamos aceitar simplesmente o fato de que somos fracos e nada faremos para mudar esse quadro terrível?”

Deus é o único capaz de mudar essa situação. Só Ele é poderoso para fazer mais do que pedimos ou pensamos. Ele pode nos levantar do monturo e do pó e nos fazer renovar as forças e nos fazer voar com asas de águia.

Desperta Igreja!!!

Soli Deo Gloria!!

Joel da Silva Pereira

2 comentários:

  1. Graças a Deus por mais esse chamado ao arrependimento.

    Verdade, Joel, a fraqueza da igreja consiste numa má alimentação espiritual, não baseada nos nutrientes da Palavra de Deus. Isto porque estão adicionando heresias à verdade e removendo o ensino reto do Senhor - por ser mais estreito para entrar e apertado para passar.

    Vemos isso nas músicas que são cantadas como louvores, antes da pregação. Também notamos no forte apelo financeiro e pela enfatização em bênçãos diversas, que não remetem à salvação e ao sofrimento cristão. Nega-se, não a si mesmo, mas à eficácia do poder de Deus. Porém, o Senhor conhece os seus e os preserva.

    O trabalho dos reformadores continuam com aqueles que têm zelo pela casa do Pai, que não querem ver uma comunidade estranha àquela que sempre foi a coluna e sustentáculo da verdade. Precisamos voltar ao primeiro amor - e que Deus nos ajude nessa empreitada, com seu amor e sua graça.

    A paz seja com todos os que amam a Cristo com sinceridade!

    ResponderExcluir
  2. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir