quinta-feira, agosto 13, 2015

Que Mensagem é Essa?



O príncipe dos puritanos, a saber, o pastor congregacional John Owen disse: “os escritores bíblicos não inventaram suas próprias palavras, de acordo com as coisas que haviam aprendido, mas apenas expressaram as palavras que receberam”.
Hoje se vê homens, a todo o momento, acrescentando coisas às Escrituras apenas com o intuito de justificarem suas opiniões e desvios doutrinários. E o fazem com tanta ênfase que enganam seus cegos seguidores e os convencem de que toda a verborragia que eles proclamam são as verdades contidas na inerrante Palavra de Deus.
Quando se observam os escritos do Santo Livro, descobre-se que os homens falaram da parte de Deus inspirados pelo Espírito Santo e nunca pela vontade humana (II Pedro 1.21), mas, hoje os homens distorcem a verdade para satisfazerem seus devaneios sem se importarem com as consequências dos seus atos. Eles, ao que parece, não ligam se estão indo contra a vontade de Deus, desde que alcancem seus objetivos tudo é válido.
Essa distorção da verdade tem causado estragos grandiosos no seio cristão. As mensagens egocêntricas que são pregadas hoje, alicerçadas unicamente nas necessidades humanas de conforto e prosperidade, têm encontrado espaço fácil em corações desesperados e assim muitos caem no engodo de tais homens.
Nunca estivemos vivenciando tão claramente uma verdade bíblica quanto nos dias atuais. Vivemos a confirmação do que o profeta Oséias falou acerca do povo de Deus que estava sendo destruído por falta de conhecimento (Oséias 4.6). O analfabetismo bíblico hoje é algo constrangedor. Os cristãos conhecem muitas coisas sobre muitos assuntos, mas acerca das verdades bíblicas são ignorantes. Sabem quase tudo da vida do irmão fulano, da irmã cicrana, mas nada sabem acerca do Deus vivo. Estão como os atenienses, dos tempos de Paulo, adorando a todo tipo de deus, menos ao Deus verdadeiro, pois este lhes é desconhecido.
Os pré-reformadores, reformadores, puritanos e muitos outros lutaram para que a igreja fosse reformada pelas Escrituras e que a sua verdade se submetesse. Eles labutaram incansavelmente por uma pregação genuína e autêntica da Bíblia, pois para eles as verdades de Deus eram inegociáveis, mas hoje a verdade do evangelho é barateada de uma forma horrenda e vil.
A verdade do evangelho hoje muita das vezes não é encontrada nos templos, pois a muito esses locais se tornaram covis de mercadores e deixaram de ser casa de oração (Mt 21.13). Igrejas que negociam as verdades do evangelho da graça surgem aos montes pelo planeta. Paulo em sua segunda epístola a Timóteo diz o seguinte: “Porque chegará o tempo que não suportarão a sã doutrina; mas desejando ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo seus próprios desejos” (II Tm 4.3). Esses dias chegaram, e a igreja, a noiva do Cordeiro que ainda se porta trajando vestes alvas, que luta por uma sã doutrina deve se levantar como descrita nas Escrituras com coluna e baluarte da verdade (I Tm 3.15). Em tempos tão obscuros, a igreja não pode se deixar enredar por ventos de doutrinas que nada tem de conteúdo bíblico. Pregações enaltecendo o homem, colocando Deus como um mero servo da vontade humana. Deus nessas pregações distorcidas é um ser totalmente dependente da vontade humana. Deus é tão desprovido de sua soberania nessas pregações deturpadas que, Ele só salva se o homem permitir. O homem é o centro do universo e pelo visto é soberano também.
Os homens perderam o temor por Deus e dessa forma com suas pregações vis e que denigrem o bom evangelho da graça de Cristo arrebanham inúmeros seguidores. São cegos guiando cegos para um abismo sem fim e sem Deus.
Algo ainda mais triste, em meio a esse horrendo quadro, é o fato de que muitas igrejas que outrora se diziam defensoras da verdade se deixaram enredar por essas “doutrinas” em troca de um crescimento numérico e alguns poucos dízimos gordos.
A maior e mais danosa dessas doutrinas é a teologia da prosperidade. Nas pregações dessa linha doutrinária, Deus é como o gênio da lâmpada mágica incumbido de atender aos desejos mais escabrosos e pecaminosos do “seu senhor”. E para acompanhar essas pregações distorcidas, o meio cristão foi invadido por canções totalmente impregnadas dessas doutrinas errôneas (falaremos mais sobre isso em um próximo artigo) e que massageiam o ego humano. As igrejas cantam essas canções como se fosse uma oferta santa e agradável a Deus, quando não são.
 Todavia, Deus em sua soberana graça e infinita misericórdia tem preservado um remanescente que ainda anunciam valorosamente as verdades do evangelho da graça de Cristo. Homens comprometidos com as verdades que dedicam suas vidas e ministérios a proclamar as verdades inegociáveis do evangelho da graça Cristo. Que Deus capacite mais e mais essas vozes que clamam no deserto. Deus traz aos corações dos cristãos verdadeiros a certeza que trouxe ao profeta Elias, há um remanescente que não se dobrou a Baal (as pregações e canções impregnadas de doutrinas deturpadas).

Que Deus abençoe e conceda graça a esse remanescente fiel.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira


2 comentários:

  1. Texto muito edificante e conciso. Precisamos nos humilhar diante do nosso Deus. Ele é o centro do culto cristão, assim como a árvore da vida estava no meio do jardim do Éden (Gn 2:9).

    Oremos pelos irmãos remanescentes e lutemos juntos pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos. Deus é soberano e tem um propósito mesmo nesses movimentos heréticos: misericórdia ou juízo.

    Se o evangelho estiver sendo pregado por porfia, graças a Deus. Quem não for contra nós, é por nós! Oremos também pelos duvidosos (Jd 20-25). Saudações reformadas e fraternas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir