terça-feira, abril 16, 2013

Cativeiro Moderno!!!


Ao olharmos para a história do povo escolhido de Deus, a saber, Israel, vemos que um dos fatos mais vergonhoso, porém marcante da sua trajetória foi o cativeiro babilônico. Nas palavras do pastor e professor R. C. Sproul, na Babilônia “o povo de Deus se viu diante da onerosa obrigação de entoar a canção do Senhor numa terra desconhecida e estrangeira. Eles foram forçados a pendurarem suas harpas nas árvores às margens do rio Eufrates”. Que situação delicada e humilhante para um povo que tinha sido escolhido pelo Deus vivo para fazer com que o seu nome fosse conhecido em toda a face da terra.
Todavia, durante os 70 anos sob o jugo babilônico, mesmo em meio a lutas e angústias sem iguais, Deus por sua graça e misericórdia levantou dois dos seus maiores profetas, Daniel e Ezequiel para exortar o povo e orientá-lo acerca dos oráculos divinos. Nesse mesmo período encontramos três gigantes da fé, Misael, Azarias e Hananias que por amor ao Deus Vivo enfrentaram a fúria e a loucura de Nabucodonosor e ainda assim não negaram sua fé no Deus vivo. Ao nos aprofundarmos no relato bíblico vemos que Daniel, Misael, Azarias e Hananias seguiram cabalmente uma exortação que o apóstolo Paulo faria séculos mais tarde: “não vos conformeis com este século...” (Rm 12.1-2). Isso nos ensina que independente das circunstâncias e adversidades que se levantarem em nossas vidas, mesmo até em meio ao mais absoluto deserto Deus sempre estará conosco e fará uso dos seus escolhidos para exortar, ensinar e servir de exemplos para que não venhamos a desfalecer em nossa caminhada e assim não nos deixarmos envolvermos por um mundo contrario a vontade Deus e hostil a sua rica e bendita palavra. Foi assim durante o cativeiro babilônico e é assim hoje e sempre será assim.
É lógico que não vivemos sob o jugo babilônico ou de quaisquer impérios dominantes. Contudo, diferente de Daniel, Ezequiel, Misael, Azarais e Hananias que não se deixaram conformar pela cultura estrangeira na qual estavam inseridos, hoje é muito mais cômodo, fácil, prático e agradável aos olhos humanos se conformar com uma cultura totalmente contrária e hostil ao evangelho da graça de Cristo.  Os cristãos estão mais propícios a se conformarem com o que o mundo lhes oferece do que lutar contra e assim hastear a bandeira do verdadeiro evangelho de Cristo. Hoje seria assaz benéfico se os nós a exemplos do profeta Isaías reconhecêssemos a nossa pecaminosidade e tal qual como o profeta bradássemos: “Ai de mim que sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios” (Is 6.5).
Nas palavras de R. C. Sproul, “a nossa era tem sido descrita como ‘pós-cristã’, na qual as igrejas se assemelham aos museus e a fé bíblica considerada um anacronismo (não de acordo com a moda)”. O nosso cativeiro é sociocultural. Estamos aprisionados em nós mesmos, presos em nossa própria arrogância desmedida. Estamos conformados com os ditames de um mundo inimigo de Deus e de sua rica e bendita palavra. Já não salgamos e nem iluminamos como deveríamos e como nos é ordenado nas Sagradas Escrituras (Mt 5.13-16). O que vemos é uma grotesca e terrível inversão de valores. O que é ortodoxo e bíblico faz parte do passado e é irrelevante, já o moderno e inovador que traz consigo toda sorte de novidades que não se adéquam ao padrão bíblico é sim abraçado porque foi provado que funciona e que dá certo, ou seja, o moderno torna a fé e o cristianismo em mero pragmatismo. Assim a igreja se vê cativa da vontade depravada de uma raça de pseudocrístãos que se deixam conformar por este século onde o sagrado se tornou hilário e inconveniente ao evangelho que é anunciado. Um evangelho cativo de uma teologia torpe e insana que insiste em privar Deus de sua majestosa glória e colocá-la na criatura caída e morta em delitos e pecados. Assim, o humanismo entra no meio cristão sem restrições e é esse o mais perfeito dos cativeiros, uma vez que aprisiona o homem em si mesmo. O humanismo é oposto a Deus e hostil ao evangelho da graça de Cristo.
O cativeiro do humanismo gera um imenso conflito dentro da tão já perturbada alma humana. Adaptar-se ou conformar-se aos padrões, costumes e visão de um mundo que jaz em trevas é uma das maiores perturbações que se pode experimentar. Nas palavras de R. C. Sproul “estar culturalmente ‘fora dela’ (visão de mundo atual) é frequentemente considerado o ponto mais deprimente de realização pessoal”.
Semelhantes a Israel, nós estamos cativos! Um cativeiro onde não há um império opressor com um líder louco e furioso a exemplo de Nabucodonosor, mas cativo de uma vontade torpe e imunda que se coloca sempre contra a vontade soberana de Deus. Essa vontade que nos cativa nos torna cada vez mais insensíveis à voz do Pastor de nossas almas. Faz-se mais do que necessário e urgente nos libertarmos desse cativeiro, mas na nossa força nada podemos fazer. Só Deus pelo Santo Espírito através da pregação genuína do seu santo evangelho. Só o Espírito Santo pode convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8), de igual modo e soberano agir pode despertar a igreja do Senhor para que ela enxergue o cativeiro no qual está preso e se conscientize de sua situação e ore a Deus para que os grilhões sejam quebrados e assim “a raça eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo de propriedade exclusiva de Deus” seja liberto desse terrível cativeiro ao qual a própria igreja trouxe para si ao se conformar com este século não buscando a transformação pela renovação de suas mentes.

Temos que admitir que estamos falhando em nossa vivência cristã!

Que Deus nos ajude, liberte-nos e assim tenha misericórdia de nós!!!

Soli Deo Gloria!!!

Joel da Silva Pereira

4 comentários:

  1. Joel, gracias hermano por este articulo. Es verdad que estamos atrapados en una carcel de nuestro propio pecado y de nuestro propio hacer.
    Muchas bendiciones hermanos!
    Gloria Hieser (de FB) :)

    ResponderExcluir
  2. o conformismo cega as pessoas, e não deixa que vejam a verdadeira natureza depravada e corrompida do homem.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu Amigo ! Muito bom, Que Deus continue te Abençoando!
    Eu amo ler seus textos (:

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz meu irmão, escutando um cd que ganhei um dos louvores (lamento de Israel), Fala da desobediência, de todos aqueles que se diz servir ao Senhor!Parte da letra desse louvor falada nossa ingratidão, (Ah! Jerusalém por que deixaste de adorar O Deus vivo que em tantas batalhas te ajudou?). E veio no meu pensamento os seus artigos que estou devedora em alguns,quando abro vejo o que Deus estava falando comigo....e vejo a fidelidade de DEUS para com os seus , que usa seu servo para abençoar outros, fui presenteada com esse maravilhoso artigo.
    Estamos presos no nosso próprio mundo envolto em nossos próprios interesses, da bíblia nos adverte a esse respeito. (Mat.6-25 )"Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?(Mat.6.33-34) Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
    Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas (col.3.1-2).
    É meu irmão muitos estão cativos, e vivendo uma crise de identidade, e vivendo como falsos crentes Pois, para o homem andar com Jesus, tem que despojar (despir) de todo o conhecimento humano e se revestir de um novo homem dirigido e guiado pelo Espírito Santo Que o senhor tenha misericórdia de nós!!! sua irmã em cristo joselma.

    ResponderExcluir